Paradise Lost: O álbum mais importante nos anos 2000
Resenha - Tragic idol - Paradise Lost
Por Écio Souza Diniz
Postado em 27 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nesse vasto mundo do Metal, difícil é se solidificar em estilo ao longo de vários anos de estrada. Os caminhos costumam ser tortuosos e querendo ou não, nós como fãs fiéis desse tipo único de música, somos exigentes com o que nossos ouvidos absorvem.
Paradise Lost - Mais Novidades
O PARADISE LOST a mais de duas décadas na ativa, apesar de consideráveis mudanças sonoras em um determinado momento de sua carreira, ainda hoje se consolida no estilo que o consagrou a banda.
E para quem aprecia especialmente a fase que vai da metade da década de 90 para trás, esse é o álbum que recomendo como o mais importante da banda nos anos 2000, e para falar a verdade, o mais bem composto e inspirado, desde o clássico "Draconiam Times". Seja um desejo de desencalhar o enfadonho "Faith Divides Us Death Unites Us", ou um desejo natural de explicitar mais as raízes, "Tragic Idol" deve ser ouvido minuciosamente.
A típica entrada a lá "Draconiam Times" de ‘Solitary one’, já é um indicativo de que com certeza, há mais músicas que beberam dessa mesma água de qualidade, e isso é provada pelos riffs diretos e nervosos de ‘Crucify’ que levam a um bate cabeça frenético. Em ‘Fear of impending hell’ voltamos a saudar aquela veia da era "Icon", "Shades of God" e "Draconiam Times", com passagens inspiradas e cheias de um sentimento profundo, no estilo único que esses ingleses propagam, e isso se mantem em ‘Honesty in death’. O momento mais pesado e denso deste petardo chega em ‘Theories from another world’, com uma atmosfera variável, mas que se intensifica a cada momento. Agora, se você gosta de músicas que grudam na cabeça, ‘In this we dwell’ é o que você precisa, com seus refrão e bases marcantes. ‘To the darkness’ poderia até ter sido composta por uma banda da NWOBHM, pois tem riffs e solos característicos desse bom e velho Heavy metal. A faixa-título é classuda, e nela Nick Holmes mostra o quanto pode variar seu vocal de forma precisa, sendo esta a sua melhor performance neste trabalho. Se psicoldelia também é algo que gostaria de ouvir neste álbum, fique tranquilo, ‘Worth fighting for’ é uma viagem a parte. E para fechar com maestria, ‘The glorious end’ porque o PARADISE LOST é até hoje influencia crucial para muitas bandas do estilo.
Faixas:
01 – Solitary One
02 – Crucify
03 – Fear Of Impending Hell
04 – Honesty In Death
05 – Theories From Another World
06 – In This We Dwell
07 – To The Darkness
08 – Tragic Idol
09 – Worth Fighting For
10 – The Glorious End
Outras resenhas de Tragic idol - Paradise Lost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Rob Halford foi reclamar e criou título de um dos maiores clássicos do heavy metal
O que impediu o Sepultura de ser tão grande quanto Metallica ou Slipknot?
Três grandes bandas de Rock que todos ouvimos, mas que Eddie Van Halen não conhecia

O disco autointitulado que Metal Hammer considera o pior de lendária banda de gothic metal
"Arrumaram um balde para eu não vomitar no carpete do Ozzy", lembra Nick Holmes
Vocalista relembra vinda do Paradise Lost ao Brasil com Ozzy Osbourne
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
5 discos lançados em 1993 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



