Pantokrator: Encarnados no Melodic Death Metal
Resenha - Incarnate - Pantokrator
Por Márllon Matos
Postado em 08 de janeiro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de 7 anos incubados em algum canto esquecido da Suécia, o PANTOKRATOR retorna com o seu 3º full length em seus quase 20 anos de história, agora em nova casa, a Rottweiler Records.
A missão de início seria bem complicada, superar o magistral álbum Aurum, que, de longe, foi o melhor trabalho na carreira do quinteto. Bem, dizer que conseguiram é um pouco cedo (isso só o tempo dirá), mas que esse Incarnate é um belo lançamento não há como negar!
São pouco mais de 51 minutos de música distribuídos em 9 faixas matadoras onde a banda mostra que esse tempo de "reclusão" foi muito bem utilizado. A sonoridade sofreu uma grande progressão em relação aos lançamentos prévios. Doses maiores de melodia foram inseridas e na maioria das canções ocorreu uma valorização dos arranjos cadenciados, mas ainda sim o Pantokrator é uma banda de Metal e faz tudo isso com maestria!
Incarnate (a faixa) nos trás elementos de um AMON AMARTH sem as partes Vikings e mais focados na melodia; Cast Down é mais rápida e tem um refrão que, de certo modo podemos dizer que chega a ser "acessível". Bem, pelo menos em comparação ao que se ouve por ai no estilo; Revolution foi escolhida para ser single e lyric vídeo do álbum e não é difícil entender o motivo disso. A faixa é de longe a melhor do trabalho. Abertura contagiante, riffs grudentos, refrão que gruda na cabeça e de melodia facilmente assoviável. Não tem como não sair cantando logo deposi de ouvir pela primeira vez; Amidst The Wolves evidencia ainda mais a cadência e é boa, apenas isso; Seraphim Wings é uma faixa instrumental bem bacana e que serve como uma divisória do álbum pois a partir dela encontramos as faixas mais pesadas onde os pedais duplos se fazem mais presentes e as guitarras mais aceleradas, o destaque desta segunda parte fica pro conta de Millenium In Chains, mas sem desmerecer em momento algum as faixas Icarus Burning e Sammath Naur. Para finalizar, Ökevandring, faixa mais melódica e na maior parte do tempo instrumental, sendo completada no final com um belo vocal feminino de Rebecka Gustafsson, que agregou muito valor a esse camarote, hehehe
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Individualmente não tem muito o que se falar dos membros da banda, todos executam muito bem as suas funções, mas ninguém chega a ser a nova estrela do gênero, mas se tem que ter um destaque, que fique por conta do vocalista Karl Baltazar e o seu timbre único. Seu vocal é rasgado mas de fácil entendimento, mas mesmo assim impõe respeito e é bem "carismático".
Para quem já conhecia a banda este cd não via decepcionar e para aqueles que nunca ouviram falar do PANTOKRATOR este é um ótimo começo.
Line-up:
Mattias Johansson - guitar
Karl Walfridsson - vocals
Rickard Gustafsson - drums
Jonas Wallinder - bass
Jonathan Jansson - guitar
Track list:
1 - Incarnate
2 - Cast Down
3 - Revolution
4 - Amidst The Wolves
5 - Seraphim Wings
6 - Icarus Burning
7 - Sammath Naur
8 - Millenium In Chais
9 - Ökevandring
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Bruce Dickinson lança vídeo de versão reimaginada da clássica "Tears of the Dragon"
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
A mais "pura" música do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
Loudwire expõe "posers" que vestem camisas de banda, mas não conhecem nem 3 músicas
O que a equipe do Iron Maiden consome quando vai a um pub?
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes

