O hit de Cazuza que homenageia político dos anos 1980: "Ele não era o galã do Brasil?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de dezembro de 2024
Lançada no álbum "Só se For a Dois", a canção "Vai à Luta" nasceu da parceria entre Cazuza e Rogério Meanda. Com inspiração política e um olhar crítico sobre a fama, a música presta uma homenagem ao então ministro da Fazenda do governo Sarney, Dilson Funaro. As entrevistas foram retiradas do livro "Preciso Dizer Que Te Amo".
Cazuza - Mais Novidades
"Esta música é uma homenagem ao Dilson Funaro. Ele não era o galã do Brasil?", disse Cazuza. "Eu nunca tive a menor ilusão em torno da fama. Acho que a gente tem que ter consciência de que o público é infiel mesmo, de que a gente um dia está lá em cima e, no outro, lá embaixo. A letra tem ligação com os insucessos de Dilson Funaro, mas também com a crítica e o público, quando acrescentei a frase de Millôr Fernandes: ‘Os fãs de hoje são os linchadores de amanhã!’"
Rogério Meanda relembra o momento em que a melodia foi apresentada: "Foi numa festa e tomávamos champagne, quando toquei essa melodia pela primeira vez. Cazuza disse na hora: ‘Gostei!’ E, quando veio a letra, era o mesmo discurso que ele costumava fazer a respeito do sucesso: que tínhamos que encará-lo como uma coisa efêmera, e tomar cuidado com as pessoas que gostavam de fofocar."
Ele acrescenta: "O que importava, dizia ele, era a luta! Cazuza era muito engraçado, embora seu lado agressivo também aparecesse bastante. Mas me lembro do Cazuza como um cara muito homem, no sentido de ser homem mesmo, de acreditar nas coisas, ser honesto, amigo, verdadeiro."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A pérola de Renato Russo que obrigou músico de Cazuza a mudar levada em estúdio
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
Rogério Skylab critica Renato Russo, Cazuza, Lobão, e todo o pessoal do BRock
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


