Baranga: álbum é diversão garantida do começo ao fim
Resenha - O 5º dos Infernos - Baranga
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 08 de novembro de 2013
Embora não faça sentido dizer que eles são algo nem próximo do mainstream, pelo menos os cariocas do Matanza obtiveram certa popularidade e abriram caminho para que um público mais amplo pudesse conhecer uma geração de bandas, tão talentosas quanto, e que há anos vêm fazendo um som direto, reto, sem frescuras e todo cantado em português. É o caso dos herdeiros diretos do AC/DC, o Motorocker; dos filhos do Black Sabbath com Dio nos vocais, o Carro Bomba; e também do quarteto paulistano Baranga.
Estes últimos, na ativa desde 2003, estão atualmente trabalhando na divulgação de seu recém-lançado quinto disco de estúdio – que ganhou o sintomático título de "O 5o dos Infernos". Este é daqueles álbuns que são diversão garantida do começo ao fim, rock básico na melhor escola Motörhead, que é pesado, que flerta com o heavy metal, com o punk e com o que bem entende, sem precisar se apegar a rótulos e correntes.
Incendiários e sem papas na língua, eles abrem os trabalhos com a viciante "Chute na Cara", uma celebração aos carrões e à vida em alta velocidade. Este é apenas um dos temas favoritos da banda, que também curte versar sobre hábitos etílicos e a boa e velha bebedeira ("Cachaça em Ação"), sobre o lado mais obscuro da vida na noite das grandes cidades ("3 Oitão" e "Até Morrer", que encerra o disco com um riff matador) e, claro, sobre a relação tumultuada com a mulherada ("Até a Cidade Acordar", "Diabo, Teu Nome é Mulher" e "Menina de 16", sendo que esta última aborda um tema bastante real, mas digamos que um tanto polêmico).
Tudo com uma dose cavalar de bom humor e sarcasmo, vide o trocadilho levado ao extremo em "México é Demais" ou na exaltação infernal da faixa-título - afinal, o cramulhão é ou não o pai do rock? Um dos melhores momentos do disco, no entanto, é a deliciosa "TV Assassina" – que questiona a devoção cega do brasileiro às telinhas, sacaneando a Rede Globo e ao mesmo tempo brincando com os nomes de algumas novelas consagradas da história da emissora.
Com gás total, os sujeitos do Baranga entregam uma bolacha na medida certa para ouvir em alto e bom som – e, de preferência, com uma garrafa de cerveja do lado. Prato cheio para quem tem fome de rock 'n roll sem invencionices, sem rodeios, sem meios-termos e ainda quer infernizar os vizinhos numa tarde de sábado.
Line-up:
Xande - Vocal e Guitarra
Deca – Guitarra
Soneca – Baixo
Paulão – Bateria
Tracklist:
1. Chute na Cara
2. Até a Cidade Acordar
3. 3 Oitão
4. Cachaça em Ação
5. O 5o dos Infernos
6. Limpa Trilho
7. Menina de 16
8. México é Demais
9. TV Assassina
10. Diabo, Teu Nome é Mulher
11. Até Morrer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
Nevermore divulga documentário que mostra performance da nova formação
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Como namoro com Marisa Monte salvou carreira de Nando Reis após sua saída dos Titãs
O dia que Raul Seixas detonou a banda Kiss e disse que não deveriam ter vindo ao Brasil
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



