Queen: A banda certa e a postura certa no momento certo
Resenha - Sheer Heart Attack - Queen
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 06 de julho de 2012
Nota: 10
Em 1991, a BIZZ publicou um editorial sobre a morte de FREDDIE MERCURY, onde o resenhista escreveu que o QUEEN tinha transformado o "hard rock - coisa de macho - em `high camp´, espalhado e frívolo". Mais de vinte anos depois – e sem lembrar o nome do redator da matéria, alguém me ajude, por favor - me lembro bem dessas palavras. O QUEEN foi a banda certa, com a postura certa e, principalmente, no momento certo.
Só fui entender melhor o que o QUEEN significava no contexto do rock n´roll nessa época – no ano seguinte houve o famoso tributo a MERCURY com participação de gente do naipe do METALLICA e TONY IOMMI. Garimpando atrás dos "passos perdidos", o primeiro álbum que ouvi na íntegra foi "Sheer Heart Attack" que eu comprei no sebo em troca de moedas (bons tempos!)
Gravado e lançado em 1974, "Sheer" foi o terceiro álbum do quarteto inglês, novamente produzido em parceria com o mago ROY BAKER (que também construiu clássicos de FREE, NAZARETH e outros). Marcado por alguns imprevistos (BRIAN MAY ficou doente duas vezes durante as gravações e algumas guitarras como em "Misfire" foram integralmente gravadas por JOHN DEACON), o álbum, é uma coqueteleira de hard bruto, ópera, orquestra e uma boa dose de genialidade sobrenatural.
"Brighton Rock" com seu vocal inicial quase psicodélico – próxima a uma versão esquizofrênica dos BEE GEES – tem o famoso interlúdio de guitarra que transformaria MAY em uma referência de composição para as gerações futuras, com várias camadas sobrepostas entremeadas à um riff "cavalgado" - que prenunciou ao metal da década seguinte. "Killer Queen" vai na melhor linha de composição de McCARTNEY - piano de "cabaré" e aquela mixagem vocal que só o QUEEN fez - sem contestação.
Se em "Flick of The Wrist", MAY faz um inteligentíssimo uso de escalas, mostrando tendências que dariam base posterior para o metal progressivo - o DREAM THEATER gravou a faixa em "Black Clouds & Silver Linings" – "Now I´m Here" mostram um hardão cru (para os padrões do QUEEN!!), recheada de bons riffs.
Na sequência, "In The Lap Of Gods" prenuncia – ao menos em termos de variações de dinâmica e arranjos orquestrais - à "Bohemian Rapshody" - fantástica é pouco! E nesse clima de calmaria vem... "Stone Cold Crazy"!! O primeiro speed da história é "o" clássico absoluto – pergunte para JAMES HETFIELD. Da sessão "se não conhece deveria", ainda temos os lirismo e a delicadeza de "Dear Friend", o climão "porra louca" de "Bring Back That Leroy Brown", a pegada acústica grandiosa de "She Makes Me"...
Olha, como já disse um sábio resenhista o QUEEN transformou "hard rock - coisa de macho – em `high camp´, espalhado e frívolo". Simples, mas perfeito.
Track list:
• "Brighton Rock"
• "Killer Queen"
• "Tenement Funster"
• "Flick of the Wrist"
• "Lily of the Valley"
• "Now I'm Here" (Brian May)
• "In the Lap of the Gods"
• "Stone Cold Crazy"
• "Dear Friends"
• "Misfire"
• "Bring Back That Leroy Brown"
• "She Makes Me "
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