Symptomen: banda mostra que tem tudo para se tornar referência
Resenha - Men Against Men - Symptomen
Por Junior Frascá
Postado em 21 de fevereiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem acompanha de perto a cena metálica tem vislumbrado que com frequência têm surgido bandas com uma sonoridade bem voltada aos primórdios do estilo. E nessa linha, temos o que se convencionou chamar de "The New Wave of Tradicional Heavy Metal", ou seja, bandas atuais que tem uma sonoridade que remete de imediato o ouvinte ao metal tradicional praticado nos idos da década de 80, além de trazerem ainda grandes influências de NWOBHM. E agora já podemos dizer que o Brasil tem um grande representante nesta cena, o SYMPTOMEN, que já em seu debut mostra que tem tudo para se tornar referência no estilo.
Esqueçam a capa horrorosa do disco (que, sem dúvida, acaba por afastar os desavisados), e se concentrem apenas na sonoridade dos caras, pois o que temos aqui é puro metal tradicional, com algumas leves pitadas de power metal, com forte influência de bandas como ACCEPT, SAXON, IRON MAIDEN (em seus primeiros anos), PEGAZUS e ENFORCER.
Mas que fique claro: não se trata apenas de uma cópia dessas bandas, pois esse quarteto de Tatuí/SP tem muita personalidade, com composições fortes e energéticas, embora simples e de fácil assimilação.
E o grande destaque do disco fica para o guitarrista/vocalista/compositor Iago Pedroso, principalmente nas ótimas linhas vocais, que se sobressaem em todas as 8 faixas do disco, que tem como destaque a pedrada "Back to the 80´s", uma verdadeira homenagem ao estilo, que na parte lírica mostra bem a proposta da banda; "Army of the Children", com ótimos riffs, e um refrão marcante; "Symptomen", uma das mais pesadas do disco; e "Living in Danger", que gruda de imediato na cabeça do ouvinte, tendo tudo para se tornar mais um clássico do metal nacional.
A produção do disco também é boa, pois embora simples, deixou tudo bem "certinho", o que torna a audição do material ainda mais satisfatória.
Assim, temos aqui um debut de muita qualidade, e que eleva o SYMPTOMEN ao status de uma das grandes promessas do metal nacional, tendo tudo para evoluir ainda mais nos próximos lançamentos. Agora, por favor, no próximo registro poderiam escolher com mais cuidado a arte da capa, pois isso faz sim diferença para uma pessoa que não conhece ter boa vontade em escutar as músicas da banda. No mais, um ótimo registro, que vale a aquisição sem pensar duas vezes.
Men Against Men - Symptomen
(2012 – Diefight - Nacional)
1. Back to the 80 s
2. Army of the Children
3. Bad Choices
4. Demean
5. Poisoned World
6. Maybe
7. Symptom Men
8. Living in Danger
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
Como Cliff Burton ajudou a moldar o Faith No More - mesmo sem nunca ter tocado na banda
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
O melhor álbum do Metallica na opinião de Slash, guitarrista do Guns N' Roses
Guitarrista base de Steve Vai conta como quase foi demitido em seu primeiro show
A banda clássica inglesa que Roberto Frejat nunca foi fã: "Não fazia minha cabeça"


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



