Creedence Clearwater Revival: maior hit maker do rock
Resenha - Chronicle Vol.1 - Creedence Clearwater Revival
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 27 de setembro de 2012
Quando o assunto é classic rock, a iconoclastia não vale: bandas como THE ANIMALS e THE WHO merecem nossas honras hoje e sempre. Baseado no aspecto discográfico, inclui-se aí, sem dúvida, o irrepreensível material produzido entre as décadas de 60 e início de 70 pelos californianos de EL Cerrito, o CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL, banda de nome esdrúxulo e som fervente capitaneada pelos irmãos Fogerty. Do primeiro e homônimo álbum de 1968 até "Mardi Grass" de 1972 - já sem TOM FOGERTY - o CREEDENCE se firmou com um dos maiores hit makers do rock n´roll, fornecendo, de modo inconsciente, material para bandas cover pelos próximos dois séculos.
Creedence C. Revival - + Novidades
A discografia da banda, como um todo, vale o dispêndio. Entretanto para iniciáticos, ou mesmo para se ter uma bela trilha sonora naquela viagem longa, "Chronicles Vol. 1", lançado originalmente como álbum duplo em 1976, vale pelo resumão dessa clássica obra. Fazendo um percurso discográfico que passa pelos sete discos oficiais lançados, "Chronicles" dá ao ouvinte uma mapa preciso da mistura de country, blues, rock n´roll e soul - que alguns já chamaram de swamp rock- que deu origem ao mito.
Em canções autorais ou em covers objeto de ususcapião ("Suzie Q, "I Put a Spell on You", "I Heard It Through the Grapevine") a grande chave do CREEDENCE parece ser a simplicidade: "Bad Moon Rising", "Hey Tonight", "Down on the Corner" são as mais democráticas possíveis em termos de recursos harmônicos, baseadas na voz impactante ( até os dias de hoje) e na guitarra modesta de JOHN FOGERTY.
Outra marca do DNA do CREEDENCE é sustentada no departamento de baladas: "Long As I Can See the Light", "Who'll Stop the Rain", "Lodi" e até mesmo a mais acelerada "Proud Mary" são áudio –aulas para compositores, influenciando desde RANDY NEWMAN até GARTH BROOKS. Rock n´roll raiz? "Sweet Hitch-Hiker" e "Travelin' Band". Guitarras estalando? Run Through the Jungle" e "Fortunate Son". Classic country? "Lookin' out My Back Door". "Have You Ever Seen the Rain?" Tem sim senhor.
Resumo: necessário.
1. "Susie Q"
2. "I Put a Spell on You"
3. "Proud Mary"
4. "Bad Moon Rising"
5. "Lodi"
6. "Green River"
7. "Commotion"
8. "Down on the Corner"
9. "Fortunate Son"
10. "Travelin' Band" –
11. "Who'll Stop the Rain"
12. "Up Around the Bend"
13. "Run Through the Jungle"
14. "Lookin' out My Back Door"
15. "Long As I Can See the Light"
16. "I Heard It Through the Grapevine"
17. "Have You Ever Seen the Rain?"
18. "Hey Tonight"
19. "Sweet Hitch-Hiker"
20. "Someday Never Comes"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Woodstock Rock Store caminha para se tornar patrimônio cultural imaterial de São Paulo
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A música do Creedence que os fãs adoram mas John Fogerty nunca engoliu direito
O clássico que já anunciava o fim do Creedence, segundo John Fogerty
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


