O hit de Cazuza que homenageia político dos anos 1980: "Ele não era o galã do Brasil?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de dezembro de 2024
Lançada no álbum "Só se For a Dois", a canção "Vai à Luta" nasceu da parceria entre Cazuza e Rogério Meanda. Com inspiração política e um olhar crítico sobre a fama, a música presta uma homenagem ao então ministro da Fazenda do governo Sarney, Dilson Funaro. As entrevistas foram retiradas do livro "Preciso Dizer Que Te Amo".
Cazuza - Mais Novidades
"Esta música é uma homenagem ao Dilson Funaro. Ele não era o galã do Brasil?", disse Cazuza. "Eu nunca tive a menor ilusão em torno da fama. Acho que a gente tem que ter consciência de que o público é infiel mesmo, de que a gente um dia está lá em cima e, no outro, lá embaixo. A letra tem ligação com os insucessos de Dilson Funaro, mas também com a crítica e o público, quando acrescentei a frase de Millôr Fernandes: ‘Os fãs de hoje são os linchadores de amanhã!’"
Rogério Meanda relembra o momento em que a melodia foi apresentada: "Foi numa festa e tomávamos champagne, quando toquei essa melodia pela primeira vez. Cazuza disse na hora: ‘Gostei!’ E, quando veio a letra, era o mesmo discurso que ele costumava fazer a respeito do sucesso: que tínhamos que encará-lo como uma coisa efêmera, e tomar cuidado com as pessoas que gostavam de fofocar."
Ele acrescenta: "O que importava, dizia ele, era a luta! Cazuza era muito engraçado, embora seu lado agressivo também aparecesse bastante. Mas me lembro do Cazuza como um cara muito homem, no sentido de ser homem mesmo, de acreditar nas coisas, ser honesto, amigo, verdadeiro."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Steve Harris, do Iron Maiden, quer fazer shows até o fim da vida
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


