Circus Maximus: metal progressivo vindo da terra do Black
Resenha - Nine - Circus Maximus
Por Junior Frascá
Postado em 09 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não, a Noruega não é um país conhecido por suas bandas de metal progressivo. Mas, mesmo assim, uma das bandas mais legais da atualidade, o CIRCUS MAXIMUS, vem da terra do Black Metal. A banda, que já conta com mais de 10 anos de estrada, chega apenas a seu terceiro disco, o melhor de sua carreira até o momento, e sem dúvida, um dos melhores do estilo em 2012.
A banda pode ser desconhecida no Brasil, mas a cada novo lançamento vem conseguindo mais e mais reconhecimento na Europa, com ótimas tours e uma vendagem de álbuns razoável para os padrões atuais da industria fonográfica.
O estilo praticado pelos caras, como dito, é o metal progressivo, repleto de momentos pesados, e até algo de AOR, que tornam as músicas bem interessantes e prazerosas de se ouvir. Os riff do guitarrista Mats Haugen são muito legais, ora repletos de brutalidade, ora prezando pela melodia, muito bem acompanhados da cozinha precisa e técnica formada por Truls Haugen (bateria) e Glen Mollen (baixo). O tecladista Lasse Finbraeten também chama a atenção, pois consegue encaixar bem seu instrumento, sem soar forçado, com arranjos de muito bom gosto. Mas o grande destaque do material é o vocalista Michael Eriksen, com um timbre muito agradável e emocional, daqueles fáceis de se gostar desde o primeiro contato.
E o que torna "Nine" um disco tão legal é o fato de que a banda primou pela vitalidade e harmonia na criação das faixas, deixando de lado os excessos de virtuosismo. Todos são excelentes músicos, mais deixaram de buscar os destaques individuais em prol do todo. Além disso, o trabalho de produção de Christian Wibe fez toda a diferença, pois o som ficou bem orgânico e equilibrado.
Assim, temos aqui 10 petardos do metal progressivo, sempre com muito peso, ótimas melodias, diversas quebras de andamento e momentos mais viajados. Todas as faixas são bem legais e merecem ser ouvida com atenção, mas caso queira ter uma ideia geral da qualidade do material, escute "Game of Life" e "Used", que demonstram bem o que é o som do CIRCUS MAXIMUS.
Um grande trabalho, daqueles que teimam em não querer sair do nosso player, e que fatalmente fará com que o CIRCUS MAXIMUS galgue degraus mais altos em sua carreira, sendo reconhecida como uma das grandes bandas de metal progressivo da atualidade. Se curte o estilo, nem pense em não escutar!
Nine – Circus Maximus
(2012- Frontiers - Importado)
Formação:
Michael Eriksen: Vocais
Truls Haugen: Bateria
Mats Haugen: Guitarras
Glen Møllen: Baixo
Lasse Finbråten: Teclados
Track List:
1. Forging
2. Architect of Fortune
3. Namaste
4. Game of Life
5. Reach Within
6. I Am
7. Used
8. The One
9. Burn After Reading
10. Last Goodbye
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi aponta duas coisas que não curtiu em seu novo álbum solo, "From the Dark"
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Roger Waters x David Gilmour; Nick Mason revelou quem foi o culpado da treta
A megacantora de 400 milhões de cópias sobre quem Sepultura fez comentários pouco elogiosos
A música do Metallica em que James mete o pé e fala sobre uma de suas grandes paixões



A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



