Pixies: depravação humana como fonte de inspiração
Resenha - Come On Pilgrim - Pixies
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 22 de fevereiro de 2013
Incesto, violação, vouyerismo - a depravação humana sempre foi uma fonte inesgotável de inspiração e, de SHAKESPEARE ao grindcore, esses temas foram explorados a exaustão. No campo do rock n´roll, o porão da obscuridade foi aberto pelos pioneiros do SABBATH e transitou livremente entre a obsessão necrófila de ALICE COOPER e a escatologia herege de NAPALM DEATH e G.G ALLIN. No meio termo, o rock gótico do BAUHAUS e SISTERS OF MERCY deu foco às mesmas distorções; porém, dando um tratamento lírico mais polido. Dentre os frutos musicais dessa filtragem saíram nomes como o KILLING JOKE, SONIC YOUTH e um grupo formado em 1986 que ainda não sabia - mas iria influenciar profundamente uma nova estética musical que surgiria no fim daquela década.
Contando com BLACK FRANCIS (vocais e guitarra), KIM DEALL (baixo e backing) - DAVID LOVERING - bateria e JOEY SANTIAGO (guitarra) – time que nunca foi modificado ainda que a banda tenha ficado quase dez anos de molho na década de 1990- o PIXIES foi o responsável por dois clássicos do indie rock americano- "Surfer Rosa" e "Doolitlle" são citados em noventa e nove por cento das listas de álbuns alternativos e, sua influência inspirou a criação e os modelos de composição de bandas como o NIRVANA, FOO FIGHTERS, RADIOHEAD- isso, de acordo com os próprios membros das respectivas. Carregados por uma mistura de noise, punk e pós-punk se encontraram com letras doentias que tiveram como primeiro passo o lançamento de EP "Come On Pilgrim" de 1987- "patrocinado" pela pai de BLACK FRANCIS.
Alimentados por uma então bizarra intersecção entre os BEATLES, VELVET UNDERGORUND e hardcore californiano, o disco é curto e mostra que a banda ainda estava a quilômetros de distância da linearidade de "Here Comes Your man"- seu maior clássico. Se "Caribou" vai em uma pegada lenta e vertiginosa, "Vamos" parece algo saído de um disco do CRAMPS- psicótica e acelerada. "Isla de Encanta" com seus vocais em espanhol não perde no quesito surrealismo e, se você não estiver atento nem percebe que já se está em "Ed is Dead"- tudo aqui é urgente, intenso e beirando à claustrofobia.
"Minha irmã me segurou perto e sussurrou à minha cabeça sangrando / Você é o filho de uma ..." é a singela mensagem de "Nimrod"s Son", uma faixa que trata de incesto."I´ve been tired" trata de frustração sexual e do cotidiano medíocre ao qual estamos todos submetidos. Todas as letras do PIXIES trazem em si muita mais que o imediatismo do texto- tratam-se, na verdade de pequenos estudos sobre o caos do cotidiano e falta de reflexão sobre o que se passa ao nosso redor o tempo todo... Rápido e certeiro, "Come On Pilgrim" é, certamente, um dos vinte minutos mais interessantes que você pode ter na vida.
Track list:
1. "Caribou"
2. "Vamos"
3. "Isla de Encanta"
4. "Ed Is Dead"
5. "The Holiday Song"
6. "Nimrod"s Son"
7. "I"ve Been Tired"
8. "Levitate Me"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil

A banda idolatrada por Kurt Cobain e Bono que, apesar do respeito, nunca saiu do nicho
A melhor banda de rock alternativo de todos os tempos, segundo Chris Cornell


