Pantokrator: Encarnados no Melodic Death Metal
Resenha - Incarnate - Pantokrator
Por Márllon Matos
Postado em 08 de janeiro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de 7 anos incubados em algum canto esquecido da Suécia, o PANTOKRATOR retorna com o seu 3º full length em seus quase 20 anos de história, agora em nova casa, a Rottweiler Records.
A missão de início seria bem complicada, superar o magistral álbum Aurum, que, de longe, foi o melhor trabalho na carreira do quinteto. Bem, dizer que conseguiram é um pouco cedo (isso só o tempo dirá), mas que esse Incarnate é um belo lançamento não há como negar!
São pouco mais de 51 minutos de música distribuídos em 9 faixas matadoras onde a banda mostra que esse tempo de "reclusão" foi muito bem utilizado. A sonoridade sofreu uma grande progressão em relação aos lançamentos prévios. Doses maiores de melodia foram inseridas e na maioria das canções ocorreu uma valorização dos arranjos cadenciados, mas ainda sim o Pantokrator é uma banda de Metal e faz tudo isso com maestria!
Incarnate (a faixa) nos trás elementos de um AMON AMARTH sem as partes Vikings e mais focados na melodia; Cast Down é mais rápida e tem um refrão que, de certo modo podemos dizer que chega a ser "acessível". Bem, pelo menos em comparação ao que se ouve por ai no estilo; Revolution foi escolhida para ser single e lyric vídeo do álbum e não é difícil entender o motivo disso. A faixa é de longe a melhor do trabalho. Abertura contagiante, riffs grudentos, refrão que gruda na cabeça e de melodia facilmente assoviável. Não tem como não sair cantando logo deposi de ouvir pela primeira vez; Amidst The Wolves evidencia ainda mais a cadência e é boa, apenas isso; Seraphim Wings é uma faixa instrumental bem bacana e que serve como uma divisória do álbum pois a partir dela encontramos as faixas mais pesadas onde os pedais duplos se fazem mais presentes e as guitarras mais aceleradas, o destaque desta segunda parte fica pro conta de Millenium In Chains, mas sem desmerecer em momento algum as faixas Icarus Burning e Sammath Naur. Para finalizar, Ökevandring, faixa mais melódica e na maior parte do tempo instrumental, sendo completada no final com um belo vocal feminino de Rebecka Gustafsson, que agregou muito valor a esse camarote, hehehe
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Individualmente não tem muito o que se falar dos membros da banda, todos executam muito bem as suas funções, mas ninguém chega a ser a nova estrela do gênero, mas se tem que ter um destaque, que fique por conta do vocalista Karl Baltazar e o seu timbre único. Seu vocal é rasgado mas de fácil entendimento, mas mesmo assim impõe respeito e é bem "carismático".
Para quem já conhecia a banda este cd não via decepcionar e para aqueles que nunca ouviram falar do PANTOKRATOR este é um ótimo começo.
Line-up:
Mattias Johansson - guitar
Karl Walfridsson - vocals
Rickard Gustafsson - drums
Jonas Wallinder - bass
Jonathan Jansson - guitar
Track list:
1 - Incarnate
2 - Cast Down
3 - Revolution
4 - Amidst The Wolves
5 - Seraphim Wings
6 - Icarus Burning
7 - Sammath Naur
8 - Millenium In Chais
9 - Ökevandring
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
O clássico do U2 que foi criado a partir do riff de outra banda
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
A banda que Steve Harris aprendeu a gostar, mas quando conheceu achou que era "uma cópia"
Steve Harris: A lenda do Rock que ele tem medo de encontrar e agir como um fã bobão


30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos

