Deventter: não mais como uma promessa, mas como uma realidade
Resenha - Empty Set - Deventter
Por Junior Frascá
Postado em 03 de junho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com dois discos já lançados (os excelentes "The 7th Dimension" e "Lead… On") o DEVENTTER se mostrou uma das bandas mais promissoras do cenário do metal progressivo nacional, conseguindo ótimas críticas na imprensa especializada, e boa aceitação entre os fãs. E nesse mês de maio a banda acaba de soltar seu 3º disco (disponível para download integral no site oficial da banda), para consolidar de vez seu nome na cena, não mais como uma promessa, mas como uma realidade.
"Empty Set" foi produzido pela dupla Adriano Daga e Brendan Duffey, que soube captar a essência da banda de forma fantástica, e mostra uma diversidade de elementos discrepantes unidos de forma tão homogênea que fica até difícil entender como a banda consegue deixar tudo tão cativante e agradável aos ouvidos.
Para se ter uma ideia, é possível perceber durante a audição do material claras influências que vão do metal ao grunge, passando pelo rock alternativo, hard rock setentista e até algo de eletrônico. Mas não pense que as influências param por ai, pois a banda não se prende a rótulo ou a títulos, e não tem medo de ousar.
Algumas faixas são mais simples, como "Popenstein", com um refrão mais acessível, e ótimas linhas vocais; e "Blank Death", com uma melodia de fácil assimilação, e teclados muito bem encaixados.
Mas são nos momentos mais complexos e introspectivos que a banda realmente se destaca, , com arranjos ricos e muito bem estruturados, e que a cada nova audição surpreendem o ouvinte por encontrar neles novos elementos.
Escutem, por exemplo, as faixa "Yellow Paper" (repleta de elementos psicodélicos), "Progressive Disorder", "Some River" e "Wallow in Nostalgia" (a mais viajada do disco) para se ter uma ideia da competência criativa e técnica da banda, e do grau de evolução que os músicos conseguiram atingir aqui.
As baixas ficam para as estranhas "I330" (esta ainda possui um final mais interessante) e "In Limbo", cujos experimentalismos não convencem, mas que não comprometem o resultado final excelente do material.
Um trabalho altamente indicado para quem curte um som ousado e que abrangente, que não se prende ao óbvio e busca surpreender o ouvinte a cada nova audição, e que consolida o DEVENTTER como uma das bandas mais interessantes e criativas da atualidade.
Empty Set - Deventter
(2013 – Nacional)
Hugo Bertolaccini - teclado
Danilo Pilla - guitarra
Felipe Schäffer - vocal
Leonardo Milani - baixo
Caio Teixeira - bateria
1. Old Major (3:48)
2. Popenstein (5:38)
3. Blank Death (4:24)
4. I330(4:25)
5. Stains (4:56)
6. Yellow Paper (4:07)
7. In Limbo (4:04)
8. No...Deal (4:29)
9. 3 Bullets Left, 4 Enemies (5:19)
10. Blank Label (4:57)
11. Same River (6:25)
12. Progressive Disorder (5:26)
13. Wallow In Nostalgia (8:39)
14. Curtains Will Retreat (6:00)
[email protected]
http://www.deventter.com.br
http://www.facebook.com/deventter
http://www.youtube.com/deventter
http://www.twitter.com/deventter
Outras resenhas de Empty Set - Deventter
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Down lança vídeo da música "The Myth", faixa de seu próximo disco
Mastodon anuncia edição em vinil de seu novo álbum com dentes de mastodonte
O fã não é nenhum idiota, e merece mais respeito
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Cinco bandas que gravaram apenas um disco de estúdio
A balada "anti-romântica" que salvou o U2, segundo The Edge
O cantor tão bom que Eric Clapton ficou com vergonha e não cantou sua própria música



Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



