Almah: confira primeira resenha brasileira do novo álbum
Resenha - Unfold - Almah
Por Eduardo Macedo
Fonte: MS Metal Press
Postado em 27 de outubro de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O redator Vitor Farias disponibilizou o primeiro texto, que contém a sua avaliação sobre o quarto álbum do ALMAH, que será em breve lançado no Brasil, Japão e Europa.
Tem muito tempo que não paro pra escrever, simplesmente porque quase nada que é lançado no mercado fonográfico mundial, atualmente, tem me chamado atenção a ponto de ouvir repetidas vezes um mesmo álbum. O termo pejorativo "mais do mesmo" virou senso comum entre artistas dos mais diversos nichos musicais, estagnando de vez um cenário que carece de obras de relevância, e que realmente tenham algo de fato importante a dizer. E é na contramão desta afirmativa que está inserido o quarto trabalho da banda brasileira ALMAH, que carrega o título de "Unfold".
Pra quem estava em marte nos últimos vinte anos, a banda ALMAH é comandada pelo ex-vocalista do Angra Edu Falaschi, que ganhou respeitabilidade em todo o mundo como cantor, compositor, e agora conquista cada vez mais espaço como produtor. Com o ALMAH o artista lançou três ótimos trabalhos, sendo o antecessor de "Unfold" – "Motion" -, o que chamou mais a atenção da mídia e público, por trazer consigo uma roupagem moderna e que o distanciou da banda que o projetou no circuito internacional.
"Unfold" segue o direcionamento adotado em "Motion", todavia, o trabalho soa mais orgânico e positivo, favorecendo (e muito) o novo momento de Falaschi, que busca em tons mais graves e agressivos, um rumo interpretativo diferente para suas canções. E, por falar em canções, o novo disco agrada já numa primeira audição, seja através de músicas mais emocionais como "Warm Wind" e "Farewell", agressivas como "The Hostage" e "Beware the Stroke", ou as candidatas a hinos e principais destaques da bolachinha "Raise the Sun" e "Wings of Revolution". Neste sentido, vale ressaltar que o trabalho contém traços fortes de ecletismo, dentro de uma conjuntura moderna e (porque não?) vanguardista.
Outro fator digno de nota, e que é fundamental para o produto final obtido em "Unfold", é o experiente time de músicos que acompanham Falaschi. Além da competência do baterista Marcelo Moreira e do guitarrista Marcelo Barbosa, ambos presentes na line up do grupo desde o lançamento de "Fragile Equality" (2008), debutam em estúdio o guitarrista Gustavo Di Pádua e o baixista Raphael Dafras, este último substituindo com muita personalidade Felipe Andreoli (Angra). O entrosamento destes é facilmente perceptível em "Treasure of the Gods", com seus mais de nove minutos de duração, onde uma gama de influências é lançada ao ouvinte, tendo o Progressivo como espinha dorsal de toda a sua estrutura rítmica. Ponto pros caras pela ousadia e desenvoltura.
O ALMAH, com este novo trabalho, tem tudo para se firmar como novo nome do Metal brasileiro no exterior, acompanhando o caminho trilhado por Angra, Sepultura e Krisiun. Com a maturidade de um trabalho conciso e diversificado, o quinteto parece ter mesmo encontrado uma fórmula muito particular, o que certamente garantirá lugar de destaque, no seleto grupo de artistas que buscam acrescentar um "algo mais" dentro de tantos "mais do mesmo". Excelente!
Por Vitor Farias de Menezes
Outras resenhas de Unfold - Almah
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
O que Bruce Dickinson tinha que faltava a Paul Di'Anno, de acordo com Mike Portnoy
Eric Clapton homenageia músico que considera ter sido seu "mentor" e "pai adotivo"
Regis Tadeu diz que só um membro da Legião Urbana tocava bem e conta o que curte na banda

As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



