Coven: "Witchcraft Destroys Mind...", a raridade oculta

Resenha - Witchcraft Destroys Minds And Reaps Souls - Coven

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Camila Catucha, Fonte: Morte Súbita
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Formado no final dos anos 60 para 70, Coven é uma das bandas mais obscuras existentes naquela década, tendo surgido na mesma época que o Sabbath, porém nos Estados Unidos, composta por Jinx Dawson nos vocais (que por sinal canta pra caralho), o baixista Oz Osborne (mera semelhança com o nome Ozzy), Chris Nielsen na guitarra e na batera Steve Rossent.
5000 acessosHugo Mariutti: indignado com piada sobre a realidade da cena metal no Brasil5000 acessosMalmsteen: Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarrista

Antes dessa magnifica formação Oz, Chris e Steve, fizeram parte de outros grupos obscuros e um deles chegou a excursionar com a banda de Alice Cooper, enquanto Jinx tinha feito um projeto na linha do ocultismo bem antes do Coven, mais sem muito sucesso.

Após assinar um contrato com a Mercury Records, gravam em 1969 o então maior disco de suas carreiras, o diabólico "Witchcraft Destroys Minds And Reaps Souls". Com faixas pesadas e com bastante ocultismo, já que a própria Jinx estudava sobre o assunto e música clássica, esta se tornando a primeira banda falar de ocultismo na sua essência, sendo contemporânea do Black Sabbath.

De cara a primeira faixa que só de ouvir a linha melódica você já se arrepia dos pés a cabeça, Black Sabbath (a música, outra mera semelhança) dá o ponta pé inicial à viagem que segue com The White Witch of Rose Hall" (baseado em uma história de Annie Palmer), "For Unlawful Carnal Knowledge", e "Dignitaries of Hell". O álbum finaliza com 13 minutos de uma verdadeira missa satânica, chamada "Satanic Mass" (escrita pelo então produtor, Bill Traut, da Dunwich Productions).

O disco (capa dupla), originalmente continha um encarte com um pôster mostrando uma mesa em pleno ritual, no que traz o que é considerada a primeira foto com cruzes invertidas e o mais chocante para época, a própria Jinx serviu como “prato principal” para o ritual, já que se encontrava nua sobre a mesa.

Depois desse fabuloso álbum, a banda não prosseguiu mais com tantas letras diabólicas, o som foi ficando cada vez menos pesado e tal, tendo seguido em frente com álbuns medianos como "Coven" de 1972, "Blood on the Snow" 1974 e depois de desaparecer algumas décadas, ressurgem com o "Metal Goth Queen – Out of the Vault" de 2008.

Resumo da obra: Coven foi uma das bandas pioneiras em relação a ter abertamente letras satânicas e fugir totalmente do estilo hippie e psicodélico de ser daquela época, e quem curte um Sabbath e seu contexto em termos de letras e som, com certeza irá profanar o nome do Coven por ai, pois essa banda é sim uma pedra obscura entre enumeras raridades soltas no mundo do rock n´roll.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ah, lembrando, vejam o clipe acima, assim como a banda, achar algo deles no youtube ao vivo é extremamente raro... Fica a dica apenas escutem, valeu galera long live rock n´roll para todos os bangers....

LP original pertencente ao acervo do editor do Whiplash.net...
LP original pertencente ao acervo do editor do Whiplash.net...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Coven"

Hugo MariuttiHugo Mariutti
Indignado com piada sobre a realidade da cena metal no Brasil

Yngwie MalmsteenYngwie Malmsteen
Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarrista

Power MetalPower Metal
Conheça dez álbuns essenciais do estilo segundo About.com

5000 acessosTradução - Rebirth - Angra5000 acessosCovers: quando bandas de Thrash, Death e Black prestam tributo5000 acessosIron Maiden: O que a equipe consome quando vai a um pub?5000 acessosHeavy Metal: as trinta maiores bandas de países diferentes4848 acessosMegadeth: fundindo a arrogância de Mustaine em Vic Rattlehead5000 acessosAvenged Sevenfold: "The Rev" dizia que não passaria dos 30

Sobre Camila Catucha

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online