Torture Squad: Metalizando os anos de chumbo
Resenha - Esquadrão de Tortura - Torture Squad
Por Vitor Franceschini
Postado em 29 de setembro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não há dúvidas que a saída do vocalista Vitor Rodrigues (Voodoopriest) foi fortemente sentida pelo Torture Squad, mas principalmente pelos fãs. Afinal, Vitinho – como é carinhosamente chamado – é um baita vocalista e possui grande carisma. Porém, toda banda está sujeita a esse tipo de baixa e o Torture Squad superou isso de alguma forma.
Permanecendo como um power trio, o grupo decidiu seguir com o guitarrista André Evaristo nos vocais o que naturalmente fez com que sua sonoridade mudasse, mas mantendo a característica e pegada da banda. Isto é sentido principalmente no fato de a mescla de Thrash/Death Metal de outrora não se fazer presente, já que elementos do Metal da morte são praticamente nulos no álbum.
Torture Squad - Mais Novidades
"Esquadrão de Tortura" mostra um Torture Squad extremamente técnico e caminhando firmemente pelas trilhas do Thrash Metal. A sonoridade mostrada no trabalho lembra muito o de ícones atuais que voltaram aos holofotes nos últimos anos tal como Destruction, Exodus, porém com uma produção mais seca.
Outro fator diferenciado, é que a banda usou uma temática conceitual baseada nos ‘anos de chumbo’ da ditadura militar brasileira. O trio estudou muito os fatos, caprichou nas letras (incluindo aí informações precisas com textos no encarte), além de adaptar a sonoridade de cada canção conforme o tema.
Além de tudo, "Esquadrão de Tortura" é o álbum mais variado da banda, com elementos adicionados na medida certa aos arranjos e mostra uma banda extremamente segura e coesa. Tudo isso com uma produção de primeira linha a cargo da banda, Brendan Duffey e Adriano Daga, no Norcal Studios.
Mas sim, a falta de Vitor é sentida, mesmo com a sonoridade diferente dos trabalhos anteriores. Apesar do esforço, o timbre rasgado e agudo de André soa estranho e faz com que o ouvinte demore para se acostumar, soando monocórdio na maioria das vezes e chegando a cansar em certos momentos.
Porém, os pontos altos de "Esquadrão de Tortura" (que conta com a participação de João Gordo, Fernanda Lira, Sphaera Rock Orchestra e muito mais) são maioria massacrante e inclua a isso a bela arte da capa (por João Duarte), a embalagem em slipcase, pôster com as letras e tudo mais.
http://www.torturesquad.net/
https://www.facebook.com/torturesquad
Outras resenhas de Esquadrão de Tortura - Torture Squad
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Roger Glover não quer que Deep Purple faça show de despedida
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
O cover tão magnífico do Black Sabbath que até Tony Iommi cita nas redes sociais
A preocupação de John Lennon com Ringo Starr: "Não quero que termine pobre"
O melhor cantor de rock nacional anos 1980 segundo o prestigiado produtor Nelson Motta



10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
O cantor que impressionou Mayara Puertas no Rock in Rio por ser altão: "Tenho quase 1,70"
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O hit do Sepultura que elogiado trecho final foi sugerido por e-mail por cantora brasileira



