Agonist: Mistura sóbria de Metalcore e Death Metal Melódico
Resenha - Prisioners - Agonist
Por Marcos Garcia
Postado em 13 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cada vez mais, o Metalcore e o Death Metal Melódico andam se fortalecendo e mutando, evoluindo e se desenvolvendo a olhos vistos, uma vez que bandas jovens estão surgindo em um e em outro e mostrando trabalhos dignos não só de uma audição cuidadosa, mas de reconhecimento por parte do público e da crítica.
E imaginem só uma banda que faz a mistura de ambos os estilos de maneira equilibrada e sóbria, aproveitando o que cada uma das subdivisões tem de melhor.
É, meus caros, tal banda existe, e é o quinteto canadense THE AGONIST, uma banda forte e coesa, que apresenta trabalhos diferenciados e bem coesos, como é o caso de seu novo CD, ‘Prisioners’, que acaba de sair via Century Media Records.
Tendo na frontwoman Alissa White-Gluz uma vocalista privilegiada que foge completamente de qualquer modelo pré-existente, combinando vocalizações guturais com outras mais suaves, e algumas mais rasgadas, sem causar nenhum tipo de instabilidade no som da banda, ainda mais com uma ótima dupla de guitarras que se alterna em ótimas bases e solos inspirados, com muita técnica e feeling, e uma rítmica muito pesada e ultra-variada, sabendo não só alternar andamentos, mas fazer quebradas de ritmo bem encaixadas.
Tendo a produção de Christian Donaldson (CRYPTOSY), e a mixagem e masterização feitas pelo arroz-de-festa Tue Madsen (THE HAUNTED, DARK TRANQUILLITY, SUICIDE SILENCE), o que sai das caixas de som é um som intenso, pesado e limpo, sabendo focar cada elemento da música da banda sem privilegiar este ou aquele instrumento.
Ouvir este CD é algo tão prazeroso aos ouvidos e empolgante que acaba sendo injusto com a banda destacar esta ou aquela faixa, mas não falar da ótima ‘The Escape’, onde a tônica é a mudança constante de andamentos, com técnica exacerbada; a intensa e melódica ‘Predator and Prayer’, com um andamento um pouquinho mais cadenciado, embora existam momentos mais velozes, e com peso de sobra, especialmente pela bateria, mesmíssimos elementos encontrados na arrasa-quarteirão ‘Anxious Darwinians’, onde as vocalizações se destacam bastante; a rápida e variadíssima ‘Panophobia’; a climática ‘Dead Ocean’, pesada e azeda na medida certa, o que não mata o forte toque melódico da banda; e as empolgantes ‘The Mass of the Earth’, ‘Everybody Wants You "Dead"’ e Revenge of the Dadaists, sabendo variar do extreme ao climático e pesado sem pudores e sem medo de ousar.
Recomendadíssimo aos que não são puritanos.
Prisioners – The Agonist
(2012 – Century Media Records – Importado)
Tracklist:
01. You’re Coming With Me
02. The Escape
03. Predator and Prayer
04. Anxious Darwinians
05. Panophobia
06. Ideomotor
07. Lonely Solipsist
08. Dead Ocean
09. The Mass of the Earth
10. Everybody Wants You "Dead"
11. Revenge of the Dadaists
Formação:
Alissa White-Gluz – Vocais
Danny Marino – Guitarras
Pascal "Paco" Jobin – Guitarras
Chris Kells – Baixo
Simon McKay – Bateria
Contatos:
http://www.youtube.com/theagonistofficial
http://www.facebook.com/theagonistofficial
http://www.myspace.com/theagonist
http://www.twitter.com/theagonist
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Após mais de 40 anos de parceria, guitarrista do NOFX processa baixista e vocalista
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão
O álbum "extremamente subestimado" do Pink Floyd que é o preferido de Max Cavalera


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



