Raimundos: Dos triângulos aos Metais, eles merecem respeito

Resenha - Cantigas de Roda - Raimundos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Eduardo Valente
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Nem melhor nem pior. Na verdade, qualificar o novo álbum do Raimundos, “Cantigas de Roda”, requer uma observação que vai além da comparação com o passado. Não se trata de uma competição, mas sim de uma reflexão. Poucas bandas no país – e quiçá no mundo – conseguiram reconstruir sua imagem após mudanças na formação original (Frejat que o diga!). Dizer que o Raimundos conseguiu este feito ainda é prematuro. Mas o novo disco reforça que o quarteto está no caminho certo.
641 acessosRaimundos: veja entrevista de Digão no Minha Brasília5000 acessosHeavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que é

São com as guitarras potentes e cozinha característica que os Raimundos apresentam o que é sua formação em 2014. Do eterno triângulo, viajando por uma sonoridade inédita com metais, “Cantigas de Roda” conseguiu unir em 12 faixas um pouco de cada fase na carreira da banda.

Gravado e produzido em Los Angeles por Billy Graziadei (vocalista do Biohazard), o novo álbum já nasceu grande. Distante do mercado fonográfico convencional, o disco foi pago pelos próprios fãs, por meio de um financiamento coletivo, na qual cotas foram adquiridas. O sucesso deste método ganha ainda mais importância se pensar que, há 12 anos, o Raimundos não lançava um CD de inéditas. Afinal, quais eram as garantias do público de que o investimento teria o retorno à altura?

A resposta para esta pergunta está nos shows. Com energia de sobra, a apresentação é uma das mais marcantes no atual cenário do rock brasileiro. Além do peso, entra nesta concepção o quesito harmonia. Diferente de outras fases, quem vai a um show do Raimundos atualmente observa quatro grandes amigos fazendo o que mais gostam: tocar.

Talvez foi esta energia inquestionável o ingrediente que faltava para que boas músicas fossem criadas. “Cachorrinha”, a primeira do disco, serve não só como cartão de visitas como também um respeitável ‘cala boca’. Se Digão não dominava letras rápidas, agora ele faz isso com maestria. Aliás, mais do que nunca, o atual vocalista mostra qualidade e técnica vocal para diferentes tipos de músicas.

O mesmo pode-se dizer das canções de duplo sentido. De fato, Rodolfo era um excelente compositor, mas não o único. “Cera quente”, “Gordelícia” e “Baculejo” são hits em potencial, assim como “Mulher de Fases”, “A mais pedida” e “I Saw you saying” foram na década de 90.

Se o hardcore de “Nó Suíno”, “Descendo na bengala” e “Rafael” têm um ar de nostalgia, o mesmo não se pode dizer Dubmundos, que foge da linha convencional da banda e mostra com clareza a evolução musical que só o tempo permitiria.

Outros destaques ficam para “Politics”, com letra séria semelhante às presentes no disco Lapadas do Povo, e BOP, considerado um verdadeiro desabafo em forma de rock. Se foi preciso matar um leão por dia para chegar a atual fase novamente? A música responde.

Desde o lançamento antecipado para os apoiadores, em 5 de fevereiro, “Cantigas de Roda” tem recebido críticas positivas, não apenas dos fãs, como também daqueles mais descrentes. Impossível dizer se este disco terá o sucesso que merece, mas certamente ele deve ser ouvido com atenção, sem qualquer juízo de valores. Mais vivos do que nunca, este é o Raimundos. “Muito respeito!”

Faixas do álbum:

01. Cachorrinha (part. Frango do Galinha Preta)
02. BOP
03. Baculejo
04. Gato da Rosinha
05. Cera Quente
06. Rafael
07. Descendo na Banguela
08. Dubmundos (part. Sen Dog do Cypress Hill)
09. Nó Suíno
10. Importada do Interior
11. Gordelícia
12. Politics

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Cantigas de Roda - Raimundos

5000 acessosRaimundos: enfim, em paz com o seu passado3292 acessosRaimundos: Cantigas de Roda dará um novo rumo à banda5000 acessosRaimundos: "Cantigas de Roda" é um petardo na orelha4460 acessosRaimundos: O novo disco, após um hiato de doze anos


Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 14 de fevereiro de 2014
Post de 14 de fevereiro de 2014
Post de 15 de fevereiro de 2014


RaimundosRaimundos
Show surpresa no Rock In Rio com Fred na bateria

641 acessosRaimundos: veja entrevista de Digão no Minha Brasília517 acessosPipocando Música: 10 bandas que abusaram dos palavrões1389 acessosRoberto Carlos: Andreas Kisser e Digão em DVD com o cantor e filho2764 acessosRaimundos no Rock in Rio: vídeos de show com Fred na bateria2045 acessosMr. Catra: Projeto Rock de cantor pede ajuda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Raimundos"

RaimundosRaimundos
Volta a puteiro em João Pessoa, Digão detona haters

RaimundosRaimundos
A história por trás de "Puteiro em João Pessoa"

Rock NacionalRock Nacional
Os 15 melhores riffs de guitarra

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Raimundos"


Heavy MetalHeavy Metal
25 bandas que fizeram o gênero ser o que é

Black SabbathBlack Sabbath
About.com elege os cinco melhores álbuns da banda

Eduardo e MônicaEduardo e Mônica
Uma análise do maior sucesso da Legião Urbana

5000 acessosCannibal Corpse: este cara é muito mais fanático que você5000 acessosKiss - Perguntas e Respostas5000 acessosFotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead5000 acessosMetallica: a lista de exigências da banda em 19835000 acessosJanaína Paschoal: "Prefiro Pink Floyd e Dire Straits a Iron Maiden"5000 acessosGuns N' Roses: Richard Fortus diz que se dá muito bem com Axl Rose

Sobre Eduardo Valente

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online