Sonata Arctica: Cada música merece ser ouvida com carinho

Resenha - Stones Grow Her Name - Sonata Arctica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor de Andrade Lopes, Fonte: Sinfonia de Ideias
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Inovação e diversidade são as melhores palavras para definir Stones Grow Her Name, sétimo trabalho de estúdio do SONATA ARCTICA, lançado cerca de dois anos e meio após The Days of Grays, um álbum sombrio, porém bem recebido pela mídia especializada. E numa era em que o power metal sofre com uma proliferação desenfreada de álbuns bons, porém previsíveis, inovar e diversificar têm sido as palavras-chave para ganhar a atenção do público.
423 acessosSonata Arctica: Cobertura e galeria de fotos do show em São Paulo5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um

Voltando ao álbum em si: Só de ver a lista de músicos convidados já se detecta um esforço em fazer algo diferente: Há violinistas, saxofonistas, trompetistas e até banjoístas na lista. E todos eles foram encaixados exatamente onde deveriam ser. Nenhuma música traz excessos nem forçações de barra, tornando este um disco muito sólido.

A primeira música a ser divulgada foi o single "I Have a Right", introduzida por um riff de teclado que beira o eurodance (algo que não surpreende muito, posto que o vocalista TONY KAKKO havia acabado de cantar em um single da dupla de música eletrônica Skylight) e marcada por um refrão pegajoso que soa como um desabafo. Não chamou muita a atenção, e está longe de mostrar o nível do álbum.

Este nível será percebido em canções como "Cinderblox", que traz umas passagens muito interessantes de, digamos, "country metal"; "Don't Be Mean", com um belo violino; "Somewhere Close to You", onde o tecladista HENRIK KLINGENBERG fez um excelente trabalho nos teclados; e "Wildire II" e "III", que combinam elementos de músicas anteriores em duas faixas de quase 8 minutos cada. Cada música merece ser ouvida com carinho, pois uma não se parece com a outra.

Mas não se engane – o nível deste álbum depende muito, mas não apenas dos convidados. O quinteto está muito bem "sozinho", incluindo o guitarrista ELIAS VILJANEN, que chega ao seu segundo álbum com o SONATA. TONY KAKKO é outro membro que, como sempre, rouba a cena: Vai do grave ao agudo e do sereno ao agressivo numa mesma faixa sem desequilibrar a música.

O SONATA ARCTICA lançou um trabalho para o qual muitos críticos e fãs vão tirar o chapéu – incluindo aqueles que preferem o som mais power metal que o grupo fazia no começo da carreira. Na verdade, cada tipo de fã da banda tem pelo menos uma faixa para apreciar aqui.

Abaixo, o vídeo do single "I Have a Right".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Tracklist:
1. Only the Broken Hearts (Make You Beautiful) 3:23
2. Shitload of Money 4:52
3. Losing My Insanity 4:03
4. Somewhere Close To You 4:13
5. I Have a Right 4:48
6. Alone in Heaven 4:31
7. The Day 4:14
8. Cinderblox 4:03
9. Dont Be Mean 3:17
10. Wildfire, Part: II – One With the Mountain 7:53
11. Wildfire, Part: III – Wildfire Town, Population: 0 8:00
12. Tonight I Dance Alone (Bonus Track) 3:27

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Stones Grow Her Name - Sonata Arctica

3604 acessosSonata Arctica: Mais equilibrada e direta em novo álbum

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 01 de junho de 2012

423 acessosSonata Arctica: Cobertura e galeria de fotos do show em São Paulo659 acessosSonata Arctica: Veja como foi o show em São Paulo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Sonata Arctica"

Depeche ModeDepeche Mode
5 belos covers feitos por bandas de Rock e Metal

Sonata ArcticaSonata Arctica
"Achavam que éramos os caras do Guns"

Baladas do MetalBaladas do Metal
Blog elege as mais bonitas de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Sonata Arctica"

Fãs de RockFãs de Rock
Você conhece o estilo de se vestir de cada um

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Ouça o alcance de quatro oitavas do vocalista

Heavy MetalHeavy Metal
As piores capas dos grandes artistas do gênero

5000 acessosDoom Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo5000 acessosLemmy Kilmister: A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha5000 acessosTragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal5000 acessosRush: Geddy Lee comenta a morte de Lemmy5000 acessosNirvana: ninguém notava Dave Grohl, ele era apenas o baterista5000 acessosIron Maiden: Pelotão de Fuzileiros presta homenagem à banda

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 0077507/SP) formado pela PUC-SP e membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Paulistano e morador de Carapicuíba (Granja Viana), tem um blog de resenhas musicais e outros assuntos chamado Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cinema, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados. Além de ouvir, também toca piano e teclado, compondo algumas bobagens de vez em quando.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online