Vandroya: a beleza que um brasileiro pode exteriorizar
Resenha - One - Vandroya
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de fevereiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bom, vou pedir permissão a todos – e principalmente ao Vandroya – para usar estas linhas sobre "One" de forma a também ser o espaço onde me despeço de cada um de vocês, que acompanharam minhas resenhas ao longo de oito anos de colaborações para este site tão legal que é o Whiplash.Net. Foi um bom tempo, escrevendo sobre Rock´n´Roll e Heavy Metal e acompanhando nossas bandas se profissionalizando cada vez mais.
Então, agradeço a todos, foi ótimo estar com vocês ao longo deste tempo!
Mas e o Vandroya?
O Vandroya é a típica banda que o Brasil vem oferecendo ao longo dos últimos anos – e a nova geração de músicos é esforçada e está detonando. Com origem na pacata cidade de Bariri (SP), o grupo iniciou suas atividades em 2001, para depois de quatro anos lançar o EP "Whitin Shadows" e agora estrear em disco com "One".
O grupo consegue trabalhar muito bem com elementos antigos, buscando recursos lá nos ricos anos 1970, para seguir captando características do metal das décadas seguintes, resultando basicamente no tal Heavy Metal Melódico e Progressivo. Nada é novo, as influências ainda são perceptíveis, mas chega a ser surpreendente que o Vandroya consiga fazer a diferença em meio a essa massa tão repleta de clones que se contentam com um mísero lugar comum.
E essa menina bonita atrás do microfone? Apelando para o cavalheirismo, primeiramente falarei de Daísa Munhoz, vocalista que vai ao oposto das bandas com guturais femininos. "One" é conduzido por uma voz melodiosa e afinadadíssima, que carrega o gene do Heavy Metal clássico e com uma energia que me permite afirmar que esta é a melhor voz feminina que este Brasil já colocou em um álbum de Heavy Metal.
Independente disso, uma boa cantora nunca será a única responsável pelos méritos de um disco. Uma dupla coesa, Giovanni Perlati (baixo) e Otávio Nuñez (bateria) mostram eficiência de sobra, mas é impossível não destacar o desempenho dos guitarristas Marco Lambert e Rodolfo Pagotto, com riffs influenciados pela música clássica e solos de primeira – e vale citar que, assim como da Daísa, ambos estão participando do Soulspell Opera, projeto de Heleno Vale que agora está liberando seu terceiro álbum.
Para engrandecer ainda mais a ocasião, temos como convidado o vocalista Leandro Caçoilo (Eterna, Soulspell, Seventh Seal) cantando em "Change The Tide", e vale ressaltar que o resultado do áudio é fruto de outro importante personagem de nosso underground, na figura do guitarrista Heros Trench (Korzus), e quem o acompanha sabe a fúria que este produtor injeta em seus trabalhos.
Curiosamente, "One" é o nome de batismo do último disco que estou 'resenhando' para vocês. É o derradeiro 1433 review, e uma honra para este headbanger encerrar sua fase de escrevinhador ao lado desta bela obra onde o Vandroya mostra a classe e beleza que um brasileiro pode exteriorizar com o Heavy Metal. Um lançamento Voice Music que merece uma boa conferida, com certeza.
E aqui encerro, definitivamente. Um caloroso abraço em cada um de vocês e fiquem bem!
Formação:
Daísa Munhoz - voz
Marco Lambert - guitarra
Rodolfo Pagotto - guitarra
Giovanni Perlati - baixo
Otávio Nuñez - bateria
Contato:
http://vandroya.com/
Vandroya – One
(2013 / independente – nacional)
01. All Becomes One
02. The Last Free Land
03. No Oblivion For Eternity
04. Within Shadows
05. Anthem (For The Sun)
06. Why Should We Say Goodbye?
07. Change The Tide
08. When Heaven Decides To Call
09. This World Of Yours
10. Solar Night
Outras resenhas de One - Vandroya
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
O megahit de Raul Seixas inspirado em seu irmão careta e no pai de Paulo Coelho
Ozzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação
Metallica: sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



