Symptomen: banda mostra que tem tudo para se tornar referência
Resenha - Men Against Men - Symptomen
Por Junior Frascá
Postado em 21 de fevereiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem acompanha de perto a cena metálica tem vislumbrado que com frequência têm surgido bandas com uma sonoridade bem voltada aos primórdios do estilo. E nessa linha, temos o que se convencionou chamar de "The New Wave of Tradicional Heavy Metal", ou seja, bandas atuais que tem uma sonoridade que remete de imediato o ouvinte ao metal tradicional praticado nos idos da década de 80, além de trazerem ainda grandes influências de NWOBHM. E agora já podemos dizer que o Brasil tem um grande representante nesta cena, o SYMPTOMEN, que já em seu debut mostra que tem tudo para se tornar referência no estilo.
Esqueçam a capa horrorosa do disco (que, sem dúvida, acaba por afastar os desavisados), e se concentrem apenas na sonoridade dos caras, pois o que temos aqui é puro metal tradicional, com algumas leves pitadas de power metal, com forte influência de bandas como ACCEPT, SAXON, IRON MAIDEN (em seus primeiros anos), PEGAZUS e ENFORCER.
Mas que fique claro: não se trata apenas de uma cópia dessas bandas, pois esse quarteto de Tatuí/SP tem muita personalidade, com composições fortes e energéticas, embora simples e de fácil assimilação.
E o grande destaque do disco fica para o guitarrista/vocalista/compositor Iago Pedroso, principalmente nas ótimas linhas vocais, que se sobressaem em todas as 8 faixas do disco, que tem como destaque a pedrada "Back to the 80´s", uma verdadeira homenagem ao estilo, que na parte lírica mostra bem a proposta da banda; "Army of the Children", com ótimos riffs, e um refrão marcante; "Symptomen", uma das mais pesadas do disco; e "Living in Danger", que gruda de imediato na cabeça do ouvinte, tendo tudo para se tornar mais um clássico do metal nacional.
A produção do disco também é boa, pois embora simples, deixou tudo bem "certinho", o que torna a audição do material ainda mais satisfatória.
Assim, temos aqui um debut de muita qualidade, e que eleva o SYMPTOMEN ao status de uma das grandes promessas do metal nacional, tendo tudo para evoluir ainda mais nos próximos lançamentos. Agora, por favor, no próximo registro poderiam escolher com mais cuidado a arte da capa, pois isso faz sim diferença para uma pessoa que não conhece ter boa vontade em escutar as músicas da banda. No mais, um ótimo registro, que vale a aquisição sem pensar duas vezes.
Men Against Men - Symptomen
(2012 – Diefight - Nacional)
1. Back to the 80 s
2. Army of the Children
3. Bad Choices
4. Demean
5. Poisoned World
6. Maybe
7. Symptom Men
8. Living in Danger
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Eric Clapton relembra a única banda da Inglaterra que ele curtia no começo de sua carreira
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco
O significado de "estátuas e cofres e paredes pintadas" na letra de "Pais e Filhos" da Legião
O único brasileiro que inspirou uma música de Paul McCartney na história

Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



