Sideburn: disco promete fazer a banda galgar passos mais largos
Resenha - IV Monument - Sideburn
Por Junior Frascá
Postado em 03 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de praticamente desconhecida e sem o respaldo de uma grande gravadora, o SIDEBURN tem uma carreira bem regular até o momento, praticando um estilo bem diferente do que o comum em seu país natal, a Suécia. E agora os caras chegam a seu quarto e melhor disco, que tem tudo para finalmente fazer a banda galgar passos mais largos em sua promissora carreira.
Para quem ainda não conhece o SIDEBURN, os caras praticam um stoner/doom metal bem pesado e vigoroso, repleto de influências de blues e hard rock setentista, com uma sonoridade bem suja e direta, e que agrada facilmente os apreciadores do estilo, com influências diretas de BLACK SABBATH, DEEP PURPLE, CANDLEMASS, CATHEDRAL, RAINBOW e LED ZEPPELIN.
Além de ótimas guitarras e grandes arranjos, um dos maiores diferencias do som da banda são os vocais de Jani Kataja, que possui um timbre agradabilíssimo, seja nos momentos mais agitados e rápidos, seja nos mais calmos e ambientais.
Todas as faixas do disco são bem longas, em sua maioria ultrapassando os seis minutos de duração, mas não se tornam cansativas, devido à beleza dos arranjos criados, e das variações harmônicas presentes em quase todo interregno do material.
Dentre os destaques do material, cito a excelente "Diamonds", uma típica faixa de abertura de discos de música pesada, bem rápida e intensa; "The Last Day", um "doomzão" de causar inveja aos mestres do CANDLEMASS, com riffs arrastados e uma melancolia de assustar; "Silverwing", repleta de variações e psicodelia; e "The Saviour", pesadíssima, e que remete aos anos do SABBATH com o saudoso mestre R. J. Dio.
Portanto, se você gosta de uma sonoridade mais suja, agressiva e retro, que bebe diretamente da fonte dos primórdios da música pesada, eis aqui uma banda que tem tudo para lhe agradar, e que volta com tudo para finalmente buscar um maior destaque na música pesada. E se depender desse seu quarto monumento, tem tudo para conseguir!
IV Monument - Sideburn
(2012 – Transubstans - Importado)
1. Diamonds (6:04)
2. Fire And Water (6:08)
3. Tomorrows Dream (4:07)
4. Crossing The Lines (6:25)
5. The Last Day (7:05)
6. Silverwing (7:26)
7. The Saviour (6:51)
8. Bring Down The Rain (5:10)
9. Monument (7:43)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Fã de 24 anos vai a show do Avenged Sevenfold, rouba ambulância, causa acidente e é presa
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
Brann Dailor explica título do novo álbum do Mastodon, "Marrow Deep"
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura
Blink 182: Travis Barker teria sido chamado para o Slayer?
Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



