Metalmorphose: se saem muito bem cantando em nossa língua
Resenha - Máquina dos Sentidos - Metalmorphose
Por Vitor Franceschini
Postado em 17 de janeiro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Todos sabem que vivemos a época do 'revival', principalmente no cenário metálico nacional onde bandas como Salário Mínimo, Dorsal Atlântica, Anthares, entre outras voltaram à ativa com shows e até mesmo com trabalhos inéditos, como é o caso da banda pioneira carioca Metalmorphose.
Responsável por abrir as portas do Metal fluminense quando gravou o split LP "Ultimatum" ao lado da Dorsal Atlântica em 1985, o Metalmorphose voltou à ativa em 2008 e lançou duas compilações, além de um CD/DVD ao vivo intitulado "Odisseia". Agora, de fato a banda lança o que poderíamos chamar de seu primeiro full-length, afinal após quase 30 anos de sua fundação, a banda lança um álbum completo.
E o que podemos ouvir em "Máquina dos Sentidos" é algo magistral em termos de Metal nacional cantado em português. Como poucos, o Metalmorphose é uma das bandas que mais se saem bem cantando em nossa língua pátria e sabe encaixar muito bem a emoção passada por nossas letras no tão 'padronizado (em inglês) Heavy Metal.
Trilhando caminhos da NWOBHM e do Hard Rock, o trabalho apresenta uma banda mais que madura, onde os instrumentos mostram coesão e pegada de quem está com 'sangue nos olhos'. Os riffs possuem o peso na medida certa e os timbres das guitarras transbordam a veia Metal com bons e bem executados solos.
O entrosamento da cozinha se destaca, com um baixo cavalar e uma bateria precisa. Tavinho Godoy está cantando muito e seu vocal soa agradável durante toda a audição do trabalho, já que não conta com exageros e possui um grande equilíbrio. Isso sem contar com a produção de Gustavo Andriewiski que soube dosar corretamente a tecnologia disponível atualmente com a tradição sonora da banda.
Destaques não faltam, mas Jamais Desista que abre o disco de forma enérgica e é uma homenagem a Roosevelt Bala (vocalista/baixista do Stress), o puro Heavy Metal Metrópole e a progressiva Pelas Sombras são clássicos imbatíveis dentre às nove composições. Enfim, um trabalho que prova que o Metal nacional tem raiz, e raiz forte!
https://www.facebook.com/Metalmorphose
http://www.myspace.com/metalmorphoseband
http://www.reverbnation.com/metalmorphose
Outras resenhas de Máquina dos Sentidos - Metalmorphose
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Metallica divulga versão ao vivo de "Welcome Home (Sanitarium)"
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
Os três melhores solos do Rush segundo Alex Lifeson, incluindo um que até ele acha difícil
Cinco vocalistas subestimados do mundo do Heavy Metal que merecem a sua atenção
O triste significado de "Adam's Song", um dos maiores clássicos do Blink-182
O primeiro hit do rock nacional com palavrão no refrão que surpreendeu João Gordo

5 bandas de metal nacional dos anos 1980 que mereciam ter mais sucesso
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



