Skeletonwitch: Pequeno na duração, grande como álbum
Resenha - Forever Abomination - Skeletonwitch
Por Bruno Mariano
Postado em 01 de abril de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os Estados Unidos são conhecidos mundialmente por ser o berço de inúmeras bandas consideradas importantíssimas para o cenário metálico. Por essa razão, a crítica especializada e o mercado fonográfico sempre deram especial atenção aos grupos que surgem por lá, a cata de novas promessas. Contudo, por conta do vasto número de conjuntos musicais, fica difícil definir quais têm realmente potencial e quais não. Assim, cabe a nós, ouvintes de Metal, apostar nos grupos com chances aparentes ou reais de fazer a diferença nesse caótico mar musical. Lançado o desafio, aqui vai minha aposta: SKELETONWITCH. SKELETONWITCH? Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse nome. Talvez seja só uma questão de tempo. Ou talvez o fato de eu gostar tanto do som dos caras me faça exagerar um pouco. Bem, a aposta foi feita e coloco todas as minhas fichas na mesa. Só o tempo vai dizer se estou certo. E, para ilustrar melhor o porquê de tanto entusiasmo, vou falar sobre "Forever Abomination", quarto álbum de estúdio do SKELETONWITCH.
Antes de qualquer coisa, quero tratar da arte presente no CD. A capa é simplesmente fantástica! Mais uma vez, o SKELETONWITCH deixou o trabalho a cargo do monstruoso Andrei Bouzikov, artista que já fez capas para outras bandas conhecidas (Violator, Municipal Waste, Cannabis Corpse, etc).
E não para por ai! "Forever Abomination" chegou ao mercado numa linda versão digipack. O trabalho é tão legal que me fez pensar se realmente os CDs não são capazes de alcançar a qualidade gráfica dos vinis. E sabe por que eu sei disso? Porque tive de comprar essa versão que é importada, já que nenhum selo nacional mostrou interesse em lançar o álbum aqui no Brasil. Aliás, até onde sei, nenhum CD do SKELETONWITCH foi lançado por aqui. Fica a dica.
Agora é hora de falar sobre o álbum propriamente dito. "Forever Abomination" saiu nos EUA em outubro de 2011, com distribuição na Europa e Japão. Desta vez, o produtor escolhido foi o experiente Matt Hyde (Slayer, Hatebreed, Children of Bodom). O full-length é composto por 11 faixas e tem pouco mais de 30 minutos de duração. A propósito, fazer álbuns de curta duração é algo bem característico do grupo americano.
Depois de pôr o CD para rodar, os tétricos acordes iniciais de "The Horrifying Force (The Desire to Kill)" começam a soar. A partir daí, começa a pancadaria! De repente, os urros à La Black Metal de Chance Garnette entram em cena acompanhados de furiosos riffs de guitarra. Assim como no álbum anterior, "Breathing the Fire", as guitarras se convertem em verdadeiras máquinas de destruição. Há riffs e solos que vão do Heavy mais tradicional até o Thrash Metal mais furioso. Tudo isso pode ser visto em faixas como "Of Ash and Torment", "Choke Upon Betrayal" ou "The Infernal Ressurection", a qual ganhou um vídeo clipe recentemente.
Não posso me esquecer do baixista Evan Linger que fez um trabalho excelente nesse álbum. Não raro, você escuta belas passagens de baixo, o que pode ser visto na fenomenal "Cleaver of Souls", faixa que mistura perfeitamente cadência, velocidade e melodia. Quanto à bateria, Dustin Boltjes também fez um bom trabalho, à altura do SKELETONWITCH – sem recorrer a qualquer exagero. O CD continua ao som da ótima "Shredding Sacred Flesh", que tem riffs muito empolgantes. A "abominação eterna" chega ao fim com "My Skin of Deceit".
Depois de ouvi-lo, concluí que, apesar de pequeno na duração, "Forever Abomination" é grande como álbum, destacando-se entre os muitos discos de Heavy Metal que estão por aí. Nele, os caras do SKELETONWITCH mostram que, além de serem músicos competentes, eles têm tudo o que é preciso para tomar de assalto o cenário headbanger.
Forever Abomination – Skeletonwitch
(2011 – Prosthetic Records – importado)
Formação:
Chance Garnette – vocal
Nate "N8 Feet Under" Garnette – guitarra
Scott "Scunty D." Hedrick – guitarra
Evan "Loosh" Linger – baixo
Dustin Boltjes – bateria
Track list:
1. This Horrifying Force (The Desire To Kill)
2. Reduced to the Failure of Prayer
3. Of Ash and Torment
4. Choke Upon Betrayal
5. Erased and Forgotten
6. The Infernal Resurrection
7. Rejoice in Misery
8. Cleaver of Souls
9. Shredding Sacred Flesh
10. Sink Beneath Insanity
11. My Skin of Deceit
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore e Ian Paice
"Um pedaço de lixo"; a música dos Beatles que Lennon escreveu vendo TV e depois renegou
A música do The Cure composta por Robert Smith como luto pela morte de seu irmão


Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



