Vandroya: uma das grandes revelações do metal melódico nacional
Resenha - One - Vandroya
Por Junior Frascá
Postado em 26 de abril de 2013
Nota: 8
Na estrada há mais de 10 anos, a banda VANDROYA, da Município Paulista de Bariri, é sem dúvida uma das grandes revelações do metal melódico nacional nos últimos tempos e, mesmo nessa fase de vacas magras do referido estilo, mostra uma competência muito acima da média nesse seu debut, mesmo sem trazer inovações.
E o grande trunfo desse quinteto é utilizar o talento de seus integrantes para criar música de qualidade, com arranjos de muito bom gosto, esbanjando talento e competência. Além disso, a vocalista Daísa Munhoz (famosa por sua participação na Metal Opera SOULSPELL) tem uma linha vocal bem potente e marcante, sendo outro grande diferencial na sonoridade do VANDROYA.
A faixa "The Last Free Land", que precede a instrumental "All Becomes One" segue bem a escola clássica do metal melódico, trazendo influências em especial do começo da carreira do HELLOWEEN, com andamento ultraveloz, linhas vocais agudas e um refrão bem marcante.
Mas já na faixa seguinte, "No Oblivion For Eternity", a banda mostra seu lado mais progressivo, lembrando na parte instrumental o SYMPHONY X, em uma faixa bem variada, pesada e climática, assim como "Whitin Shadows", com ótimas guitarras dobradas, um baixo pulsante e bem timbrado, e ótimas linhas vocais, inclusive nas partes mais, digamos, "swingadas" presentes no decorrer da canção.
Na sequencia, "Anthem (For The Sun)" traz algumas belas influências da música progressiva setentista intercaladas com o peso característico do som da banda, de forma bem interessante. Contudo, a faixa "Why Should We Say Goodbye?" é um pouco melosa demais, e tem um refrão que lembra trechos da música "Inside", presente no primeiro disco do AVANTASIA.
Em relação às faixas restantes, "Change The Tide", "When Heaven Decides To Call", "This World of Yours" e "Solar Night", todas são bem legais, mesclando os citados elementos de metal melodico e prog metal mencionados já mencionados.
Não há como não mencionar também a excelente produção do material, feita pelo Marco Lambert, além da mixagem e masterização de Heros Trench, que ficou excelente, sem deixar nada a dever a bandas já consagradas do estilo.
Trata-se, pois, de ótimo disco, e que deverá cair nas graças dos apreciadores do estilo, que estão cansados de terem seus ouvidos maltratados diante de tanta porcaria que tem sido lançado atualmente. Pode conferir sem medo de errar.
Nota 8,0
One - Vandroya
(2012 –Voice Music - Nacional)
Formação:
Daísa Munhoz - voz
Marco Lambert - guitarra
Rodolfo Pagotto - guitarra
Giovanni Perlati - baixo
Otávio Nuñez - bateria
01. All Becomes One
02. The Last Free Land
03. No Oblivion For Eternity
04. Within Shadows
05. Anthem (For The Sun)
06. Why Should We Say Goodbye?
07. Change The Tide
08. When Heaven Decides To Call
09. This World Of Yours
10. Solar Night
Outras resenhas de One - Vandroya
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps