Circus Maximus: metal progressivo vindo da terra do Black
Resenha - Nine - Circus Maximus
Por Junior Frascá
Postado em 09 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não, a Noruega não é um país conhecido por suas bandas de metal progressivo. Mas, mesmo assim, uma das bandas mais legais da atualidade, o CIRCUS MAXIMUS, vem da terra do Black Metal. A banda, que já conta com mais de 10 anos de estrada, chega apenas a seu terceiro disco, o melhor de sua carreira até o momento, e sem dúvida, um dos melhores do estilo em 2012.

A banda pode ser desconhecida no Brasil, mas a cada novo lançamento vem conseguindo mais e mais reconhecimento na Europa, com ótimas tours e uma vendagem de álbuns razoável para os padrões atuais da industria fonográfica.
O estilo praticado pelos caras, como dito, é o metal progressivo, repleto de momentos pesados, e até algo de AOR, que tornam as músicas bem interessantes e prazerosas de se ouvir. Os riff do guitarrista Mats Haugen são muito legais, ora repletos de brutalidade, ora prezando pela melodia, muito bem acompanhados da cozinha precisa e técnica formada por Truls Haugen (bateria) e Glen Mollen (baixo). O tecladista Lasse Finbraeten também chama a atenção, pois consegue encaixar bem seu instrumento, sem soar forçado, com arranjos de muito bom gosto. Mas o grande destaque do material é o vocalista Michael Eriksen, com um timbre muito agradável e emocional, daqueles fáceis de se gostar desde o primeiro contato.

E o que torna "Nine" um disco tão legal é o fato de que a banda primou pela vitalidade e harmonia na criação das faixas, deixando de lado os excessos de virtuosismo. Todos são excelentes músicos, mais deixaram de buscar os destaques individuais em prol do todo. Além disso, o trabalho de produção de Christian Wibe fez toda a diferença, pois o som ficou bem orgânico e equilibrado.
Assim, temos aqui 10 petardos do metal progressivo, sempre com muito peso, ótimas melodias, diversas quebras de andamento e momentos mais viajados. Todas as faixas são bem legais e merecem ser ouvida com atenção, mas caso queira ter uma ideia geral da qualidade do material, escute "Game of Life" e "Used", que demonstram bem o que é o som do CIRCUS MAXIMUS.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Um grande trabalho, daqueles que teimam em não querer sair do nosso player, e que fatalmente fará com que o CIRCUS MAXIMUS galgue degraus mais altos em sua carreira, sendo reconhecida como uma das grandes bandas de metal progressivo da atualidade. Se curte o estilo, nem pense em não escutar!
Nine – Circus Maximus
(2012- Frontiers - Importado)
Formação:
Michael Eriksen: Vocais
Truls Haugen: Bateria
Mats Haugen: Guitarras
Glen Møllen: Baixo
Lasse Finbråten: Teclados
Track List:
1. Forging
2. Architect of Fortune
3. Namaste
4. Game of Life
5. Reach Within
6. I Am
7. Used
8. The One
9. Burn After Reading
10. Last Goodbye

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
A canção de ninar que virou tema de filme da Disney e deu um Oscar a Phil Collins
Ex-Kiss, Bruce Kulick passa por cirurgia para substituição de válvula cardíaca
Cavalera Conspiracy participará de evento que celebra 40 anos de "Reign in Blood", do Slayer
Tarja Turunen comenta participação de Dani Filth em sua música nova
Os vocalistas dos anos 1990 que se entregaram ao vício e frustraram Gene Simmons (Kiss)
O mais lindo solo de guitarra da música brasileira para Regis Tadeu
O clássico dos Paralamas que Gilberto Gil escreveu a letra e ditou pelo telefone

A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

