Brainwash Machine: qualidade atemporal ao Progressivo
Resenha - Modern Day Sisyphus - Brainwash Machine
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras, são raros os discos de bandas de outras nações da América do Sul que são lançados em território brasileiro! O The Brainwash Machine é natural de Bogotá (Colômbia) e iniciou suas atividades em 2011, quando o tecladista Jorge Arango propôs um projeto de Rock Progressivo à Pontificia Universidad Javeriana. A ideia foi levada adiante e rapidamente lançaram "Modern Day Sisyphus", debut que recebeu muita atenção em seu país e que está chegando às nossas lojas através de uma parceria com a MS Metal Records.
"Modern Day Sisyphus" possui todo um conceito musical, visual e até mesmo lírico que segue, de alguma forma, alguns dos modelos estabelecidos pelos mestres que deram origem ao Rock Progressivo. Mas o resultado final não soa totalmente antiquado, pois tudo possui generosas doses de distorção e uma evidente preocupação com a seleção de timbres e áudio final, elementos que conseguem injetar certa qualidade atemporal à sua proposta.
Inspirados pela tragédia e filosofia, o conceito de "Modern Day Sisyphus" abraça os eternos conflitos entre a razão e emoção (muito bem escritos, diga-se), e vemos como a música do The Brainwash Machine consegue ser inteligente, afiada, concisa e, ainda assim, emotiva. E, ao contrário da viagem instrumental interminável que caracteriza o estilo, aqui a maioria das canções oscila entre os quatro e cinco minutos, tendo em "Rye Awakening" e "Of Man And Moth" momentos realmente excelentes.
O The Brainwash Machine merece todos os elogios pelo bom trabalho de estreia, que acaba se tornando bastante recomendável ao público devoto do Rock Progressivo de King Crimson, Gentle Giant ou até mesmo o delirante Camel, além de, obviamente, nomes mais atuais como Pain Of Salvation, Opeth, Dream Theater, etc.
Para finalizar, um pouco de cultura acerca do título deste disco: Sisyphus foi um personagem condenado pelos deuses a realizar um trabalho inútil, empurrando sem descanso uma enorme pedra até o alto de uma montanha de onde ela rolaria encosta abaixo, para que então a mesma fosse novamente deslocada ao topo da montanha e... Bom, enquanto o leitor lê estas linhas absurdas, o grego continua empurrando essa pedra. Ô dura eternidade!
Contato:
wwwthebrainwashmachine.com/
http://www.myspace.com/thebrainwashmachine
Formação:
Andrés Ramírez - voz
Alvaro Cote - guitarra
Diego Ante - guitarra
Jorge Arango - teclados
Manuel Henao - baixo
Christian Gaitán - bateria
The Brainwash Machine - Modern Day Sisyphus
(2012 / MS Metal Records – nacional)
01. Diglossia
02. Rye Awakening
03. Sinister Paragon
04. Of Man And Moth
05. Unwilling Flame
06. Enter Chronos
07. Rout
08. Event Horizon
Outras resenhas de Modern Day Sisyphus - Brainwash Machine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O apelido irônico que Folha de S. Paulo deu ao Engenheiros do Hawaii em 1986
Led Zeppelin ou Pink Floyd, qual dos dois vendeu mais discos de estúdio?
O rockstar com quem Slash diz ser impossível de trabalhar; "Por que raios eu fui chamado"


Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



