Sideburn: disco promete fazer a banda galgar passos mais largos
Resenha - IV Monument - Sideburn
Por Junior Frascá
Postado em 03 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de praticamente desconhecida e sem o respaldo de uma grande gravadora, o SIDEBURN tem uma carreira bem regular até o momento, praticando um estilo bem diferente do que o comum em seu país natal, a Suécia. E agora os caras chegam a seu quarto e melhor disco, que tem tudo para finalmente fazer a banda galgar passos mais largos em sua promissora carreira.
Para quem ainda não conhece o SIDEBURN, os caras praticam um stoner/doom metal bem pesado e vigoroso, repleto de influências de blues e hard rock setentista, com uma sonoridade bem suja e direta, e que agrada facilmente os apreciadores do estilo, com influências diretas de BLACK SABBATH, DEEP PURPLE, CANDLEMASS, CATHEDRAL, RAINBOW e LED ZEPPELIN.
Além de ótimas guitarras e grandes arranjos, um dos maiores diferencias do som da banda são os vocais de Jani Kataja, que possui um timbre agradabilíssimo, seja nos momentos mais agitados e rápidos, seja nos mais calmos e ambientais.
Todas as faixas do disco são bem longas, em sua maioria ultrapassando os seis minutos de duração, mas não se tornam cansativas, devido à beleza dos arranjos criados, e das variações harmônicas presentes em quase todo interregno do material.
Dentre os destaques do material, cito a excelente "Diamonds", uma típica faixa de abertura de discos de música pesada, bem rápida e intensa; "The Last Day", um "doomzão" de causar inveja aos mestres do CANDLEMASS, com riffs arrastados e uma melancolia de assustar; "Silverwing", repleta de variações e psicodelia; e "The Saviour", pesadíssima, e que remete aos anos do SABBATH com o saudoso mestre R. J. Dio.
Portanto, se você gosta de uma sonoridade mais suja, agressiva e retro, que bebe diretamente da fonte dos primórdios da música pesada, eis aqui uma banda que tem tudo para lhe agradar, e que volta com tudo para finalmente buscar um maior destaque na música pesada. E se depender desse seu quarto monumento, tem tudo para conseguir!
IV Monument - Sideburn
(2012 – Transubstans - Importado)
1. Diamonds (6:04)
2. Fire And Water (6:08)
3. Tomorrows Dream (4:07)
4. Crossing The Lines (6:25)
5. The Last Day (7:05)
6. Silverwing (7:26)
7. The Saviour (6:51)
8. Bring Down The Rain (5:10)
9. Monument (7:43)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As três músicas do Queen que Brian May coloca entre suas favoritas da banda
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do The Cure que decepcionou Robert Smith ao virar seu maior sucesso
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O melhor riff de guitarra do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
A opinião emocionada de vocal do Death Angel sobre "Kill 'Em All", primeiro álbum do Metallica
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Dream Theater e o disco que Felipe Andreoli nem conseguiu ouvir
Slash acha que é pura ostentação comprar guitarras caríssimas; "simplesmente não vale a pena"
A música melancólica — e "esquecida" — do Metallica que James Hetfield adora

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



