Bad Salad: Prog Metal intrincado e grudento
Resenha - Uncivilized - Bad Salad
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pouquíssimo tempo de estrada e já estreando com um disco tão bom! O Bad Salad iniciou suas atividades na Brasília de 2007, sem grandes preocupações em adotar uma linha musical específica, apenas tendo como objetivo escrever canções durante as jam sessions que realizavam. A procura pela formação ideal fez com que permanecessem em um hiato que se estendeu pelos próximos dois anos, mas tudo se ajeitou e o resultado agora se cristaliza no debut "Uncivilized".
Ainda que o Bad Salad admita que não tivesse como premissa um estilo específico, bastam alguns minutos de audição para concluir que toda a virtuose empregada situa "Uncivilized" no chamado Prog Metal, sendo inegável a influência do Dream Theater em suas composições – mas que de forma alguma desmereça qualquer aspecto deste primeiro disco, dada a fluidez e carisma que permeiam os mais de 70 minutos do repertório.
Ou seja, os brasilienses possuem garra mais do que suficiente para que cada canção se sustente por si própria. Intrincado de forma sensata ou com melodias que esbanjam feeling, cada músico possui espaço para mostrar a intimidade com seus respectivos instrumentos. E, mesmo que "Uncivilized" reserve novas descobertas ao longo de tantas variações rítmicas, algo que acrescenta de forma positiva é a capacidade do Bad Salad em oferecer freqüentes ocasiões 'grudentas'.
São sete canções, onde apenas duas delas possuem menos de 10 minutos e, independente de "Crowded Sky" (excelente solo de guitarra) e "Nemesis" serem os singles, há algo muito especial envolvendo a introspectiva "Mourning", que vai crescendo e mostra um vocalista que convence pela ausência de exageros; e ainda a gostosa "Sights From Within", cheia de nuances, orquestrações e muita distorção.
Apenas como curiosidade, vale citar que o guitarrista Thiago Campos foi uma das primeiras pessoas a tecer comentários analíticos sobre "A Dramatic Turn Of Events", liberado pelo Dream Theater em 2011, argumentos que inclusive receberam o respaldo do próprio Mike Portnoy. Ou seja, este fato comprova que o Bad Salad sabe o que faz e está perfeitamente confortável neste estilo. Ao contrário da esquisitice do nome de batismo, a salada é boa!
Contato:
http://www.badsalad.net/
http://www.reverbnation.com/badsalad
Formação:
Denis Oliveira - voz
Thiago Campos - guitarra
Felipe Campos - baixo
Caco Gonçalves - bateria
Bad Salad – Uncivilized
(2012 / independente – nacional)
01. Crowded Sky
02. Nemesis
03. Mourning
04. The Second Calling
05. Damned
06. Sights From Within
07. Dawn Of The Machine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Vídeo mostra Joey e Johnny Ramone tocando "Pet Sematary" no programa de David Letterman
A humilde reação do Dave Mustaine após diretor brasileiro mostrar como ficou novo clipe
A diferença entre os vocalistas Bon Scott e Brian Johnson, segundo Angus Young


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



