Brainwash Machine: qualidade atemporal ao Progressivo
Resenha - Modern Day Sisyphus - Brainwash Machine
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras, são raros os discos de bandas de outras nações da América do Sul que são lançados em território brasileiro! O The Brainwash Machine é natural de Bogotá (Colômbia) e iniciou suas atividades em 2011, quando o tecladista Jorge Arango propôs um projeto de Rock Progressivo à Pontificia Universidad Javeriana. A ideia foi levada adiante e rapidamente lançaram "Modern Day Sisyphus", debut que recebeu muita atenção em seu país e que está chegando às nossas lojas através de uma parceria com a MS Metal Records.
"Modern Day Sisyphus" possui todo um conceito musical, visual e até mesmo lírico que segue, de alguma forma, alguns dos modelos estabelecidos pelos mestres que deram origem ao Rock Progressivo. Mas o resultado final não soa totalmente antiquado, pois tudo possui generosas doses de distorção e uma evidente preocupação com a seleção de timbres e áudio final, elementos que conseguem injetar certa qualidade atemporal à sua proposta.
Inspirados pela tragédia e filosofia, o conceito de "Modern Day Sisyphus" abraça os eternos conflitos entre a razão e emoção (muito bem escritos, diga-se), e vemos como a música do The Brainwash Machine consegue ser inteligente, afiada, concisa e, ainda assim, emotiva. E, ao contrário da viagem instrumental interminável que caracteriza o estilo, aqui a maioria das canções oscila entre os quatro e cinco minutos, tendo em "Rye Awakening" e "Of Man And Moth" momentos realmente excelentes.
O The Brainwash Machine merece todos os elogios pelo bom trabalho de estreia, que acaba se tornando bastante recomendável ao público devoto do Rock Progressivo de King Crimson, Gentle Giant ou até mesmo o delirante Camel, além de, obviamente, nomes mais atuais como Pain Of Salvation, Opeth, Dream Theater, etc.
Para finalizar, um pouco de cultura acerca do título deste disco: Sisyphus foi um personagem condenado pelos deuses a realizar um trabalho inútil, empurrando sem descanso uma enorme pedra até o alto de uma montanha de onde ela rolaria encosta abaixo, para que então a mesma fosse novamente deslocada ao topo da montanha e... Bom, enquanto o leitor lê estas linhas absurdas, o grego continua empurrando essa pedra. Ô dura eternidade!
Contato:
wwwthebrainwashmachine.com/
http://www.myspace.com/thebrainwashmachine
Formação:
Andrés Ramírez - voz
Alvaro Cote - guitarra
Diego Ante - guitarra
Jorge Arango - teclados
Manuel Henao - baixo
Christian Gaitán - bateria
The Brainwash Machine - Modern Day Sisyphus
(2012 / MS Metal Records – nacional)
01. Diglossia
02. Rye Awakening
03. Sinister Paragon
04. Of Man And Moth
05. Unwilling Flame
06. Enter Chronos
07. Rout
08. Event Horizon
Outras resenhas de Modern Day Sisyphus - Brainwash Machine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Bob Daisley chama de "verdadeiro crime" falta de crédito em clássico de Ozzy Osbourne
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Em 1967, para Paul McCartney os Beatles "passariam o bastão" para o Pink Floyd
Supertramp: A bizarra coincidência entre o 11 de setembro e o álbum de 1979 da banda
A música pesada do Aerosmith que fez a cabeça de Slash e é a preferida de James Hetfield

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



