Dir en grey: Uma continuação mais leve de Dum Spiro Spero
Resenha - Arche - Dir en grey
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 12 de dezembro de 2014
Quem acompanha a trajetória dos japoneses do Dir en grey sabe que eles fogem de rótulos como o diabo foge da cruz. Não apenas porque sua música sempre foi extremamente particular, mas também porque eles nunca se contentaram com um estilo - foram pulando de galho em galho, sem nunca sair do universo do rock/metal.
A única coisa que pode ser dita sem sombra de dúvidas é que, em um gráfico tempo x peso, os álbuns da banda descrevem uma reta ascendente. Partindo de uma espécie de rock alternativo no álbum de estreia Gauze, a banda chegou ao metal mais extremo em Dum Spiro Spero, e parece ter encontrado um denominador comum aí.
Porque Arche, nono álbum de inéditas do Dir en grey, soa como uma continuação de Dum Spiro Spero. A passagem do oitavo para o nono álbum mostra-se uma das menos impactantes da inconstante discografia do quinteto. É verdade que Dum Spiro Spero é uma verdadeira obra prima do metal extremo, e este disco não chega ao mesmo nível. Mas está quase lá. Como o Dir en grey fez nos últimos dez anos, consegue-se aqui combinar vocais guturais escarrados com cantorios serenos, além de riffs agressivos e rápidos com solos melódicos. Só que o lado sereno está muito mais proeminente aqui.
Lembrando, é claro, que leveza não significa necessariamente positividade. Aquele clima pesado, tenso e sombrio da banda está mais vivo do que nunca aqui - talvez por influência de Immortalis, disco de estreia de sukekiyo, projeto solo do vocalista Kyo. Na verdade, é este clima geral que se sobressai, mais até do que o trabalho instrumental isolado dos integrantes.
Como o Helloween fez com 7 Sinners e Straight Out of Hell; como o Ayreon fez em Universal Migrator: The Dream Sequencer e Flight of the Migrator; e como o The Gentle Storm fará com The Diary; o Dir en grey parece ter lançado um álbum duplo com dois climas distintos. Dum Spiro Spero é o álbum pesado, agressivo, gutural. Arche é o álbum lento e melancólico.
Mas assim como seu antecessor tinha momentos mais leves, Arche também apresenta passagens mais agressivas, daquelas que gerarão rodas punk em shows. "Cause of Fickleness", "Midwife", "Behind a Vacant Image" e "The Inferno", por exemplo.
Arche parece até um álbum conceitual, tão nítida é a sua coesão. Não atinge a maturidade e a energia de seu antecessor, é verdade, mas a alta qualidade média está garantida. Agora, mais do que nunca, está difícil classificar o que é o Dir en grey. Mas desde quando isso é essencial? O que interessa é que o quinteto segue sendo um dos nomes mais relevante do metal japonês atualmente, e merecidamente.
Abaixo, o vídeo de "Sustain the Untruth":
Track-list:
1. "Un Deux"
2. "咀嚼" (Soshaku)
3. "鱗" (Uroko)
4. "Phenomenon"
5. "Cause of Fickleness"
6. "濤声" (Tousei)
7. "輪郭" (Rinkaku)
8. "Chain Repulsion"
9. "Midwife"
10. "禍夜想" (Magayasou)
11. "懐春" (Kaishun)
12. "Behind a Vacant Image"
13. "Sustain the Untruth"
14. "空谷の跫音" (Kukoku no Kyouon)
15. "The Inferno"
16. "Revelation of Mankind"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A decepção de Timo Tolkki ao lucrar só R$ 4,4 mil em campanha "pague o que quiser"
Como surgiu "Toca Raul!", que todo dia milhares de pessoas gritam em shows mundo afora
Bruce Dickinson tem a solução para o problema do Spotify, mas ele sabe que não vai rolar
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



