Timo Komulainen: Tudo, menos o óbvio
Resenha - Biographical - Timo Komulainen
Por Aloysio França
Fonte: Megalomania Metal
Postado em 10 de setembro de 2013
As terras finlandesas são definitivamente um ambiente fértil para o nascimento de músicos virtuosos e disciplinados. E se tem algo que aprendi convivendo com este tipo de artista, é que a maioria deles é excêntrico e almeja fugir do padrão. TIMO KOMULAINEN é um desses casos; fugiu sem deixar rastros.
Quando um músico opta por seguir carreira solo, nós entendemos que ele tem idéias que gostaria de executar sem a contra-opinião de outros que poderiam estar tirando sua liberdade e limitando sua criatividade. Então ele contrata músicos que o acompanhem em sua jornada. Existem também aqueles que são tão perfeccionistas que preferem compor e tocar todos os instrumentos, para poder se isentar definitivamente de toda e qualquer influência externa, e o fazem quando sua capacitação técnica permite. Mas dá pra ir além disso. O multi-instrumentista TIMO KOMULAINEN cria, grava e mixa todos os instrumentos de todas as músicas, e ainda produz os seus próprios vídeos, filmando e editando tudo dentro de um estúdio improvisado, provavelmente em sua própria casa.
TIMO KOMULAINEN é um finlandês que cresceu respirando música 24 horas por dia, por influência de seus pais, que lhe davam aulas de violino já aos três anos de idade. Na adolescência teve uma inclinação forte para o Black Metal, mas aos poucos foi ampliando suas influências até chegar ao que hoje ouvimos em seu mais recente trabalho, "Biographical", lançado recentemente de forma independente. Uma miscelânea de estilos que passam por diversas variáveis do Metal e caminham para estágios de forte teor experimental. Nota-se claramente que TIMO não quer apenas mostrar técnica ou refrões e sim traduzir em notas musicais as peculiaridades de sua mente e coração, e isso justifica o porquê de fazer questão em produzir sozinho cada pequena partícula deste álbum. Se outra criatura colocasse as mãos, a obra deixaria de ser honesta como é. Deixaria de ser pessoal em stricto sensu.
"Biographical" é um álbum mais do que versátil. É inconstante e não possui limitações. O violento e o contemplativo estão lá, muitas vezes simultaneamente. A voz de TIMO KOMULAINEN pode estar cuspindo guturais e subitamente uma passagem poética de piano vai surgir, e no momento seguinte estará distribuindo melodias até que a música evolua para o caos novamente. Complexidade rítmica, aspereza, virtuosismo, excentricidade e algum abstracionismo sonoro, são algumas das características presentes no álbum. É uma grande aventura do inferno ao paraíso onde a única coisa que você não encontra é o óbvio.
Não falarei de uma música isoladamente pois não seria justo resumir um trabalho ornamentado com tantas minúcias. É evidente que foi concebido com muita dedicação por uma mente que não se contenta com menos que o extraordinário. O trabalho pede atenção portanto é necessário que você se entregue por alguns minutos ao mundo do artista.
Adquira o álbum. Abra sua mente. Tenha uma nova experiência!
Para mais informações sobre TIMO KOMULAINEN, acesse os links:
Site Oficial:
http://www.timokomulainen.com/
Facebook:
https://www.facebook.com/timokomulainenartist?fref=ts
Youtube:
http://www.youtube.com/user/timokomulainen
SoundCloud:
https://soundcloud.com/timokomulainen/sets/biographical
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters
O disco que salvou o rock'n'roll, de acordo com Gene Simmons
Quando Nina Simone mostrou para John Lennon como uma canção polêmica pode ser subvertida

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



