Sonata Arctica: Cada música merece ser ouvida com carinho
Resenha - Stones Grow Her Name - Sonata Arctica
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 31 de maio de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Inovação e diversidade são as melhores palavras para definir Stones Grow Her Name, sétimo trabalho de estúdio do SONATA ARCTICA, lançado cerca de dois anos e meio após The Days of Grays, um álbum sombrio, porém bem recebido pela mídia especializada. E numa era em que o power metal sofre com uma proliferação desenfreada de álbuns bons, porém previsíveis, inovar e diversificar têm sido as palavras-chave para ganhar a atenção do público.
Sonata Arctica - Mais Novidades
Voltando ao álbum em si: Só de ver a lista de músicos convidados já se detecta um esforço em fazer algo diferente: Há violinistas, saxofonistas, trompetistas e até banjoístas na lista. E todos eles foram encaixados exatamente onde deveriam ser. Nenhuma música traz excessos nem forçações de barra, tornando este um disco muito sólido.
A primeira música a ser divulgada foi o single "I Have a Right", introduzida por um riff de teclado que beira o eurodance (algo que não surpreende muito, posto que o vocalista TONY KAKKO havia acabado de cantar em um single da dupla de música eletrônica Skylight) e marcada por um refrão pegajoso que soa como um desabafo. Não chamou muita a atenção, e está longe de mostrar o nível do álbum.
Este nível será percebido em canções como "Cinderblox", que traz umas passagens muito interessantes de, digamos, "country metal"; "Don't Be Mean", com um belo violino; "Somewhere Close to You", onde o tecladista HENRIK KLINGENBERG fez um excelente trabalho nos teclados; e "Wildire II" e "III", que combinam elementos de músicas anteriores em duas faixas de quase 8 minutos cada. Cada música merece ser ouvida com carinho, pois uma não se parece com a outra.
Mas não se engane – o nível deste álbum depende muito, mas não apenas dos convidados. O quinteto está muito bem "sozinho", incluindo o guitarrista ELIAS VILJANEN, que chega ao seu segundo álbum com o SONATA. TONY KAKKO é outro membro que, como sempre, rouba a cena: Vai do grave ao agudo e do sereno ao agressivo numa mesma faixa sem desequilibrar a música.
O SONATA ARCTICA lançou um trabalho para o qual muitos críticos e fãs vão tirar o chapéu – incluindo aqueles que preferem o som mais power metal que o grupo fazia no começo da carreira. Na verdade, cada tipo de fã da banda tem pelo menos uma faixa para apreciar aqui.
Abaixo, o vídeo do single "I Have a Right".
Tracklist:
1. Only the Broken Hearts (Make You Beautiful) 3:23
2. Shitload of Money 4:52
3. Losing My Insanity 4:03
4. Somewhere Close To You 4:13
5. I Have a Right 4:48
6. Alone in Heaven 4:31
7. The Day 4:14
8. Cinderblox 4:03
9. Dont Be Mean 3:17
10. Wildfire, Part: II – One With the Mountain 7:53
11. Wildfire, Part: III – Wildfire Town, Population: 0 8:00
12. Tonight I Dance Alone (Bonus Track) 3:27
Outras resenhas de Stones Grow Her Name - Sonata Arctica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone



Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


