Deventter: não mais como uma promessa, mas como uma realidade
Resenha - Empty Set - Deventter
Por Junior Frascá
Postado em 03 de junho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com dois discos já lançados (os excelentes "The 7th Dimension" e "Lead… On") o DEVENTTER se mostrou uma das bandas mais promissoras do cenário do metal progressivo nacional, conseguindo ótimas críticas na imprensa especializada, e boa aceitação entre os fãs. E nesse mês de maio a banda acaba de soltar seu 3º disco (disponível para download integral no site oficial da banda), para consolidar de vez seu nome na cena, não mais como uma promessa, mas como uma realidade.
"Empty Set" foi produzido pela dupla Adriano Daga e Brendan Duffey, que soube captar a essência da banda de forma fantástica, e mostra uma diversidade de elementos discrepantes unidos de forma tão homogênea que fica até difícil entender como a banda consegue deixar tudo tão cativante e agradável aos ouvidos.
Para se ter uma ideia, é possível perceber durante a audição do material claras influências que vão do metal ao grunge, passando pelo rock alternativo, hard rock setentista e até algo de eletrônico. Mas não pense que as influências param por ai, pois a banda não se prende a rótulo ou a títulos, e não tem medo de ousar.
Algumas faixas são mais simples, como "Popenstein", com um refrão mais acessível, e ótimas linhas vocais; e "Blank Death", com uma melodia de fácil assimilação, e teclados muito bem encaixados.
Mas são nos momentos mais complexos e introspectivos que a banda realmente se destaca, , com arranjos ricos e muito bem estruturados, e que a cada nova audição surpreendem o ouvinte por encontrar neles novos elementos.
Escutem, por exemplo, as faixa "Yellow Paper" (repleta de elementos psicodélicos), "Progressive Disorder", "Some River" e "Wallow in Nostalgia" (a mais viajada do disco) para se ter uma ideia da competência criativa e técnica da banda, e do grau de evolução que os músicos conseguiram atingir aqui.
As baixas ficam para as estranhas "I330" (esta ainda possui um final mais interessante) e "In Limbo", cujos experimentalismos não convencem, mas que não comprometem o resultado final excelente do material.
Um trabalho altamente indicado para quem curte um som ousado e que abrangente, que não se prende ao óbvio e busca surpreender o ouvinte a cada nova audição, e que consolida o DEVENTTER como uma das bandas mais interessantes e criativas da atualidade.
Empty Set - Deventter
(2013 – Nacional)
Hugo Bertolaccini - teclado
Danilo Pilla - guitarra
Felipe Schäffer - vocal
Leonardo Milani - baixo
Caio Teixeira - bateria
1. Old Major (3:48)
2. Popenstein (5:38)
3. Blank Death (4:24)
4. I330(4:25)
5. Stains (4:56)
6. Yellow Paper (4:07)
7. In Limbo (4:04)
8. No...Deal (4:29)
9. 3 Bullets Left, 4 Enemies (5:19)
10. Blank Label (4:57)
11. Same River (6:25)
12. Progressive Disorder (5:26)
13. Wallow In Nostalgia (8:39)
14. Curtains Will Retreat (6:00)
[email protected]
http://www.deventter.com.br
http://www.facebook.com/deventter
http://www.youtube.com/deventter
http://www.twitter.com/deventter
Outras resenhas de Empty Set - Deventter
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
Os cinco músicos favoritos do lendário Jimi Hendrix, segundo o próprio
Professor de canto se impressiona com Sandy cantando Metallica no Caldeirão
O clássico do Aerosmith que fez namorada de Slash terminar com ele

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



