Beatles: Evolução musical mostrada na coleção Anthology

Resenha - Anthology - Beatles

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Orsi
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Lançada na década de 90, a séria The Beatles Anthology literalmente abre o baú do quarteto de Liverpool divulgando pela primeira vez raridades do grupo tanto em áudio como em vídeo. Ao todo são 6 CDs (3 discos duplos) e 5 DVDs com detalhes da carreira de John, Paul, George e Ringo, além de entrevistas com o produtor George Martin e outras pessoas que conviveram com a banda desde antes da Beatlemania até as brigas que culminaram com o fim dos Beatles no inicio dos anos 70.

419 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosUltimate Classic Rock: as 25 músicas mais tristes da história

CDs

Anthology I

Somando os 2 CDs, o primeiro volume da série conta com 60 faixas que abrangem a primeira fase da carreira dos Beatles, desde os primeiros shows no Cavern até a Beatlemania. O disco 1 começa com uma das 2 músicas novas feitas na época a partir de fitas antigas encontradas na casa de John, Free As A Bird é uma excelente abertura para a série com a voz de John distorcida pela gravação caseira muito bem emendada com as guitarras e os vocais de George e Paul e a bateria sempre precisa de Ringo.

A partir daí temos uma viagem no tempo contada em canções, algumas desconhecidas até então como That'll Be The Day e In Spite Of All The Danger, passando pelas gravações com Tony Sheridan em Hamburgo como My Bonnie, até chegar nos primeiros sucessos com From Me To You e Money. Outras faixas interessantes desse disco são Three Cool Cats, Like Dreamers Do, Roll Over Beethoven e uma versão interessante de Besame Mucho.

No disco 2 temos o repertório já mais conhecido com sucessos do quilate de She Loves You, Twist And Shout, I Want To Hold Your Hand, Can't Buy Me Love, A Hard's Day Night, entre outros. Destaque para o trecho de Moonlight Bay, tirado de um programa de TV americano (que também aparece no DVD) com os Beatles muito à vontade no programa humorístico.

Anthology II

Os 2 CDs do volume II trazem mais 45 gravações do período que compreende desde o HELP! até algumas canções do Magical Mistery Tour começando pela segunda faixa inédita que foi gravada junto com Free As A Bird, a bela Real Love. No disco 1 principalmente é possível notar a evolução da banda e as mudanças que foram acontecendo na sonoridade das músicas principalmente em faixas como Norwegian Wood, Tomorrow Never Knows (numa versão ainda mais psicodélica) e Eleanor Rigby, que aqui aparece apenas a parte instrumental do quarteto de cordas.

Outros destaques do 1º disco são uma bela versão de Yesterday apenas com a voz e o violão de Paul e a ótima Jam de 12-Bar Original, com os Beatles viajando um pouco pelo Blues. O 2º disco começa com uma sequência de 3 versões de Strawberry Fields mostrando um pouco como a música foi trabalhada até chegar à versão final. Em A Day In The Life, é possível ouvir a voz de George Martin contando os compassos antes da entrada de segunda parte da música e até o despertador que foi colocado para que todos acertassem a entrada.

Um pouco mais adiante 2 versões de For The Benefit of Mr. Kite e uma melancólica Lucy In The Sky With Diamonds cantada por John. Também merecem destaque a ótima versão instrumental de com cítaras e bongôs à vontade além da bem humorada You Know My Name (look at the number), que já tinha aparecido em algumas coletâneas e discos de raridades. 45 faixas no total.

Anthology III

No último disco da série o destaque vai para o repertório do White Album, que ocupa praticamente todo o disco 1, além de Let It Be e Abbey Road no 2. No 1º disco praticamente só o White, com destaques para Helter Skelter numa versão bem mais suave que a final mais focada no Blues, Blackbird, uma versão acústica de While My Guitar Gently Weeps além da 2 que nunca tinham aparecido em nenhum disco anteriormente What's The New Mary Jane e Step Inside Love/Los Paranoias.

O disco 2 fica então dedicado às músicas do Let It Be e Abbey Road, como I've Got a Felling, Two Of Us, Oh! Darling, Come Together entre outras. Os destaques ficam a cargo de Mailman, Bring No More Blues, outra que até então não havia sido lançada oficialmente e duas músicas que posteriormente apareceriam nos primeiros discos solos de Paul e George com Teddy Boy e All Things Must Pass, em versões com os Beatles quando provavelmente tentaram incluí-las em algum dos últimos 2 LPs. São 50 músicas no total mostrando os últimos momentos dos 4 músicos no estúdio antes da separação definitiva do gupo.

DVDs

No box contendo 5 DVDs é possível ver toda a evolução dos Fab Four, musical e visualmente além de ter a oportunidade de ver como as músicas eram compostas e todas as experiências musicais de John e Paul que se tornavam realidade graças à competência de George Martin e Geoff Emmerich que conseguiam transformar as viagens da banda em música. Passagens importantes como a temporada dos Beatles na India com o Maharishi, filmagens raras dos tempos do Cavern e as brigas durante as gravações do Let It Be estão expostas para todo mundo ver.

Também se fala muito dos filmes, principalmente A Hard Day's Night e Help, vários clipes como Strawberry Fields, A Day In The Life e I Am The Walrus e horas e mais horas de entrevistas não só com os 4, mas também com amigos e produtores, o incômodo causado pela presença de Yoko no estúdio durante as gravações de Let It Be, entre outros. O disco de extras mostra Martin no estúdio com Paul, George e Ringo dissecando algumas faixas e lembrando como foram feitas.

Resumindo, um "pente fino" na história da maior banda da Rock de todos os tempos para beatlemaníaco nenhum botar defeito. Se você ainda tiver o livro, The Beatles – A Biografia de Bob Spitz então, melhor ainda, pois fica ainda mais completa essa verdadeira enciclopédia sobre os Beatles.

Link para a metéria original
http://colecionarock.blogspot.com.br/2013/02/especial-coleca...

Link para o blog
http://colecionarock.blogspot.com.br

Imagens das capas
Ant. 1

Ant.2

Ant.3

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

419 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?209 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro834 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados918 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

BandasBandas
Audiófilos elegem as maiores da história do rock

Pirações SonorasPirações Sonoras
Os 50 álbuns mais estranhos da música

BateristasBateristas
Celebrity Networth lista os trinta mais ricos do mundo

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


Classic RockClassic Rock
As 25 músicas mais tristes da história

FutebolFutebol
Conheça os times do coração de alguns rockstars

Motley CrueMotley Crue
Como a banda aperfeiçoou a arte de beber e se drogar

5000 acessosMetallica: os segredos de "Enter Sandman"5000 acessosRob Halford: a canção do Judas que ele fez para ex-namorado5000 acessosRob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"5000 acessosZakk Wylde: "Dimebag criou uma nova forma de música"3505 acessosGhost: conheça as referências pop e influências da banda5000 acessosIron Maiden: as homenagens no desfile da Mocidade em 2013

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 13 de março de 2013


Sobre Paulo Orsi

Paulo Orsi, profissional de marketing, gaitista e vocalista de Blessed Bier Band e autor do blog Colecionarock sobre CDs, DVDs, Camisetas e Livros ligados ao Rock e ao Blues.

Mais matérias de Paulo Orsi no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online