Terra Celta: Um dos álbuns mais divertidos dos últimos anos
Resenha - Folkatrua - Terra Celta
Por José Antonio Alves
Postado em 17 de abril de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se você não está muito bem, com problemas em abundância e longe de solução para eles, certamente vai acabar esquecendo-os momentaneamente enquanto ouve "Folkatrua", trabalho da banda londrinense TERRA CELTA. Misturando melodias celtas tradicionais, com folk, baião e até forró, o sexteto formado por Elcio Oliveira (vocais, Violino, Gaita de foles, Nyckelharpa, Tin whistles), Eduardo Brancalion (guitarra e violão), Bruno Guimarock (baixo), Edgar Nakandakari (Banjo tenor, Bandolim, Flauta), Luís Fernando Sardo (bateria) e Alexandre Garcia (Acordeon) dão uma aula de bom humor com sátiras em suas letras que contagiam e representam uma nova abordagem musical.
Um verdadeiro hino do álcool é o que abre o trabalho: "Até o Último Gole" é a música que retrata o espírito de irmandade entre os bêbados, afinal, qualquer bêbado amigo aqui é meu irmão, até o último gole, até cair no chão! Ainda há espaço para incluir um sample satirizando um ícone dos jogos antigos: Mario, da série de jogos da Nintendo. Algo inusitado, mas que surpreende, demonstrando a criatividade do grupo.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"Arrigo's History" funciona como uma homenagem (?) para o acordeonista da banda, Arrigo (ou Alexandre Garcia), contando a história de como cruzando o Atlântico, indo para a Irlanda, um homem tentou mudar sua difícil vida, e no final, ao melhor estilo irlandês, de saia, volta para o sertão. A faixa é uma das que apresenta um pouco do forró incrementando a boa performance instrumental dos músicos.
Não que a banda tente ser um Tankard, ou um Korpiklaani usando muito da temática "alcoólica", mas a faixa "O Véio Bêbado (O Porco)" é mais uma que trata do assunto com uma ótima e bem humorada letra. Usando da inteligência nas composições, "Eighties Reel" começa com "The Final Countdown" do Europe e evolui para uma melodia celta que puxa para o baião e depois ainda acrescenta um pouco de Michael Jackson na melodia. Costurando samples e criando uma música? Não. Criando uma nova identidade musical? Isso com certeza! O grupo sabe dosar o instrumental usado, o que gera diversas melodias surpreendentes e empolgantes!
A alegre "Surdos Nós Vamos Ficar" mostra uma das letras mais bem compostas no trabalho, com um dos trechos que cita que "Dizem que comer de mais faz mal/Pare de Comer/Dizem que beber de mais faz mal/Pare de beber/Dizem que fumar de mais faz mal/Pare de fumar/Se disserem que sexo de mais faz mal/Pare de escutar!"
O talento dos músicos é notável, tamanha a mistura de sons dos diferentes instrumentos usados, desde os tradicionais até clarinete e gaita. Não é fácil alinhar tais instrumentos com precisão e qualidade, e neste trabalho, isto é alcançado com maestria. Destaca-se ainda mais uma canção com título alcoólico bem sugestivo, "Piratas e Rum", assim como as engraçadas "O Quadrado" e "Malditos Gnomos".
A incorporação de ritmos brasileiros com a música celta deu ao Terra Celta a alcunha de possuir um dos álbuns mais engraçados e divertidos dos últimos anos, pois funciona mais como uma celebração aos ritmos citados de uma forma bem teatral e descontraída. Pegue sua caneca, encha de cachaça, traga o rum e ponha o Terra Celta para fazer a trilha sonora, que a diversão é garantida!
Faixas de "Folkatrua":
1. Ate O Ultimo Gole
2. Arrigo's History
3. Scotland The Brave
4. O Veio Bebado (O Porco)
5. Eighties Reel
6. Surdos Nos Vamos Ficar
7. Gravel Walk
8. O Quadrado
9. Home Sweet Home
10. Piratas E Rum
11. Irish Jigs
12. Malditos Gnomos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
A foto que prova que Iron Maiden quase tocou "Infinite Dreams" em 2012, segundo fã page
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
Bittencourt e Andreoli falam sobre a história do Angra no Rock Paulista em série da TV Globo
FBI está preocupado com segurança de Bruce Springsteen em atual turnê
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Como era o sistema de compor do Rush com Neil Peart e Alex Lifeson, segundo Geddy Lee
Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991
Túnel do Tempo: 25 músicas que mostram por que 1991 é um ano tão celebrado
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
