Deathcrush: Transmitindo mensagens com um som obscuro e visceral
Resenha - Profana Luta (Consagração a Satanás) - Deathcrush
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 29 de dezembro de 2013
Belém é conhecida dentro da cena underground por ser o local onde se originou o Heavy Metal brasileiro, isso mesmo, em 1974 surgia lá uma banda chamada STRESS que plantou essa semente nas terras tupiniquins. As ramificações foram muitas e, com o passar do tempo, o estado do Pará foi se firmando cada vez mais nesse conceito musical. Hoje bandas como RETALIATORY e ANUBIS representam bem o lado mais grotesco, mas numa cidade distante chamada Itaituba, existe uma banda que transmite as suas mensagens com um som obscuro e visceral, DEATHCRUSH.
O trio formado por BARBATOS (vocal), LORD HAURES (guitarra) e VETIS (bateria) lançou no ano de sua fundação (2006), a demo ‘Batalhas e Rituais’. Em 2013, três das canções desse documento juntaram-se a outras cinco e foi feito o lançamento de ‘Profana Luta (Consagração a Satanás)’. Com um visual e som tipicamente Black Metal esses paraenses se revelam bastantes precisos em seus temas musicais. Os riffs seguem bastante a harmonia e, o vocal gritado, confirma a maldição de seus temas. As faixas não surpreendem pela velocidade, mas pela criatividade, são bases bem elaboradas em meio a uma produção suja que identifica a idéia primitiva do seu som.
Os vocais gritados refletem numa atmosfera de agonia, além de arriscar um pequeno coro em ‘Sangue e Glórias Eternas’. Já em ‘Pujante Lúcifer Belicoso Mestre’ o vocalista se arrisca mais ainda em passagens limpas.
O baixo segue uma linha harmônica e é bastante presente nas faixas, pena que nesse álbum o autor não é creditado, mas sabe-se que na demo de 2006, LORD HAURES foi quem gravou as quatro cordas. Responsável também pelos belos riffs, o guitarrista se supera em cada música, sendo a última, ‘Portador da Luz Luciferana’, o seu ponto máximo de criação.
Por ser uma banda que atende mais pela melodia do que pela velocidade, a bateria não arrisca muito nos chamados ‘blast beats’, também percebe-se que a produção do disco não faz justiça merecida a esse setor. De todo caso esse ‘bebut’ servirá como ponto de partida para as melhorias futuras.
Em consideração a esses três guerreiros, só posso dizer que eles estão com uma pedra preciosa nas mãos, mas essa pedra – chamada talento – ainda está em estado bruto, e tenho certeza que uma bela lapidação os farão ser reconhecidos em toda esfera underground. Parabéns.
Formação:
BARBATOS – Vocal;
LORD HAURES – Guitarra;
VETIS – Bateria.
Faixas:
01 – Batalhas e Rituais;
02 – Sangue e Glórias Eternas;
03 – Profana Luta (Consagração a Satanás);
04 – Ódio Pagão;
05 – Pujante Lúcifer Belicoso Mestre;
06 – Salve Satã;
07 – Desespero Cristão;
08 – Portador da Luz Luciferana.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
A estratégia de Paula Toller e Leoni para seduzir Herbert Vianna a colaborar com o Kid Abelha
Oito razões pra dormir com um baterista
O hit dos Beatles que Paul McCartney recusou gravar por postura de Lennon, George e Ringo
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



