Luca Turilli: Fazendo o que o antigo Rhapsody sempre fez
Resenha - Ascending To Infinity - Luca Turilli's Rhapsody
Por Junior Frascá
Postado em 25 de junho de 2012
Depois de uma ascensão meteórica, criando um padrão de symphonic metal até então nunca explorado com tanta veemência, os italianos do RHAPSODY passaram por vários problemas internos, brigas com gravadora, dificuldades com o nome da banda, e que, somados, ocasionaram um racha dos integrantes, sendo que a banda acabou sendo dividida em duas partes, uma sob a liderança do tecladista Alex Staropoli (que manteve o nome RHAPSODY OF FIRE), e outra sob a chancela do guitarrista Luca Turilli, que acaba de colocar no mercado este "Ascending To Infinity".
Sob o nome de "Luca Turilli’s Rhapsody" (por problemas legais, não pode usar apenas o nome RHAPSODY, como gostaria), o grupo segue fazendo o que o antigo RHAPSODY sempre fez, ou seja, criar músicas épicas e pomposas, repleta de arranjos orquestrais e virtuosismo, aliados a grande melodias e estruturas complexas e gradiosas. Ou seja, não é nada de novo, apenas uma continuação do que o RHAPSODY original já fazia, como sempre ocorreu também nos discos solos de LUCA.
Além disso, todos sabem que o diferencial do RHAPSODY sempre foram os arranjos pomposos e as orquestrações, e nunca o lado mais metal, principalmente das guitarras, que ficavam sempre em segundo plano, destacando-se apenas no momento dos excelentes e virtuosos solos de LUCA. E aqui esta tendência é mantida (embora seja nítido que aqui e acolá alguns riffs estejam mais diretos), mesmo com o guitarrista estando agora sozinho à frente de todo o trabalho de composição da banda.
Outra novidade é a escolha pelo vocalista Alessandro Conti (TRICK OR TREAT), que possui uma voz bem alta e potente, e mesmo possuindo todos os clichês do metal melódico, consegue cativar, e lembra bastante Olaf Hayer, que cantou nos primeiros discos solos de Turilli.
Assim, faixas como a excelente "Ascendint To Infinity" (com um refrão grudento, e arranjos bem interessantes), "Dante’s Inferno" (uma das mais pesadas e épicas), "Dark Fate of Atlantis" (com Alessandro mostrando o porque de ter sido escolhido para o cargo de vocalista, e com alguns dos melhores solos de guitarras já feitos por Luca) e "Of Michael The Archangel And Lucifer’s Fall" (com 15 minutos de uma grande viagem épica) deverão cair nas graças dos fãs do RHAPSODY, embora não irão trazer novos fãs para a banda.
Destaque também para a excelente produção do material, a bela arte gráfica e temática lírica apresentada, muito mais interessante do que o clichê guerreiros contra dragões que já estava se tornando cansativo.
Enfim, "Ascendig to Infinity" é um bom disco, e se mostra muito melhor do que os últimos trabalhos do RHAPSODY OF FIRE antes do racha da banda, apesar de não trazer nada além do que aquilo que os fãs esperavam. Agora nos resta aguardar pelo trabalho da banda de Alex Staropoli para ver se lá também a qualidade será mantida, pois, se assim o for, os fãs apenas terão motivos para comemorar, pois terão duas excelentes bandas para apreciarem. Luca Turilli deu o primeiro passo...
Ascending To Infinity - Luca Turilli’s Rhapsody
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
Formação:
Luca Turilli
(Guitars, Keyboards)
Dominique Leurquin
(Guitars)
Patrice Guers
(Bass)
Alex Landenburg
(Drums)
Alessandro Conti
(Vocals)
Track List:
1 - Quantum-X
2 - Ascending To Infinity
3 - Dante’s Inferno
4 - Excalibur
5 - Tormento E Passione
6 - Dark Fate Of Atlantis
7 - Fantasia Gotica
8 - Clash Of The Titans
9 - Of Michael The Archangel And Lucifer’s Fall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Guitarrista do Metal Church responde declarações de ex-vocalista
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
Charles Gavin, ex-Titãs, diz que fãs sempre cantaram errado letra de "Homem Primata"
Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional

Fabio Lione detona Joey DeMaio: "Fui constrangido a assinar o contrato no Rhapsody"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



