Arandu Arakuaa: Metal com temática indígena brasileira
Resenha - Arandu Arakuaa - Arandu Arakuaa
Por Vitor Franceschini
Postado em 15 de setembro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pelo menos para esse que vos escreve não é nenhuma novidade uma banda se enveredar a fazer Metal com temáticas indígena brasileira. Afinal, já pude conferir a banda Corubo, do Acre, que faz Black Metal se utilizando desses temas, além da 'falecida' Relva de Sangue que tinha os seus integrantes com pseudônimos indígenas.
Mas, isso é muito bem vindo, pois tudo que preserva a cultura de nosso país é positivo. O Arandu Arakuaa surgiu em 2008 e resolveu também embarcar nessa. Formado por Nájila Cristina (vocal), Zândhio Aquino (vocal/guitarra/teclado), Saulo Lucena (baixo/vocal) e Adriano Ferreira (bateria) o grupo vai além das bandas citadas, pois canta na língua tupi antiga e possui uma aura típica de celebrações indígenas em sua música.
Quem pensa que a isso a banda alia um Metal melódico ou algo similar se engana, já que o Metal extremo traduzido em Black Metal é o que compõe a área que nos interessa. A faixa, Tupinambá, por exemplo, é densa e possui vocais guturais rasgados se alternando a vocais líricos femininos. A música caiu muito bem e pode ser um belo cartão de visitas.
Já Auê! demonstra um grande lado da música folclórica indígena. O único 'porém' fica por conta dos vocais de Nájila que, diferentemente da primeira composição, soam menos enérgicos e até sem feeling. Kunhãmuku~i apesar de curta, mostra uma interessante variação e Moxy Pe~e Supé Anhangá é a mais extrema de todas, com bons riffs e levada mais dinâmica.
A capa do trabalho é interessante e a produção sonora ficou no limite e está ok. Por fim podemos constatar que, apesar da ideia não ser completamente original, a banda conseguiu se superar na sonoridade que é bem ímpar. Basta saber explorar mais a temática e sonoridade para não cair na mesmice.
https://www.facebook.com/pages/Arandu-Arakuaa/300527933306895
http://www.myspace.com/aranduarakuaa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Para Gary Holt, Paul Baloff é o maior frontman da história do thrash metal
As duas músicas "muito difíceis" que o Metallica evita tocar ao vivo
Jimmy Page sobre a pior capa do Led Zeppelin: "Eu assumo a responsabilidade por ela"
Para Dave Mustaine, apenas dois guitarristas usaram a alavanca da forma correta


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



