RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Doe Sangue ao Som do Rock

Centurias: Veteranos apresentam melhor forma desde a retomada

Resenha - Centurias (Abertura do Raven, Limeira, 23/03/14)

Por Willba Dissidente
Postado em 05 de abril de 2014

Quem foi ao Bar da Montanha no domingo em que a cidade de Limeira, interior de São Paulo, recebeu a lenda da New Wave of British Heavy Metal RAVEN ama o Heavy Metal Tradicional. Sim, pois quem preteriu ver os ingleses como abertura do METALLICA para assisti-los enquanto headliner é fissurado nos primórdios do Metal. Nesse contexto, o show da clássica banda brasileira CENTURIAS foi um grata surpresa, e não somente pelo som do grupo se encaixar perfeitamente nessa ceara do metal pesado; mas também por se tratar, na opinião de muitos que acompanham os paulistas há tempos, como a melhor apresentação de Cachorrão e cia desde o retorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formada em São Paulo em 1980, o CENTURIAS passou por diversas formações e momentos marcantes na carreira. Os clássicos discos lançados pela Baratos Afins, a dissolução no começo dos anos 1990 e a vola, à principio tímida, na década seguinte. Todos esses processos desembocaram no single "Rompendo o Silêncio", que marca a volta do grupo da fase "Ninja", que é o show que a banda promoveu na abertura do aguardado evento internacional no Bar da Montanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com excelente sistema de som e iluminação, além de toda a estrutura que nada deixa a dever aos badalados bares de Capital e espaço agradabilíssimo, o Bar da Montanha foi novamente o templo de êxtase dos Headbangers: tanto os que conheciam a banda, como os que foram pelo Thrash Metal do CIRCLE OF INFINITY ou pela quebradeira do RAVEN, foram arrebatados pelo peso e a competência do CENTURIAS. Por volta das 20:00, sem aviso prévio, a banda que estava passando o som há algum tempo, ataca a clássica "Guerra e Paz". Logo o público vem chegando, meio timidamente, à frente do palco. Após o solo da música, o carismático vocalista Cachorrão brinca "foi um prazer, Limeira, até a próxima". Imediatamente o público, que só fazia crescer, mostra descontentamento com tal informação, então o cantor explica "Não saiam dai que em 10 minutos estaremos de volta". Tratava-se do último sound-check.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dez minutos depois, sob iluminação baixa e gelo seco, sobe ao palco Will Dissidente, cerimonialista do Triumph Of Metal, festival realizado em Pouso Alegre, Minas Gerais, para apresentar ao público o CENTURIAS. Contando um pouco da trajetória da banda e conclamando todos os bangers para curtirem o show, "já que o CENTURIAS toca para quem ama o rock/metal e e sei que não há posers por aqui", o Bar da Montanha, já com sua lotação máxima para a noite, atende o chamado e se posta "em peso" em frente ao palco enquanto os músicos entram e são aplaudidos. A banda abre, oficialmente, a apresentação com "Guerra e Paz" e "Fortes Olhos", dobradinha do disco "Ninja", lançado em 1988 pela última encarnação da banda; que incluía os atuais Ricardo Ravache no baixo e Cachorrão nos vocais, além de muitas da músicas terem co-autoria de Roger Vilaplana, que atualmente é o guitarrista do grupo. Antes de soltar a mais nova "Sobreviver", composição do baterista Julio Príncipe, a banda indica que está sendo pintado um quadro em cima do palco. Por mais surreal que pareça, havia um autor retratando o Lemmy, na fase mais atual do MOTÖRHEAD! De fato, todo o Bar da Montanha é decorado com quadros do mesmo artista, que ilustram inúmeras personalidades do rock e alguns da MPB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O show segue com "Cidade Perdida", faixa de encarramento do "Ninja", que não é tocada normalmente. Nesta ocasião, ela foi dedicada ao headbanger Cláudio Soares, da banda HARPPAGO, fã confesso do CENTURIAS. Ao final da canção, o bem humorado Cachorrão, diz que está sendo xingando por alguém da platéia que não para de gritar "Animal", nome da canção do mesmo disco que seria levada bem para frente no espetáculo. Após as risadas gerais do pessoal, foi a vez de "Senhores da Razão", tema muito apreciado pelos presentes. Vale ressaltar que a presença de palco do CENTURIAS evoluiu consideravelmente desde que essa formação estreou em Julho de 2012. Não que faltasse qualidade, mas agora é nítido o quanto os veteranos estão entrosados. A banda toda agita muito mais e se delicia mais ainda com a recepção calorosa do público. Esse movimento da banda "dando sangue" no palco era retro-alimentada