Terra Celta: Um dos álbuns mais divertidos dos últimos anos
Resenha - Folkatrua - Terra Celta
Por José Antonio Alves
Postado em 17 de abril de 2012
Nota: 8
Se você não está muito bem, com problemas em abundância e longe de solução para eles, certamente vai acabar esquecendo-os momentaneamente enquanto ouve "Folkatrua", trabalho da banda londrinense TERRA CELTA. Misturando melodias celtas tradicionais, com folk, baião e até forró, o sexteto formado por Elcio Oliveira (vocais, Violino, Gaita de foles, Nyckelharpa, Tin whistles), Eduardo Brancalion (guitarra e violão), Bruno Guimarock (baixo), Edgar Nakandakari (Banjo tenor, Bandolim, Flauta), Luís Fernando Sardo (bateria) e Alexandre Garcia (Acordeon) dão uma aula de bom humor com sátiras em suas letras que contagiam e representam uma nova abordagem musical.
Um verdadeiro hino do álcool é o que abre o trabalho: "Até o Último Gole" é a música que retrata o espírito de irmandade entre os bêbados, afinal, qualquer bêbado amigo aqui é meu irmão, até o último gole, até cair no chão! Ainda há espaço para incluir um sample satirizando um ícone dos jogos antigos: Mario, da série de jogos da Nintendo. Algo inusitado, mas que surpreende, demonstrando a criatividade do grupo.
"Arrigo's History" funciona como uma homenagem (?) para o acordeonista da banda, Arrigo (ou Alexandre Garcia), contando a história de como cruzando o Atlântico, indo para a Irlanda, um homem tentou mudar sua difícil vida, e no final, ao melhor estilo irlandês, de saia, volta para o sertão. A faixa é uma das que apresenta um pouco do forró incrementando a boa performance instrumental dos músicos.
Não que a banda tente ser um Tankard, ou um Korpiklaani usando muito da temática "alcoólica", mas a faixa "O Véio Bêbado (O Porco)" é mais uma que trata do assunto com uma ótima e bem humorada letra. Usando da inteligência nas composições, "Eighties Reel" começa com "The Final Countdown" do Europe e evolui para uma melodia celta que puxa para o baião e depois ainda acrescenta um pouco de Michael Jackson na melodia. Costurando samples e criando uma música? Não. Criando uma nova identidade musical? Isso com certeza! O grupo sabe dosar o instrumental usado, o que gera diversas melodias surpreendentes e empolgantes!
A alegre "Surdos Nós Vamos Ficar" mostra uma das letras mais bem compostas no trabalho, com um dos trechos que cita que "Dizem que comer de mais faz mal/Pare de Comer/Dizem que beber de mais faz mal/Pare de beber/Dizem que fumar de mais faz mal/Pare de fumar/Se disserem que sexo de mais faz mal/Pare de escutar!"
O talento dos músicos é notável, tamanha a mistura de sons dos diferentes instrumentos usados, desde os tradicionais até clarinete e gaita. Não é fácil alinhar tais instrumentos com precisão e qualidade, e neste trabalho, isto é alcançado com maestria. Destaca-se ainda mais uma canção com título alcoólico bem sugestivo, "Piratas e Rum", assim como as engraçadas "O Quadrado" e "Malditos Gnomos".
A incorporação de ritmos brasileiros com a música celta deu ao Terra Celta a alcunha de possuir um dos álbuns mais engraçados e divertidos dos últimos anos, pois funciona mais como uma celebração aos ritmos citados de uma forma bem teatral e descontraída. Pegue sua caneca, encha de cachaça, traga o rum e ponha o Terra Celta para fazer a trilha sonora, que a diversão é garantida!
Faixas de "Folkatrua":
1. Ate O Ultimo Gole
2. Arrigo's History
3. Scotland The Brave
4. O Veio Bebado (O Porco)
5. Eighties Reel
6. Surdos Nos Vamos Ficar
7. Gravel Walk
8. O Quadrado
9. Home Sweet Home
10. Piratas E Rum
11. Irish Jigs
12. Malditos Gnomos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps