SenandiomA: Thrash metal cru e extremamente agressivo
Resenha - Order and Progress... Lies and Death - SenandiomA
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 11 de fevereiro de 2012
Não há dúvidas de que o nordeste possui um dos cenários metálicos mais consistentes do Brasil. Com muitas bandas adeptas do gênero mais extremo e um público verdadeiramente sedento pelo estilo, muitos espetáculos internacionais tem passado pelas capitais nordestinas nos últimos anos. O grupo sergipano SENANDIOMA é provavelmente um dos representantes locais de mais qualidade quando o assunto é thrash metal oitentista. O quarteto retomou as suas atividades depois de um hiato de quase quatro anos com a demo/EP "Order and Progress.. Lies and Death".
Em atividade desde 2003, a SENANDIOMA pode ser considerada uma banda ainda iniciante e que busca certo reconhecimento, inclusive dentro do underground brasileiro, justamente pelo tempo que ficou parada, entre 2007 e 2010. O quarteto formado por Cabeça (vocal e baixo), Renato (guitarra), Robson (guitarra) e Zeca (bateria) é ainda jovem e possui apenas uma outra demo-tape no currículo. Portanto, o bem acabado "Order and Progress... Lies and Death" é possivelmente a primeira investida mais forte do conjunto, que caprichou tanto em estúdio como na hora de elaborar todo conceito gráfico do material. A nova demo/EP – que evidencia o profissionalismo que contorna o trabalho da banda – possui menos de vinte minutos de um thrash metal cru e extremamente agressivo.
Com influências que passeiam por nomes como os norte-americanos do DEATH ANGEL e os germânicos do SODOM, a demo/EP "Order and Progress... Lies and Death" mostra como o quarteto sergipano conseguiu absorver o thrash metal na sua amplitude e sem abdicar da sua própria personalidade. O repertório do novo material é composto por seis faixas que privilegiam toda a agressividade e toda a crueza que formatou o gênero nos anos oitenta. No entanto, a SENANDIOMA impressiona o ouvinte ao imprimir certas referências mias modernas ao estilo, como timbres mais industriais de guitarra e uma performance mais ríspida – quase hardcore – do vocalista. O resultado é interessante e se desdobra em músicas diretas e baseadas em poucos acordes. O que há em "Order and Progress... Lies and Death" é pancada atrás de pancada.
A capa e o título de "Order and Progress... Lies and Death" evidenciam todo o conteúdo político/social das letras do SENANDIOMA. No âmbito sonoro, os vinte minutos de thrash metal passam de maneira reta e violentíssima. A faixa de abertura, intitulada "The Perfect Plan", é marcada pelo elemento mais recorrente de todo o material: a velocidade imposta pelos riffs de guitarra e pelas viradas de bateria. O mesmo pode ser dito sobre "Democrashit". Entretanto, a faixa número dois pode ser considerada um destaque à parte, sobretudo por conta de todas as quebradas rítmicas que aparecem. A agressividade é retomada de modo bem tradicional em "Be Stupid and Die". Porém, com um estilo mais sujo – e mais hardcore –, "Before It’s Too Late" é a prova de que quando a SENANDIOMA adiciona um toque de personalidade ao thrash metal o resultado é ainda mais satisfatório. A reta final da demo/EP ainda destaca a bem trabalhada "Death Comes to Everyone": outro grande momento do registro antes de fechar de vez com "Write Your Future".
Por mais que "Order and Progress... Lies and Death" seja um registro consistente e que comprove a eficiência do thrash metal do SENANDIOMA, o quarteto sergipano precisa amadurecer ainda mais um pouco – principalmente ganhando experiência ao vivo – antes de investir por definitivo em um primeiro CD oficial. A maneira como retomou a carreira e o profissionalismo que circula a demo/EP provam que o grupo estava (e ainda está) no caminho certo. Os apreciadores do bom e do velho thrash metal tem aqui mais uma interessante banda para conhecer.
Site: www.myspace.com/senandioma
Track-list:
01. The Perfect Plan
02. Democrashit
03. Be Stupid and Die
04. Before It’s Too Late
05. Death Comes to Everyone
06. Write Your Future
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O argumento de Steve Harris que convenceu Janick Gers a ficar após Adrian Smith voltar
A banda definitiva de Heavy Metal, na opinião de Ozzy Osbourne
Kiko Loureiro conta quem foi o "guitarrista dos guitarristas"; "Van Halen tinha ele como Deus"


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



