Woods of Ypres: Gênios morrem, mas suas obras são eternas
Resenha - Woods 5: Grey Skies and Electric Light - Woods of Ypres
Por Adrian Dragassakis
Postado em 24 de maio de 2013
Nota: 10
O Woods of Ypres foi uma banda de Blackened/doom metal de Ontario, Canadá. Certamente o clima frio de seu país natal inspirou David Gold a fazer um dos melhores álbuns do estilo em sua história. Uma pena que o vocalista e compositor não pode ver o álbum nas lojas, já que faleceu dias antes do mesmo ser lançado.
O álbum começa com canções fortes e pesadas. "Lightning and Snow" tem uma pegada até progressiva, com uma bela linha de baixo e bateria. Os vocais de David Gold são bem destacados, junto aos riffs de guitarra, também executados por ele e Joel Violette. "Death is not na Exit" segue na mesma linha, com letras que exaltam o quanto a vida é preciosa.
"Keeper of the Ledger" e "Travelling Alone" são canções mais introspectivas e lentas, característica do Doom Metal, mantendo as boas melodias. "Adora Vivos" quebra um pouco esse ritmo com maestria, lembrando um pouco os álbuns anteriores, que possuíam composições mais voltadas ao Black Metal, mas contendo vocais limpos e a melancolia presente em todo o disco.
"Silver" é um caso a parte. Sua letra trata de como é ser tratado como segunda opção, estar sempre em segundo lugar. Não tenho conhecimento da vida pessoal de David Gold, mas se analisarmos a letra, podemos dizer que ele poderia estar passando por um divórcio, ou alguma frustração em um relacionamento, como dizem os trechos: "When the new love, shined with all the promise of all I couldn't give to you. And the new life offered all you wanted, and you had to choose" e "When did the city make you so cold? I cry alone - while you dine with someone else" dá a impressão de que foi "trocado" por outra pessoa.
Continuando a analisar as letras, logo vem a minha favorita do álbum: "Career Suicide (Is Not Real Suicide), que em minha interpretação, trata mesmo de problemas profissionais. Todos nós falhamos, e podemos ser substituídos, mas isso não é fim do mundo. Talvez seja a canção mais "animada" do álbum, contendo uma linha de bateria muito bem trabalhada e um solo de guitarra maravilhoso, sendo realmente, um destaque para essa obra.
"Modern Life Architecture" vira essa página e voltamos a melancolia caracteristica do Woods of Ypres e é uma bela canção, com vocais graves e bem destacados. "Kiss my Ashes (Goodbye)" vem em duas partes, ambas são também um grande destaque, e contendo um clima de despedida, que continua em "Finality" e "Alternate Ending".
Este infelizmente foi o último e talvez o melhor álbum do Woods Of Ypres. E não poderia ser melhor mesmo, todas as composições tem seu valor, e é altamente recomendado para todos apreciadores de boa música, principalmente do Doom Metal e similares.
"It is True Joel and David are the only two band members in this CD. They worked so hard , long days, into the night, but took time out for bon fires at the end of the day. David said " Mom, I think this album is our Best!!!!" Enjoy my son's music. ...I miss him...Our lives are forever change." Esther Gold, David's Mom.
Gênios morrem, mas suas obras são eternas. RIP David Gold e longa vida ao Woods of Ypres.
Tracklist:
01. Lightning & Snow 04:40
02. Death Is Not An Exit 05:10
03. Keeper Of The Ledger 06:03
04. Travelling Alone 05:04
05. Adora Vivos 05:41
06. Silver 04:50
07. Career Suicide (Is Not Real Suicide) 03:43
08. Modern Life Architecture 07:21
09. Kiss My Ashes (Goodbye) 10:57
10. Finality 03:57
11. Alternate Ending 04:29
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps