Metalmorphose: se saem muito bem cantando em nossa língua
Resenha - Máquina dos Sentidos - Metalmorphose
Por Vitor Franceschini
Postado em 17 de janeiro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Todos sabem que vivemos a época do 'revival', principalmente no cenário metálico nacional onde bandas como Salário Mínimo, Dorsal Atlântica, Anthares, entre outras voltaram à ativa com shows e até mesmo com trabalhos inéditos, como é o caso da banda pioneira carioca Metalmorphose.
Responsável por abrir as portas do Metal fluminense quando gravou o split LP "Ultimatum" ao lado da Dorsal Atlântica em 1985, o Metalmorphose voltou à ativa em 2008 e lançou duas compilações, além de um CD/DVD ao vivo intitulado "Odisseia". Agora, de fato a banda lança o que poderíamos chamar de seu primeiro full-length, afinal após quase 30 anos de sua fundação, a banda lança um álbum completo.
E o que podemos ouvir em "Máquina dos Sentidos" é algo magistral em termos de Metal nacional cantado em português. Como poucos, o Metalmorphose é uma das bandas que mais se saem bem cantando em nossa língua pátria e sabe encaixar muito bem a emoção passada por nossas letras no tão 'padronizado (em inglês) Heavy Metal.
Trilhando caminhos da NWOBHM e do Hard Rock, o trabalho apresenta uma banda mais que madura, onde os instrumentos mostram coesão e pegada de quem está com 'sangue nos olhos'. Os riffs possuem o peso na medida certa e os timbres das guitarras transbordam a veia Metal com bons e bem executados solos.
O entrosamento da cozinha se destaca, com um baixo cavalar e uma bateria precisa. Tavinho Godoy está cantando muito e seu vocal soa agradável durante toda a audição do trabalho, já que não conta com exageros e possui um grande equilíbrio. Isso sem contar com a produção de Gustavo Andriewiski que soube dosar corretamente a tecnologia disponível atualmente com a tradição sonora da banda.
Destaques não faltam, mas Jamais Desista que abre o disco de forma enérgica e é uma homenagem a Roosevelt Bala (vocalista/baixista do Stress), o puro Heavy Metal Metrópole e a progressiva Pelas Sombras são clássicos imbatíveis dentre às nove composições. Enfim, um trabalho que prova que o Metal nacional tem raiz, e raiz forte!
https://www.facebook.com/Metalmorphose
http://www.myspace.com/metalmorphoseband
http://www.reverbnation.com/metalmorphose
Outras resenhas de Máquina dos Sentidos - Metalmorphose
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Machine Head é presenteado com chave da cadeia de cidade dos EUA
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"
A opinião de Anette Olzon sobre turnê de reunião com Nightwish, Tarja Turunen e Marko


5 bandas de metal nacional dos anos 1980 que mereciam ter mais sucesso
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



