Brainwash Machine: qualidade atemporal ao Progressivo
Resenha - Modern Day Sisyphus - Brainwash Machine
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras, são raros os discos de bandas de outras nações da América do Sul que são lançados em território brasileiro! O The Brainwash Machine é natural de Bogotá (Colômbia) e iniciou suas atividades em 2011, quando o tecladista Jorge Arango propôs um projeto de Rock Progressivo à Pontificia Universidad Javeriana. A ideia foi levada adiante e rapidamente lançaram "Modern Day Sisyphus", debut que recebeu muita atenção em seu país e que está chegando às nossas lojas através de uma parceria com a MS Metal Records.
"Modern Day Sisyphus" possui todo um conceito musical, visual e até mesmo lírico que segue, de alguma forma, alguns dos modelos estabelecidos pelos mestres que deram origem ao Rock Progressivo. Mas o resultado final não soa totalmente antiquado, pois tudo possui generosas doses de distorção e uma evidente preocupação com a seleção de timbres e áudio final, elementos que conseguem injetar certa qualidade atemporal à sua proposta.
Inspirados pela tragédia e filosofia, o conceito de "Modern Day Sisyphus" abraça os eternos conflitos entre a razão e emoção (muito bem escritos, diga-se), e vemos como a música do The Brainwash Machine consegue ser inteligente, afiada, concisa e, ainda assim, emotiva. E, ao contrário da viagem instrumental interminável que caracteriza o estilo, aqui a maioria das canções oscila entre os quatro e cinco minutos, tendo em "Rye Awakening" e "Of Man And Moth" momentos realmente excelentes.
O The Brainwash Machine merece todos os elogios pelo bom trabalho de estreia, que acaba se tornando bastante recomendável ao público devoto do Rock Progressivo de King Crimson, Gentle Giant ou até mesmo o delirante Camel, além de, obviamente, nomes mais atuais como Pain Of Salvation, Opeth, Dream Theater, etc.
Para finalizar, um pouco de cultura acerca do título deste disco: Sisyphus foi um personagem condenado pelos deuses a realizar um trabalho inútil, empurrando sem descanso uma enorme pedra até o alto de uma montanha de onde ela rolaria encosta abaixo, para que então a mesma fosse novamente deslocada ao topo da montanha e... Bom, enquanto o leitor lê estas linhas absurdas, o grego continua empurrando essa pedra. Ô dura eternidade!
Contato:
wwwthebrainwashmachine.com/
http://www.myspace.com/thebrainwashmachine
Formação:
Andrés Ramírez - voz
Alvaro Cote - guitarra
Diego Ante - guitarra
Jorge Arango - teclados
Manuel Henao - baixo
Christian Gaitán - bateria
The Brainwash Machine - Modern Day Sisyphus
(2012 / MS Metal Records – nacional)
01. Diglossia
02. Rye Awakening
03. Sinister Paragon
04. Of Man And Moth
05. Unwilling Flame
06. Enter Chronos
07. Rout
08. Event Horizon
Outras resenhas de Modern Day Sisyphus - Brainwash Machine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo
O planejamento da Legião Urbana para 1997 caso Renato Russo não tivesse morrido
Gene Simmons explica por que um álbum do Guns N' Roses é um de seus favoritos
O primeiro hit do rock nacional com palavrão no refrão que surpreendeu João Gordo


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



