Phil Anselmo: um excelente aperitivo dos seus próximos passos
Resenha - War of the Gargantuas - Philip H. Anselmo & The Illegals / Warbeast
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 09 de março de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É louvável o rumo que a carreira de Philip Hansen Anselmo tomou após o fim do Pantera, uma das bandas mais influentes e importantes da história do heavy metal. Ao invés de se acomodar sobre as glórias do passado, o vocalista se envolveu em inúmeros projetos, e com um detalhe: os grupos e gravações de Anselmo apresentaram uma sonoridade cada vez mais extrema com o passar dos anos.
"War of the Gargantuas" é um split de Phil ao lado do quinteto texano WarBeast (os caras lançaram a sua estreia e único disco, "Krush the Enemy", em 2010). São duas músicas para cada um, intercaladas entre si. As composições Anselmo, gravadas ao lado da The Illegals, são o principal atrativo, então vamos a elas.
"Conflict" abre o play com uma avalanche death/thrash arrasadora. Pesadíssima, a música traz Phil cantando de forma ainda mais extrema, com uma agressividade que impressiona. É uma surra de riffs, com baixo e bateria esmigalhando tudo. Um arregaço que impressiona quem acompanha os últimos movimentos de Anselmo no Down, por exemplo. Não há nada dos andamentos mais arrastados característicos de sua banda atual, o negócio aqui é justamente o oposto.
O mesmo vale para "Family, "Friends" and Associates", a outra de Anselmo no split, um death violentíssimo, com o cantor e banda entregando uma performance que impressiona. Sério, a coisa aqui é de cair o queixo. Se esse for o caminho que Phil seguirá em seu disco solo, prometido para 2013 ainda, a expectativa é que uma obra-prima está a caminho!
Em relação ao WarBeast, o som é um thrash retrô que tem como principal diferencial a explícita aproximação com o death metal, característica percebida principalmente nas guitarras. As duas faixas da banda são interessantes, mas obviamente estão muito abaixo do que Phil Anselmo apresenta.
"War of the Gargantuas" saiu em CD pela Housecore Records, gravadora do próprio Phil. Se você é fã do cara, corra e garanta o seu, porque trata-se de um excelente aperitivo dos próximos passos de Anselmo.
Faixas
1 Philip H. Anselmo & The Illegals - Conflict
2 WarBeast - Birth of a Psycho
3 Philip H. Anselmo & The Illegals - Family, "Friends" and Associates
4 WarBeast - IT
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A hilária atitude da Blitz que hoje seria alvo certo de cancelamento na internet
Uma jaqueta e uma simples mensagem originaram um dos maiores clássicos do Sepultura
Cranberries: A triste história da letra de "Zombie"

A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson



