Beatles: Evolução musical mostrada na coleção Anthology

Resenha - Anthology - Beatles

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Orsi
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Lançada na década de 90, a séria The Beatles Anthology literalmente abre o baú do quarteto de Liverpool divulgando pela primeira vez raridades do grupo tanto em áudio como em vídeo. Ao todo são 6 CDs (3 discos duplos) e 5 DVDs com detalhes da carreira de John, Paul, George e Ringo, além de entrevistas com o produtor George Martin e outras pessoas que conviveram com a banda desde antes da Beatlemania até as brigas que culminaram com o fim dos Beatles no inicio dos anos 70.

Meteoro: A Conspiração Beatles divulgada por Olavo de CarvalhoBateristas: os dez músicos mais loucos de todos os tempos

CDs

Anthology I

Somando os 2 CDs, o primeiro volume da série conta com 60 faixas que abrangem a primeira fase da carreira dos Beatles, desde os primeiros shows no Cavern até a Beatlemania. O disco 1 começa com uma das 2 músicas novas feitas na época a partir de fitas antigas encontradas na casa de John, Free As A Bird é uma excelente abertura para a série com a voz de John distorcida pela gravação caseira muito bem emendada com as guitarras e os vocais de George e Paul e a bateria sempre precisa de Ringo.

A partir daí temos uma viagem no tempo contada em canções, algumas desconhecidas até então como That'll Be The Day e In Spite Of All The Danger, passando pelas gravações com Tony Sheridan em Hamburgo como My Bonnie, até chegar nos primeiros sucessos com From Me To You e Money. Outras faixas interessantes desse disco são Three Cool Cats, Like Dreamers Do, Roll Over Beethoven e uma versão interessante de Besame Mucho.

No disco 2 temos o repertório já mais conhecido com sucessos do quilate de She Loves You, Twist And Shout, I Want To Hold Your Hand, Can't Buy Me Love, A Hard's Day Night, entre outros. Destaque para o trecho de Moonlight Bay, tirado de um programa de TV americano (que também aparece no DVD) com os Beatles muito à vontade no programa humorístico.

Anthology II

Os 2 CDs do volume II trazem mais 45 gravações do período que compreende desde o HELP! até algumas canções do Magical Mistery Tour começando pela segunda faixa inédita que foi gravada junto com Free As A Bird, a bela Real Love. No disco 1 principalmente é possível notar a evolução da banda e as mudanças que foram acontecendo na sonoridade das músicas principalmente em faixas como Norwegian Wood, Tomorrow Never Knows (numa versão ainda mais psicodélica) e Eleanor Rigby, que aqui aparece apenas a parte instrumental do quarteto de cordas.

Outros destaques do 1º disco são uma bela versão de Yesterday apenas com a voz e o violão de Paul e a ótima Jam de 12-Bar Original, com os Beatles viajando um pouco pelo Blues. O 2º disco começa com uma sequência de 3 versões de Strawberry Fields mostrando um pouco como a música foi trabalhada até chegar à versão final. Em A Day In The Life, é possível ouvir a voz de George Martin contando os compassos antes da entrada de segunda parte da música e até o despertador que foi colocado para que todos acertassem a entrada.

Um pouco mais adiante 2 versões de For The Benefit of Mr. Kite e uma melancólica Lucy In The Sky With Diamonds cantada por John. Também merecem destaque a ótima versão instrumental de com cítaras e bongôs à vontade além da bem humorada You Know My Name (look at the number), que já tinha aparecido em algumas coletâneas e discos de raridades. 45 faixas no total.

Anthology III

No último disco da série o destaque vai para o repertório do White Album, que ocupa praticamente todo o disco 1, além de Let It Be e Abbey Road no 2. No 1º disco praticamente só o White, com destaques para Helter Skelter numa versão bem mais suave que a final mais focada no Blues, Blackbird, uma versão acústica de While My Guitar Gently Weeps além da 2 que nunca tinham aparecido em nenhum disco anteriormente What's The New Mary Jane e Step Inside Love/Los Paranoias.

