Makinária Rock: Rompendo as barreiras do Rock
Resenha - Makinária Rock - Makinária Rock
Por Fernando R. R. Júnior
Postado em 01 de setembro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2008 Carlos Digger nos vocais e bateria, Renato no baixo e Jow na guitarra e backing vocals, iniciaram o Makinária Rock, uma banda que canta em português um Rock´n´Roll pesado ( ou se preferir Heavy Rock ) e com influências dos anos 80. Neste mesmo ano saiu a demo Puro Rock e em 2010, o primeiro cd autointitulado gravado no Studio Turbo A em 2010 por Walter e André.
Com barulhos de copos quebrando e vozes ao fundo começa Cansado, faixa de abertura desde cd do Makinária Rock em uma linha mais cadenciada com riffs de guitarras pesados e em português com o pé ficando no Heavy Metal Brasileiro dos anos 80, curioso é o final com o som de uma "caixinha de música" antiga. Continuando com os solos mais sujos de guitarras que já havia percebido na primeira, mas agora com muitos repiques para que o vozeirão grosso do baterista Carlos Digger conte a história de Vivendo A Vida.
Várias Gatas traz os riffs mais cativantes até aqui, pois a pegada de guitarra, bateria e baixo dão a sustentação necessária para Carlos Digger cantar de forma bastante despojada. E em Não Quero Saber, a fórmula não se altera: é rockão pesado, repique na bateria, vocais graves e guitarra bem crua com solos distorcidos, mas mesmo sendo semelhante uma música com a outra, saiba que você será pego, justamente, pela repetição que o Makinária Rock realiza, afinal, se gente como AC/DC, Motörhead entre outras não mexem em sua fórmula de sucesso, porque o trio haveria de fazer?
Valeu A Pena possui sua parte instrumental forte como as demais e a letra de certa forma, motivadora, e isso somado ao competente solo de Jow em sua guitarra. O Makinária Rock incluiu dois bônus ao vivo neste trabalho: o primeiro o cover de Meu Mal dos paulistanos do Baranga, que recebeu o estilo mais cru da banda e a versão ficou bem legal; e o segundo é um tributo acelerado e com muitos solos de guitarra do trio ao nobre Made In Brazil com Deus Salva, o Rock Alivia.
Em tempos que muitas inovações podem até serem prejudiciais, o Makinária Rock investiu em um Rockão Pesado bem básico, quase sem variações, mas que agrada a maneira que se ouve mais vezes o cd e como disse acima, se temos bandas veteranas que não alteram sua linha por nada, então longa vida ao Heavy Rock do Power Trio.
Entretanto, a formação que gravou o cd já não existe mais, pois o guitarrista Jow saiu e Alexandre Sartori entrou em seu lugar e também Renato foi substituído por Maurício Parra e estes dois nomes juntos a Carlos Digger terão a missão de manter a pegada ouvida aqui.
track-list:
1 - Cansado
2 - Vivendo a Vida
3 - Várias Gatas
4 - Não Quero Saber
5 - Valeu a Pena
6 - Meu Mal - Cover Banda Baranga
7 - Deus Salva o rock Alivia - Cover banda Made in Brazil
Outras resenhas de Makinária Rock - Makinária Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
O clássico do rock escrito para uma paixão proibida e que ganhou o nome de uma mulher falecida
20 Filmes Mais Punk: "Rock N Roll High School" em primeiro
A polêmica e famosa canção que todos do Pink Floyd tocam, menos Roger Waters



Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



