Sonata Arctica: Cada música merece ser ouvida com carinho
Resenha - Stones Grow Her Name - Sonata Arctica
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 31 de maio de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Inovação e diversidade são as melhores palavras para definir Stones Grow Her Name, sétimo trabalho de estúdio do SONATA ARCTICA, lançado cerca de dois anos e meio após The Days of Grays, um álbum sombrio, porém bem recebido pela mídia especializada. E numa era em que o power metal sofre com uma proliferação desenfreada de álbuns bons, porém previsíveis, inovar e diversificar têm sido as palavras-chave para ganhar a atenção do público.
Sonata Arctica - Mais Novidades
Voltando ao álbum em si: Só de ver a lista de músicos convidados já se detecta um esforço em fazer algo diferente: Há violinistas, saxofonistas, trompetistas e até banjoístas na lista. E todos eles foram encaixados exatamente onde deveriam ser. Nenhuma música traz excessos nem forçações de barra, tornando este um disco muito sólido.
A primeira música a ser divulgada foi o single "I Have a Right", introduzida por um riff de teclado que beira o eurodance (algo que não surpreende muito, posto que o vocalista TONY KAKKO havia acabado de cantar em um single da dupla de música eletrônica Skylight) e marcada por um refrão pegajoso que soa como um desabafo. Não chamou muita a atenção, e está longe de mostrar o nível do álbum.
Este nível será percebido em canções como "Cinderblox", que traz umas passagens muito interessantes de, digamos, "country metal"; "Don't Be Mean", com um belo violino; "Somewhere Close to You", onde o tecladista HENRIK KLINGENBERG fez um excelente trabalho nos teclados; e "Wildire II" e "III", que combinam elementos de músicas anteriores em duas faixas de quase 8 minutos cada. Cada música merece ser ouvida com carinho, pois uma não se parece com a outra.
Mas não se engane – o nível deste álbum depende muito, mas não apenas dos convidados. O quinteto está muito bem "sozinho", incluindo o guitarrista ELIAS VILJANEN, que chega ao seu segundo álbum com o SONATA. TONY KAKKO é outro membro que, como sempre, rouba a cena: Vai do grave ao agudo e do sereno ao agressivo numa mesma faixa sem desequilibrar a música.
O SONATA ARCTICA lançou um trabalho para o qual muitos críticos e fãs vão tirar o chapéu – incluindo aqueles que preferem o som mais power metal que o grupo fazia no começo da carreira. Na verdade, cada tipo de fã da banda tem pelo menos uma faixa para apreciar aqui.
Abaixo, o vídeo do single "I Have a Right".
Tracklist:
1. Only the Broken Hearts (Make You Beautiful) 3:23
2. Shitload of Money 4:52
3. Losing My Insanity 4:03
4. Somewhere Close To You 4:13
5. I Have a Right 4:48
6. Alone in Heaven 4:31
7. The Day 4:14
8. Cinderblox 4:03
9. Dont Be Mean 3:17
10. Wildfire, Part: II – One With the Mountain 7:53
11. Wildfire, Part: III – Wildfire Town, Population: 0 8:00
12. Tonight I Dance Alone (Bonus Track) 3:27
Outras resenhas de Stones Grow Her Name - Sonata Arctica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon


