De La Tierra: Review do primeiro álbum do supergrupo latino
Resenha - De La Tierra - De La Tierra
Por Rodrigo Yoshida
Postado em 22 de janeiro de 2014
O De La Tierra foi anunciado como um supergrupo latino de metal, formado por membros da América Latina já consagrados na música, como Sr. Flavio (LOS FABULOSOS CADILLACS), Alex "El Animal" González (MANÁ), Andrés Giménez (A.N.I.M.A.L e D-MENTE ) e Andreas Kisser (SEPULTURA).
De todos os membros quem eu mais conheço e acompanho é com certeza o Andreas Kisser do Sepultura, confesso que só tinha ouvido falar da A.N.I.M.A.L. por nome e resolvi dar uma pesquisada sobre ele também. O Maná é mundialmente famoso, mas não é uma banda de um estilo que eu goste e o Los Fabulosos Cadillacs também não conhecia, mas não é do estilo. Difícil imaginar o que sairia de uma mistura desse tipo onde dois dos integrantes tem o pé totalmente fora do metal.
Na primeira audição percebe-se que fora as letras em Espanhol, não há uma pesada sonoridade latina nas músicas, como poderia ser de se esperar. É impossível deixar de notar a influência enorme do Sepultura moderno e das características de composição de hoje do Andreas, este apesar de ter sido o último membro a entrar na banda provavelmente contribuiu muito no processo de composição. A primeira sensação que tive era de que se tratava de um álbum um tanto morno, com poucas variações e nenhuma característica marcante, o som é pesado, moderno, mas não é violento nem furioso, fiquei um pouco com o pé atrás.
Mas nada como o tempo para começar a mudas nossas opiniões, pois depois de várias ouvidas vi que este é sim um bom álbum, pude perceber isso quando me peguei bangueando aqui e até tentando cantar algumas partes das letras em Espanhol. As músicas deste cd tem uma boa cadência, são boas pra se escutar e curtir sem cansar e o vocal é uma ótima surpresa, além de ser bom, se encaixa perfeitamente no som, aliás, ouvir metal em Espanhol e ainda por cima bem cantado é muito bom! Deu pra sentir que a banda tem uma sintonia entre os membros e isso faz a música fluir naturalmente, exatamente como se deve soar.
O single, "Maldita historia", dá o tom para o álbum inteiro. Como havia falado, ele não tem mudanças drásticas em seu andamento, aliás, um dos destaques com certeza são as partes em Português cantadas pelo Andreas. Já tinha escutado gravações com sua voz, mas suas partes se encaixaram muito bem neste álbum.
A única coisa que acredito ter sentido falta é de uma maior "violência latina", talvez em parte por escutar Asesino demais, mas acredito que isso deva se tratar principalmente do fato das influências dos membros de fora do metal, o que não é algo ruim pois influências parecidas demais costumam fazer algo soar repetitivo, sou a favor de se tentar novas misturas sonoras, foi assim que o metal nasceu.
Resumindo, o primeiro álbum do De La Tierra é pesado, moderno e bom de se ouvir. Não diria que é um cd genial, mas com certeza é honesto e tem seu grande valor. Não sei se este é apenas um projeto paralelo dos membros ou uma banda com foco principal, mas vejo o De La Tierra com muito futuro, até mais do que o Sepultura atualmente. Não é à toa que eles disseram querer ser o Rammstein da língua Espanhola, basta ver qual será o caminho a ser trilhado e como a evolução da banda vai acontecer. Da minha parte virei fã e estarei torcendo!
Matéria original publicada no blog Punição Auditiva:
http://www.punicaosonora.com.br/de-la-tierra-resenha-review/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Bill Hudson comenta sobre falta de público de Angra e outras bandas nos EUA
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
As dez piores capas do metal, em uma lista sem Manowar e Pantera

CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