pela plateia que agitava com gosto os sons tocados. Um exemplo foi o guitarrista Roger. Donos de riffs ardidos e solos arrebatadores, o músico começou o show com dois anéis na mão direita, porém um deles escorregou do dedo, fazendo com que mestre das seis cordas segurasse o anel com a boca até o final do música, para poder guardá-lo sem errar uma única nota do que tocava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Duas músicas mais recentes seguiram o show "Inúteis Palavras" - gravada para o documentário "Brasil Heavy Metal",("que espero que um dia saia"), esse foi o som mais desconhecido da plateia, ainda que a banda o esteja apresentando regularmente, o mesmo não foi registrado oficialmente em disco - e "Ruptura Necessária", composição do carismático Ricardo Ravache, dono de um baixo pulsante e de linhas criativas, que abre o single "Rompendo o Silêncio". Finalmente, foi a vez da requisitada "Animal" sacudir os Headbangers presentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Momento mais que especial para os CENTURIAS, o baterista Paulo Thomas, atualmente no KAMBOJA e BARANGA, membro fundador do grupo, sobe ao palco para agitar "Arde Como Fogo", empolgando os presentes e compartilhando um pouco de sua bebida com a banda. Assim como no disco "Ninja", "Arde como Fogo" é acompanhada da saidera "To Hell", com os presentes gritando efusivamente o nome da curta composição. Ao final dessa, o vocalista Cachorrão aparece com a clássica placa "Proibido Posers", sendo efusivamente aplaudido pelos presentes ele explica "Poser não é som ou visual, é falta de atitude. É que tá ai assistindo Fantástico e não vem pro Rock". Acompanhando a clássica placa, o baixista Ravache oferece seu instrumento para o público. Outro momento sui generis que veio corroborar para a mágica metalizante do momento foi a dobradinha "Duas Rodas / Portas Negras", músicas do LP "SP Metal", de 1984, que incluía ainda os grupos AVENGER, VIRUS e SALÁRIO MÍNIMO. Esse medley foi amplamente aplaudido pelo público, pois era muito esperado. Destaque para a bateria pesada e marcada do baterista Júlio Príncipe, que é aprovada pelos membros antigos da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando todos já estavam naquele nível máximo de satisfação que um show de Heavy Metal proporciona, o CENTURIAS fecha a noite com "Metal Comando". Novamente do disco "Ninja", este é um de seus maiores hinos, e que havia ficado de fora do festival Super Peso Brasil (realizado ao final de 2013 na capital paulista). Encerrada a comemorada apresentação, após foto com a platéia, a banda se despede com o vocalista Cachorrão gritando "Centurias! Centurias!" sem microfone e sendo aplaudido por todos; como já ressaltamos, tanto os fãs da banda, quanto os demais foram conquistados pelo poder de fogo do Heavy Metal tradicional do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ficaram de foras as faixas "Ninja" e "Não Pense, Não Fale", que seria a única original do disco "Última Noite". Como conclusão final fica nítido que o CENTURIAS que voltou atingiu seu nível de entrosamento e performance como banda, gerando um espetáculo com muita bateção de cabeça e satisfação. As músicas novas seguem a mesma pegada do "Ninja", agradando em cheio o gosto da maioria dos headbangers e mostrando que o CENTURIAS encontrou a fórmula que só fará o grupo crescer nos shows e nos futuros lançamentos: respeitar a tradição sem soar repetitivo. Que venham os próximos!

A noite logo seguiu com os thrashers competentes do CIRCLE OF INFINITY, de Limeira, e um show insano dos ingleses do RAVEN, mas isso é assunto para outras resenhas...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

CENTURIAS é:

César "Cachorrão" Zanelli (ex- SANTUÁRIO)- Vocal
Ricardo Ravache (ex- HARPPIA)- Baixo
Roger Vilaplana (ex- NOSTRADAMUS) - Guitarra
Júlio Príncipe (ex- FIREBOX, AGRESSION TALES) - Bateria

Discografia:

SP Metal I (participação em coletânea, 1984)
Última Noite (EP, 1986)
Ninja (LP, CD, 1988)
Rompendo o Silêncio (Single, 2013)

[an error occurred while processing this directive]

Set-List no Bar da Montanha, Limeira, SP, 23/03/2014.

01 . Guerra e Paz
02 . Fortes Olhos
03 . Sobreviver
04 . Cidade Perdida
05 . Senhores da Razão
06 . Inúteis Palavras
07 . Ruptura Necessária
08 . Animal
09 . Arde Como Fogo / To Hell
10 . Duas Rodas / Portas Negras
11 . Metal Comando

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Doe Sangue ao Som do Rock


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!
Mais matérias de Willba Dissidente.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS