Pretties For You: A estreia da lenda de Alice Cooper

Resenha - Pretties for You - Alice Cooper

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Neimar Secco
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Oriundos de Phoenix, Arizona, uma terra não muito fértil de bandas de rock e, em plena era de psicodelia, de paz e amor, mas também da contestação e da ideologia libertária e literária de Jim Morrison, que nos abria todas as portas da mais fina percepção, a que vinham esses cinco forasteiros cabeludos do Arizona? O tempo mostraria, mas Pretties For You nos deixaria com mais perguntas que respostas.
284 acessosAlice Cooper: apontando um revólver para Elvis Presley5000 acessosJason Newsted: revelando porque ele deixou o Metallica

No começo de tudo, Alice Cooper era tanto um vocalista como, em extensão, a banda formanda por Michael Bruce (guitarra e teclados), Glen Buxton (guitarra) Neal Smith (bateria) e Dennis Dunaway (baixo) e que já tinha contado com John Speer (bateria) e John Tatum (guitarra), nos tempos em que ainda se apresentavam com o nome de The Earwigs, The Spiders e The Nazz.


Naqueles tempos iniciais tudo o que passamos a conhecer como Alice Cooper ainda estava em formação. Como disse Bob Ezrin no começo de seu trabalho com a banda:


"Ninguém sabe ainda o que é Alice Cooper. Nós vamos moldá-lo aqui, nesse celeiro, como um Frankenstein". Mas o toque de Midas de Ezrin surgiria apenas no terceiro álbum, Love It To Death.


Aqui, ainda estamos em Los Angeles e Alice Cooper, depois de ter adquirido fama como, digamos, a pior das bandas, já que em Los Angeles em 1969, a moda era pagar para ver a banda tocar e sair no meio do show, deixando-os tocar sozinhos. E ainda faltavam gravar os primeiros álbuns, ou seja, eles ainda tinham um longo caminho a percorrer.

Pior de todas as bandas... Ótima referência para o "alternativo" Frank Zappa, que estava à procura de bandas para sua gravadora.


Segue parte de uma entrevista de Zappa, dada em 1976, em que ele fala sobre "ter descoberto" e contratado a banda:
Entrevistador: Você (que) descobriu Alice Cooper?
Frank Zappa: Bem, mais ou menos. (Eles vieram à minha casa (eu estava iniciando uma gravadora) e eles vieram à minha casa para uma audição para um contrato. Eles "vinham trabalhando" no Arizona e alguns amigos me disseram que eles vinham para uma audição e eu estava dormindo no andar de cima e eu tinha esse porão, e eles (chegaram e) montaram o equipamento e eu acordei com isso.
Entrevistador: Por que você achou que eles tinham potencial para serem rock stars?
Frank Zappa: Bem, eu tinha ido vê-los algumas vezes e eles (também) abriram para nós algumas vezes e quando eles tocavam e milhares de pessoas saíam da sala (Cheetah - em Los Angeles) eu sabia que eles tinham algo (risos da plateia).
Entrevistador: Não tenho certeza se estou entendendo. Deixavam a sala de show e você sabia que eles tinham algo...
Frank Zappa: Sim, as pessoas tinham uma reação muito violenta (a eles) e olhando para as pessoas reagindo daquela maneira, a reação delas e você ouve o que está acontecendo, você presume que algo está acontecendo e a gravadora que eu tinha estava lançando álbuns de gente como Welman Fischer (?) e coisas do tipo e eu deduzi, bem, "vamos nessa"...

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Nas palavras de Alice: "Miss Christine (membro de um grupo multimídia da época (The GTOs) e também uma espécie de assistente pessoal de Zappa, depois de muito "implorar" e de insistência de nossa parte, me levou a uma festa e Zappa estava sentado em um sofá, bebendo vinho com seu bigode 'maior que a vida'. No momento em que nos encontramos, nós nos demos bem.

Zappa nunca tinha sido um grande sucesso comercial. 'extraoficialmente' tinha reputação de ser maníaco por drogas, um 'doido', mas esse não era o caso em absoluto. Ele nunca tocava em drogas e era o cara mais careta e o mais correto homem de negócios com quem já lidei. Ele me disse que estava abrindo sua própria gravadora e que estava procurando novos artistas para contratar, especialmente, comediantes e artistas psicodélicos. (...)

Perguntei a ele se ele iria ao Cheetah para nos ouvir, mas ele recusou, dizendo que estava ocupado demais, mas eu não aceitei não como resposta. No decorrer da festa e com o Zappa mais bêbado, fiquei mais insistente. Finalmente, ele disse: 'Venha de manhã e eu os ouvirei'".
(...)
"Eu supus que ele quis dizer que a gente tinha que trazer uma fita, ou que talvez tivesse esquecido que o dia seguinte era domingo. Miss Christine nos deixou entrar na casa dele no romper da madrugada, e nós montamos nosso equipamento e luzes no porão e começamos a tocar. Zappa desceu correndo, nu, com as mãos nos ouvidos. 'Tá certo, tá certo', ele gritou, 'vou contratar vocês, apenas parem de tocar.'"

Zappa não estava brincando. Assim, do nada, ele nos disse para ir a seu escritório na segunda de manhã e falar com seu gerente de negócios, Herbie Cohen. Cohen nos ofereceu um adiantamento de 6 mil dólares para que nossos três primeiros álbuns fossem lançados pelo novo selo de Zappa: Straight-Bizarre, distribuído pela Warner Bros. (...)


O primeiro álbum de Alice Cooper não decolou. Pretties For You, lançado em junho de 1969, revela uma banda cheia de ideias e inspirada em diferentes sonoridades, como o som psicodélico do Pink Floyd:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Bem como os sons de diferentes nuances, especialmente o rock mais básico, "de garagem", feito à época. Algumas dessas músicas soavam como meros experimentos e não são particularmente memoráveis. Nem se pode dizer que ouvindo Pretties For You (ou o álbum seguinte, Easy Action) poder-se-ia ter uma noção do que viria a ser o som da banda. (Lembrem-se: o mago Bob Ezrin ainda não fazia parte do trabalho da banda).

“Sing Low, Sweet Cheerio” ao mesmo tempo que nos chega com tambores ruidosos, nos apresenta Alice cantando com um sotaque britânico sua letra de versos psicodélicos como:

“But this story starring me had already begun,
‘cuz I had some vision in my sight
on the journey to be one,”

Mas essa história estrelando a mim já tinha começado
Porque eu tive uma tal visão
Na jornada para ser um.

Seria um tributo às bandas psicodélicas de São Franciso da época?

“Living” é uma grande música exibicionista que faz lembrar os Beatles de "Tomorrow Never Knows, sem os efeitos sonoros.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube


“Fields Of Regret”é a única canção longs do álbum (5:40) que permite à banda alongar-se em um arranjo bem peculiar, tendo o baixo de DD como destaque.

“Reflected” é a precursora do hit de 1972, "Elected" Não tão elaborada quanto sua segunda e definitiva versão, mas ainda assim um bom exemplo do potencial da banda.


Alice Cooper Reflected 1969 por Ziggy_27

“Earwigs To Eternity” é uma auto-referência ao início da banda, ainda em Phoenix, Arizona, quando, ainda garotos e estudantes de colégio se apresentavam em show de talentos locais e gravavam seus primeiros singles.

Não é o caso aqui de passar por todas as faixas desse álbum, que teve como mérito principal, apresentar Alice Cooper ao mundo do rock.

Musicalmente é um álbum de uma banda que sabia o que estava buscando e o caminho que queria percorrer. Os shows já tinham uma teatralidade que esboçava o que estava por vir. Aqui se estava no estágio do pós-nascimento. Eles estavam, digamos assim, engatinhando e apalpando, descobrindo e sendo descobertos. E, como já foi dito, ainda tinham um longo caminho a percorrer.

Notas:

Faixas:
Titanic Overture [1:09]
10 Minutes Before the Worm [1:27]
Sing Low, Sweet Cheerio [5:33]
Today Mueller [1:38]
Living [3:02]
Fields Of Regret [5:36]
No Longer Umpire [1:54]
Levity Ball (Live At the Cheetah) [4:23]
B. B. On Mars [1:08]
Reflected [3:10]
Apple Bush [2:57]
Earwigs to Eternity [1:14]
Changing, Arranging [2:58]
Música, letras e arranjos de Alice Cooper (Group)

Produção: Alice Cooper Group (embora seja esse o crédito que aparece na ficha do álbum, a produção foi, na verdade de Ian Underwood e Herb Cohen)
Cover Painting By Ed Beardsley
Photography by Ed Caraeff
Design by John Williams
Gravado nos Whitney Studios, Burbank, California durante apenas duas noites.

Foi na tour de Pretties For You que a banda participou do Toronto Rock n' Roll Revival, que tinha como estrelas principais John Lennon e The Doors. Durante a apresentação da banda, ocorreu o famoso incidente em que alguém da plateia atirou uma galinha ao palco e Alice a arremessou de volta.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Eis o set list desses primeiros shows da banda:
No Longer Umpire
Today Mueller
10 Minutes Before the Worm
Levity Ball
B.B. On Mars
Sing Low, Sweet Cheerio
Changing, Arranging

Algumas outras músicas foram tocadas em um ou outro show, mas não em todos:
Lay Down and Die, Goodbye
Nobody Likes Me

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Pretties for You - Alice Cooper

895 acessosAlice Cooper: "Pretties for You", nasce uma lenda

São Paulo TripSão Paulo Trip
Início das vendas e possível preço dos ingressos

284 acessosAlice Cooper: apontando um revólver para Elvis Presley0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Alice Cooper"

Alice CooperAlice Cooper
Cantor fala sobre as dificuldades de ser pai de três filhos

RockRock
Curiosidades para enriquecer seu conhecimento - Parte 2

HalloweenHalloween
Dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Alice Cooper"

Jason NewstedJason Newsted
Revelando porque ele deixou o Metallica

Em 19/02/1980Em 19/02/1980
Bon Scott, vocalista do AC/DC, morre aos 33 anos de idade

Cannibal CorpseCannibal Corpse
O impressionante pescoço gigante de George Fisher

5000 acessosKiko Loureiro: Afastamento do Angra começou antes do Megadeth5000 acessosOzzy para Lemmy: nos veremos do outro lado5000 acessosSlipknot: Corey Taylor redefine o termo "vergonha alheia"5000 acessosSlayer: filha de Tom Araya defende o pai da acusação de homofobia5000 acessosGuns N' Roses: Melissa Reese comenta relação com os músicos4128 acessosPower Ballads: as 10 maiores de todos os tempos

Sobre Neimar Secco

Welcome to my nightmare. Sou professor de inglês e de português e também tradutor eventual. Rock sempre foi e continua sendo a minha trilha sonora de todas as horas. Minhas preferências são hard rock, progressivo e classic rock em geral (anos 60, 70 e 80). Bandas favoritas: Alice Cooper, Led Zeppelin, Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Pink Floyd, Beatles, Creedence, The Doors, Dire Straits, entre muitas outras.

Mais matérias de Neimar Secco no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online