Allos: Mais uma estreia de respeito
Resenha - Spiritual Battle - Allos
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de agosto de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais uma estreia de respeito... O Allos – palavra grega que faz referência ao Espírito Santo – é uma banda de Heavy Metal com temática cristã de Belo Horizonte (MG) e que começou suas atividades em 2003, passando os anos seguintes executando covers de bandas como Narnia e Stryper. Mas, foi a partir de 2009 que os mineiros começaram a lapidar seus arranjos para a construção de canções autorais, que agora deram origem a seu primeiro disco, "Spiritual Battle".
"Spiritual Battle" pisa fundo no Heavy Metal com profusão de melodias pomposas, muitas influências da música clássica, tudo embalado por uma agradável configuração progressiva. Em linhas gerais, não ultrapassa os limites do que já foi oferecido por muitas bandas de metal melódico, mas o Allos vence por seus jovens músicos possuírem espaço de sobra para explorarem seus instrumentos, mostrando-se muito competentes na arte de aliar técnica e sentimentos.
Assim, os mineiros convencem pela consciência na elaboração de riffs, seção rítmica que evita o óbvio, muitos solos se alternando entre guitarras e teclados e um vocalista completamente adequado à proposta. E, ainda que os 40 minutos fluam muito bem, dá para destacar "Mirror Of Deep Waters" e "Power Of Choice", que tão bem exprimem o que é o Allos; além da sensibilidade da balada "My Spirit". A única canção que se destoa é "Eterno Presente" pelo fato de ser cantada em português, com a presença da bonita voz de Fernanda Ohara dividindo espaço com Celso Alves.
O Allos segue seriamente comprometido na divulgação de sua orientação religiosa. As letras são baseadas nos textos bíblicos, com as devidas referências e possuem as traduções (iniciativa que poderia ser seguida por muitas outras bandas!) no próprio encarte, que, aliás, prima por uma produção visual de primeira, tendo como responsável Carlos Fides (Narnia, Oficina G3, Shaman).
Naturalmente o profissionalismo se estende ao áudio, que está incrivelmente cristalino, resultado da experiência de Alan Wallace e André Márcio (Eminence) no estúdio WZ. Independente do julgamento tendencioso dos detratores do cristianismo, "Spiritual Battle" tem potencial para atrair não somente o público cristão, mas também considerável fatia dos amantes do Heavy Metal Melódico de nomes como Angra ou Malmsteen. Dêem uma cuidadosa conferida e tirem suas conclusões.
Contato:
http://www.myspace.com/allosofficial
Formação:
Celso Alves - voz
Junior Oliveira - guitarra
Wilmer Richard - teclados
Edley Winderson - baixo
Wallace Ryan - bateria
Allos – Spiritual Battle
(2012 / independente – nacional)
01. Unknown World
02. Mirror Of Deep Waters
03. Power Of Choice
04. Journey
05. Everlasting Love
06. The Hero
07. My Spirit
08. Eterno Presente
09. Call Of Time
10. Spiritual Battle
Obs: O Disco foi produzido também por Alfredo Ribeiro, que masterizou o áudio e finalizou a mix.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


