Bad Salad: Prog Metal intrincado e grudento
Resenha - Uncivilized - Bad Salad
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de novembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pouquíssimo tempo de estrada e já estreando com um disco tão bom! O Bad Salad iniciou suas atividades na Brasília de 2007, sem grandes preocupações em adotar uma linha musical específica, apenas tendo como objetivo escrever canções durante as jam sessions que realizavam. A procura pela formação ideal fez com que permanecessem em um hiato que se estendeu pelos próximos dois anos, mas tudo se ajeitou e o resultado agora se cristaliza no debut "Uncivilized".
Ainda que o Bad Salad admita que não tivesse como premissa um estilo específico, bastam alguns minutos de audição para concluir que toda a virtuose empregada situa "Uncivilized" no chamado Prog Metal, sendo inegável a influência do Dream Theater em suas composições – mas que de forma alguma desmereça qualquer aspecto deste primeiro disco, dada a fluidez e carisma que permeiam os mais de 70 minutos do repertório.
Ou seja, os brasilienses possuem garra mais do que suficiente para que cada canção se sustente por si própria. Intrincado de forma sensata ou com melodias que esbanjam feeling, cada músico possui espaço para mostrar a intimidade com seus respectivos instrumentos. E, mesmo que "Uncivilized" reserve novas descobertas ao longo de tantas variações rítmicas, algo que acrescenta de forma positiva é a capacidade do Bad Salad em oferecer freqüentes ocasiões 'grudentas'.
São sete canções, onde apenas duas delas possuem menos de 10 minutos e, independente de "Crowded Sky" (excelente solo de guitarra) e "Nemesis" serem os singles, há algo muito especial envolvendo a introspectiva "Mourning", que vai crescendo e mostra um vocalista que convence pela ausência de exageros; e ainda a gostosa "Sights From Within", cheia de nuances, orquestrações e muita distorção.
Apenas como curiosidade, vale citar que o guitarrista Thiago Campos foi uma das primeiras pessoas a tecer comentários analíticos sobre "A Dramatic Turn Of Events", liberado pelo Dream Theater em 2011, argumentos que inclusive receberam o respaldo do próprio Mike Portnoy. Ou seja, este fato comprova que o Bad Salad sabe o que faz e está perfeitamente confortável neste estilo. Ao contrário da esquisitice do nome de batismo, a salada é boa!
Contato:
http://www.badsalad.net/
http://www.reverbnation.com/badsalad
Formação:
Denis Oliveira - voz
Thiago Campos - guitarra
Felipe Campos - baixo
Caco Gonçalves - bateria
Bad Salad – Uncivilized
(2012 / independente – nacional)
01. Crowded Sky
02. Nemesis
03. Mourning
04. The Second Calling
05. Damned
06. Sights From Within
07. Dawn Of The Machine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Divulgado show que marcou a despedida de Mike Portnoy do Dream Theater em 2010
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
Phil Campbell pegou no sono antes de gravar solo de música do Motörhead
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A melhor banda de abertura que o Foo Fighters já teve, segundo Dave Grohl
O hit de Cazuza que homenageia político dos anos 1980: "Ele não era o galã do Brasil?"
Lendário baixista conta como era gravar com John Lennon: "Dava para sentir ele te ouvindo"
As duas poderosas músicas do Queen que Brian May mais gosta de tocar ao vivo

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