O disco 2 fica então dedicado às músicas do Let It Be e Abbey Road, como I've Got a Felling, Two Of Us, Oh! Darling, Come Together entre outras. Os destaques ficam a cargo de Mailman, Bring No More Blues, outra que até então não havia sido lançada oficialmente e duas músicas que posteriormente apareceriam nos primeiros discos solos de Paul e George com Teddy Boy e All Things Must Pass, em versões com os Beatles quando provavelmente tentaram incluí-las em algum dos últimos 2 LPs. São 50 músicas no total mostrando os últimos momentos dos 4 músicos no estúdio antes da separação definitiva do gupo.

DVDs

No box contendo 5 DVDs é possível ver toda a evolução dos Fab Four, musical e visualmente além de ter a oportunidade de ver como as músicas eram compostas e todas as experiências musicais de John e Paul que se tornavam realidade graças à competência de George Martin e Geoff Emmerich que conseguiam transformar as viagens da banda em música. Passagens importantes como a temporada dos Beatles na India com o Maharishi, filmagens raras dos tempos do Cavern e as brigas durante as gravações do Let It Be estão expostas para todo mundo ver.

Também se fala muito dos filmes, principalmente A Hard Day's Night e Help, vários clipes como Strawberry Fields, A Day In The Life e I Am The Walrus e horas e mais horas de entrevistas não só com os 4, mas também com amigos e produtores, o incômodo causado pela presença de Yoko no estúdio durante as gravações de Let It Be, entre outros. O disco de extras mostra Martin no estúdio com Paul, George e Ringo dissecando algumas faixas e lembrando como foram feitas.

Resumindo, um "pente fino" na história da maior banda da Rock de todos os tempos para beatlemaníaco nenhum botar defeito. Se você ainda tiver o livro, The Beatles - A Biografia de Bob Spitz então, melhor ainda, pois fica ainda mais completa essa verdadeira enciclopédia sobre os Beatles.

Link para a metéria original
http://colecionarock.blogspot.com.br/2013/02/especial-coleca...

Link para o blog
http://colecionarock.blogspot.com.br

Imagens das capas
Ant. 1

Ant.2

Ant.3




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Beatles"


Meteoro: A Conspiração Beatles divulgada por Olavo de CarvalhoCanal NB: Olavo de Carvalho e o satanismo dos BeatlesBeatles: Maurício Ricardo comenta a estranha teoria de Olavo de CarvalhoBeatles: ouça versão remixada de "Oh! Darling" do relançamento de Abbey RoadBeatles: Olavo de Carvalho diz que eles eram satanistas e semi-analfabetos em músicaPaul McCartney: 1959 a 2019, a trajetória do lendário músico em animaçãoClassic Rock: Os 50 anos de Abbey Road na capa da revistaBeatles: Crítica de "Yesterday", filme inspirado na banda (vídeo)Beatles: Abbey Road, uma Rua para o UniversoJulie Dexter: Sem Medo de Modificar Beatles, Marvin Gaye e ArethaBruno Rocker: 11 grandes solos de guitarra dos Beatles

Drake: após bater recorde, rapper faz tatuagem zoando os BeatlesDrake
Após bater recorde, rapper faz tatuagem zoando os Beatles

John Lennon: como foi o último dia do ex-Beatle (vídeo)Beatles: Ouça uma das faixas inéditas da reedição de Abbey RoadAbbey Road: Por que os Beatles atravessaram a rua?

Rock: 25 fotos pra fazer você continuar acreditando na músicaRock
25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

Bandas britânicas: As 10 melhores de acordo com o WatchMojoBandas britânicas
As 10 melhores de acordo com o WatchMojo

Mestres: os dez maiores guitarristas canhotos do RockMestres
Os dez maiores guitarristas canhotos do Rock


Bateristas: os dez músicos mais loucos de todos os temposBateristas
Os dez músicos mais loucos de todos os tempos

Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre eleDave Mustaine
10 coisas que você não sabia sobre ele

Andre Matos declara: O Angra tinha que acabar!Andre Matos declara
"O Angra tinha que acabar!"

Judas Priest: 10 fatos que comprovam que eles são Heavy MetalShow de Rock: as diferenças entre os anos 80 e 2010Loudwire: as dez melhores bandas da era GrungeGuns N' Roses: banda se separou por causa de Michael Jackson, diz empresário

Sobre Paulo Orsi

Paulo Orsi, profissional de marketing, gaitista e vocalista de Blessed Bier Band e autor do blog Colecionarock sobre CDs, DVDs, Camisetas e Livros ligados ao Rock e ao Blues.

Mais matérias de Paulo Orsi no Whiplash.Net.