Refuse Here: Um álbum com muita informação, muitas referências
Resenha - Original Soundtrack for the Deafening Silence - Refuse Here
Por Marco Paim
Postado em 28 de outubro de 2014
Escrever sobre este álbum não vai ser muito fácil, é tanta diversidade de sons neste trabalho espalhadas em nada menos que 20 faixas, que variam de 0:33segs a 7:51min de duração, onde o multi-instrumentista Boll3t mostra quase todas as suas facetas, algumas até surpreendentes.
"Original Soundtrack for the Deafening Silence" tem em seu tronco principal o rock alternativo, mas ao longo do play encontramos desde do new metal ao eletrônico, às vezes com referências a o SOAD, outras vezes ao MUSE.
Já de cara, o que impressiona é o fato de o CD ter sido todo gravado por somente uma pessoa, o até então conhecido como baterista, Boll3t (Hecatombe). Ele fez todos os arranjos, cantou e gravou tudo, fato que pode ser comprovado no clipe da música "Centauros . Enola", onde ele toca com "vários outros" Boll3ts, confira abaixo.
E é ela o meu primeiro destaque, extremamente acessível a todos os ouvidos por ter um peso moderado e uma pitada mais pop, é a música acertada para um videoclipe. Já em "Leonis . Repeat After Me", Boll3t não aliviou o braço e mandou ver num som mais alternativo, com direito a vocais scream e drives. Alias, isso me surpreendeu bastante, conheço o cara a mais de uma década, e não tinha a menor ideia de que podia fazer todas essas coisas, e tão bem feitas por sinal, Boll3t possui uma voz muito boa, com ótimas variações de timbres que se encaixam perfeitamente em todos os temas do álbum.
O legal de "Regulus . on Hold", é a melancolia e a crueza do arranjo, com uma introdução ao violão captado de forma arcaica e verdadeira, lembrou momentos longínquos do PINK FLOYD, mas que logo evolui para algo moderno a medida que o resto dos instrumentos entram.
A pesada "Antares . Parasitando" tem influências mais hardcore e do rock britânico. Porém "Io . Deafening Silence", é a mais progressiva e longa do álbum, com muitas variações de andamentos e atmosferas, tem muitos momentos empolgantes e marcantes, o que a torna a melhor faixa na minha opinião.
"Taurus . Mia San Mia" também tem essa veia mais moderna, com referências a MUSE, ARCTIC MONKEYS e bandas do estilo, puxa para o chamado stoner rock e é bem interessante, com ótimas mudanças de ritmos.
Com disse antes, é um álbum com muita informação, muitas referências, difícil, ou talvez impossível rotular, deixando tudo "familiarmente original", por assim dizer. Com arranjos e produção impecáveis, é um trabalho para ser ouvido muitas vezes e com paciência. absorvendo todas as nuances e detalhes que o compositor quis passar. Algumas músicas, ou trechos musicais instrumentais talvez não precisassem estar aí, mas como o próprio Boll3t me falou recentemente "o negócio é compor, e quanto mais melhor... se eu fosse colocar tudo que escrevo, não teria espaço no disco", ou seja, as ideias fluem às pampas e pelo jeito teremos muito mais de REFUSE HERE em breve.
REFUSE HERE - "Original Soundtrack for the Deafening Silence" (2014)
tracklist:
01 Diligence
02 Sirius . Lies of the Beautiful People
03 Centaurus . Enola
04 Leonis . Repeat After Me
05 Betelgeuse
06 Vega Minor
07 Regulus . On Hold
08 Phoenix
09 The Pain of the Loss
10 Antares . Parasitando
11 Towerish
12 Io . Deafening Silence
13 Earth . Invisible Mode
14 Venus . Cabaret Beat
15 Antlia . NEA
16 Brightness . Cxs
17 Taurus . Mia San Mia
18 Bellatrix . Missing You
19 Brown Dwarf . Misery Inc.
20 Orion . Refuse Here
Line-up
Boll3t - voz, guitarra, baixo, piano e bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obra-primas
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Roger Waters relembra sua colaboração com David Gilmour no hit "Wish You Were Here"
O melhor álbum de estreia já lançado "de qualquer gênero musical", segundo Eric Clapton
"Não sabia que Freddie era gay", diz Brian May, guitarrista do Queen


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



