Beatles: Evolução musical mostrada na coleção Anthology
Resenha - Anthology - Beatles
Por Paulo Orsi
Postado em 13 de março de 2013
Nota: 10
Lançada na década de 90, a séria The Beatles Anthology literalmente abre o baú do quarteto de Liverpool divulgando pela primeira vez raridades do grupo tanto em áudio como em vídeo. Ao todo são 6 CDs (3 discos duplos) e 5 DVDs com detalhes da carreira de John, Paul, George e Ringo, além de entrevistas com o produtor George Martin e outras pessoas que conviveram com a banda desde antes da Beatlemania até as brigas que culminaram com o fim dos Beatles no inicio dos anos 70.
CDs
Anthology I
Somando os 2 CDs, o primeiro volume da série conta com 60 faixas que abrangem a primeira fase da carreira dos Beatles, desde os primeiros shows no Cavern até a Beatlemania. O disco 1 começa com uma das 2 músicas novas feitas na época a partir de fitas antigas encontradas na casa de John, Free As A Bird é uma excelente abertura para a série com a voz de John distorcida pela gravação caseira muito bem emendada com as guitarras e os vocais de George e Paul e a bateria sempre precisa de Ringo.
A partir daí temos uma viagem no tempo contada em canções, algumas desconhecidas até então como That'll Be The Day e In Spite Of All The Danger, passando pelas gravações com Tony Sheridan em Hamburgo como My Bonnie, até chegar nos primeiros sucessos com From Me To You e Money. Outras faixas interessantes desse disco são Three Cool Cats, Like Dreamers Do, Roll Over Beethoven e uma versão interessante de Besame Mucho.
No disco 2 temos o repertório já mais conhecido com sucessos do quilate de She Loves You, Twist And Shout, I Want To Hold Your Hand, Can't Buy Me Love, A Hard's Day Night, entre outros. Destaque para o trecho de Moonlight Bay, tirado de um programa de TV americano (que também aparece no DVD) com os Beatles muito à vontade no programa humorístico.
Anthology II
Os 2 CDs do volume II trazem mais 45 gravações do período que compreende desde o HELP! até algumas canções do Magical Mistery Tour começando pela segunda faixa inédita que foi gravada junto com Free As A Bird, a bela Real Love. No disco 1 principalmente é possível notar a evolução da banda e as mudanças que foram acontecendo na sonoridade das músicas principalmente em faixas como Norwegian Wood, Tomorrow Never Knows (numa versão ainda mais psicodélica) e Eleanor Rigby, que aqui aparece apenas a parte instrumental do quarteto de cordas.
Outros destaques do 1º disco são uma bela versão de Yesterday apenas com a voz e o violão de Paul e a ótima Jam de 12-Bar Original, com os Beatles viajando um pouco pelo Blues. O 2º disco começa com uma sequência de 3 versões de Strawberry Fields mostrando um pouco como a música foi trabalhada até chegar à versão final. Em A Day In The Life, é possível ouvir a voz de George Martin contando os compassos antes da entrada de segunda parte da música e até o despertador que foi colocado para que todos acertassem a entrada.
Um pouco mais adiante 2 versões de For The Benefit of Mr. Kite e uma melancólica Lucy In The Sky With Diamonds cantada por John. Também merecem destaque a ótima versão instrumental de com cítaras e bongôs à vontade além da bem humorada You Know My Name (look at the number), que já tinha aparecido em algumas coletâneas e discos de raridades. 45 faixas no total.
Anthology III
No último disco da série o destaque vai para o repertório do White Album, que ocupa praticamente todo o disco 1, além de Let It Be e Abbey Road no 2. No 1º disco praticamente só o White, com destaques para Helter Skelter numa versão bem mais suave que a final mais focada no Blues, Blackbird, uma versão acústica de While My Guitar Gently Weeps além da 2 que nunca tinham aparecido em nenhum disco anteriormente What's The New Mary Jane e Step Inside Love/Los Paranoias.
O disco 2 fica então dedicado às músicas do Let It Be e Abbey Road, como I've Got a Felling, Two Of Us, Oh! Darling, Come Together entre outras. Os destaques ficam a cargo de Mailman, Bring No More Blues, outra que até então não havia sido lançada oficialmente e duas músicas que posteriormente apareceriam nos primeiros discos solos de Paul e George com Teddy Boy e All Things Must Pass, em versões com os Beatles quando provavelmente tentaram incluí-las em algum dos últimos 2 LPs. São 50 músicas no total mostrando os últimos momentos dos 4 músicos no estúdio antes da separação definitiva do gupo.
DVDs
No box contendo 5 DVDs é possível ver toda a evolução dos Fab Four, musical e visualmente além de ter a oportunidade de ver como as músicas eram compostas e todas as experiências musicais de John e Paul que se tornavam realidade graças à competência de George Martin e Geoff Emmerich que conseguiam transformar as viagens da banda em música. Passagens importantes como a temporada dos Beatles na India com o Maharishi, filmagens raras dos tempos do Cavern e as brigas durante as gravações do Let It Be estão expostas para todo mundo ver.
Também se fala muito dos filmes, principalmente A Hard Day's Night e Help, vários clipes como Strawberry Fields, A Day In The Life e I Am The Walrus e horas e mais horas de entrevistas não só com os 4, mas também com amigos e produtores, o incômodo causado pela presença de Yoko no estúdio durante as gravações de Let It Be, entre outros. O disco de extras mostra Martin no estúdio com Paul, George e Ringo dissecando algumas faixas e lembrando como foram feitas.
Resumindo, um "pente fino" na história da maior banda da Rock de todos os tempos para beatlemaníaco nenhum botar defeito. Se você ainda tiver o livro, The Beatles – A Biografia de Bob Spitz então, melhor ainda, pois fica ainda mais completa essa verdadeira enciclopédia sobre os Beatles.
Link para a metéria original
http://colecionarock.blogspot.com.br/2013/02/especial-colecao-beatles-anthology-cddvd.html
Link para o blog
http://colecionarock.blogspot.com.br
Imagens das capas
Ant. 1
Ant.2
Ant.3
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps