Trick or Treat: banda agora "brinca" com álbum conceitual
Resenha - Rabbits' Hill Pt 1 - Trick or Treat
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 30 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
TRICK OR TREAT, o termo em inglês para "doces ou travessuras". Lembrou de Halloween? Não é por menos: eles começaram justamente como uma banda cover do quinteto alemão HELLOWEEN, mas há alguns anos vêm fazendo álbuns originais, conquistando a crítica e os fãs. Rabbits' Hill Pt. 1 é o terceiro.
Com este disco, esta banda italiana conseguiu um trabalho um pouco mais sombrio musicalmente (mas bem pouco mesmo), embora ainda mantendo as letras fantasiosas. Mas não são as fantasias típicas do power metal (ou "melódico"), aquelas que envolvem dragões e cavaleiros. Na verdade, o álbum é conceitual, baseado em "Watership Down", obra do escritor inglês Richard Adams traduzida como "A Longa Jornada" para o português. O livro conta a história de um grupo de coelhinhos que abandona sua toca quando ela é destruída e parte em busca de um novo lar, enfrentando perigos no caminho. Perece uma ideia infantil, mas é bem atual e séria, se analisarmos com cuidado. Na verdade, a temática meio "conto de fadas" combina muito com o grupo, que costuma fazer alusões a brinquedos, contos e outros temas infantis em seus trabalhos – aliás, essa é uma das características que torna o TRICK OR TREAT uma banda muito interessante.
O álbum já abre agradando a nós, brasileiros: a primeira faixa, "Prince with a 1000 Enemies" (descontando a curta introdução "Dawn of Times") conta com ninguém menos que ANDRE MATOS nos vocais, dividindo espaço com o vocalista ALESSANDRO CONTI. Uma faixa extra do álbum traz essa mesma música apenas com ANDRE. E para quem pensa que este será um álbum puramente power metal, abusando de clichês, as exceções começam a surgir logo na terceira faixa, "Spring in the Warren", que serve de introdução para "Premonition" e é bem leve, sem guitarras, lembrando um pouco o som celta dos brasileiros do TUATHA DE DANANN, ainda que sem sopros. Há outras faixas peculiares, como "The Tale of Rowsby Woof", que traz uma gaita de foles (ainda que esse instrumento já seja tão usado no heavy metal atualmente que ninguém mais estranha o seu som agudo irrompendo em meio às guitarras). Já "SassoSpasso", que também faz papel de introdução, desta vez para "I'll Come Back for You", é puro jazz.
O álbum também está bem diverso em termos de "temperatura" das músicas. Algumas são mais lentas e poderosas, como "Premonition", que é guiada por um riff agressivo, quase progressivo nas guitarras de Guido Benedetti e Luca Cabri; e "Bright Eyes", a balada do disco. Outras são mais rápidas e típicas, como "Prince with a 1000 Enemies", "Wrong Turn" e a faixa-título. E há também as que ficam num meio-termo "morno", como "False Paradise" e "Between Anger and Tears".
Se você é fã de HELLOWEEN e ainda não conhece a banda, ou conhece mas não procurou ouvir este álbum, não deixe de fazê-lo – no mínimo, você enganará o estômago – ou melhor, os ouvidos – até que Straight out of Hell, o novo álbum dos alemães, seja lançado em janeiro.
Tracklist:
01- Dawn of times
02- Prince with a 1000 enemies
03 -Spring in the warren
03- Premonition
05- Wrong turn
06- False paradise
07- Between anger and tears
08- Rabbits' Hill
09- The tale of Rowsby Woof
10- SassoSpasso
11- I'll come back for you
12- Bright Eyes
Abaixo, a faixa-título:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Site americano aponta as quatro músicas mais subestimadas do "Black Album", do Metallica
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
Iron Maiden: Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"
Psicografia: uma suposta carta do espírito de Cássia Eller
King Diamond conta o que comprou com a grana que ganhou do Metallica

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



