SenandiomA: Thrash metal cru e extremamente agressivo

Resenha - Order and Progress... Lies and Death - SenandiomA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Não há dúvidas de que o nordeste possui um dos cenários metálicos mais consistentes do Brasil. Com muitas bandas adeptas do gênero mais extremo e um público verdadeiramente sedento pelo estilo, muitos espetáculos internacionais tem passado pelas capitais nordestinas nos últimos anos. O grupo sergipano SENANDIOMA é provavelmente um dos representantes locais de mais qualidade quando o assunto é thrash metal oitentista. O quarteto retomou as suas atividades depois de um hiato de quase quatro anos com a demo/EP “Order and Progress.. Lies and Death”.
5000 acessosIron Maiden: sobre o que fala a música "Aces High"?5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um

Em atividade desde 2003, a SENANDIOMA pode ser considerada uma banda ainda iniciante e que busca certo reconhecimento, inclusive dentro do underground brasileiro, justamente pelo tempo que ficou parada, entre 2007 e 2010. O quarteto formado por Cabeça (vocal e baixo), Renato (guitarra), Robson (guitarra) e Zeca (bateria) é ainda jovem e possui apenas uma outra demo-tape no currículo. Portanto, o bem acabado “Order and Progress... Lies and Death” é possivelmente a primeira investida mais forte do conjunto, que caprichou tanto em estúdio como na hora de elaborar todo conceito gráfico do material. A nova demo/EP – que evidencia o profissionalismo que contorna o trabalho da banda – possui menos de vinte minutos de um thrash metal cru e extremamente agressivo.

Com influências que passeiam por nomes como os norte-americanos do DEATH ANGEL e os germânicos do SODOM, a demo/EP “Order and Progress... Lies and Death” mostra como o quarteto sergipano conseguiu absorver o thrash metal na sua amplitude e sem abdicar da sua própria personalidade. O repertório do novo material é composto por seis faixas que privilegiam toda a agressividade e toda a crueza que formatou o gênero nos anos oitenta. No entanto, a SENANDIOMA impressiona o ouvinte ao imprimir certas referências mias modernas ao estilo, como timbres mais industriais de guitarra e uma performance mais ríspida – quase hardcore – do vocalista. O resultado é interessante e se desdobra em músicas diretas e baseadas em poucos acordes. O que há em “Order and Progress... Lies and Death” é pancada atrás de pancada.

A capa e o título de “Order and Progress... Lies and Death” evidenciam todo o conteúdo político/social das letras do SENANDIOMA. No âmbito sonoro, os vinte minutos de thrash metal passam de maneira reta e violentíssima. A faixa de abertura, intitulada “The Perfect Plan”, é marcada pelo elemento mais recorrente de todo o material: a velocidade imposta pelos riffs de guitarra e pelas viradas de bateria. O mesmo pode ser dito sobre “Democrashit”. Entretanto, a faixa número dois pode ser considerada um destaque à parte, sobretudo por conta de todas as quebradas rítmicas que aparecem. A agressividade é retomada de modo bem tradicional em “Be Stupid and Die”. Porém, com um estilo mais sujo – e mais hardcore –, “Before It’s Too Late” é a prova de que quando a SENANDIOMA adiciona um toque de personalidade ao thrash metal o resultado é ainda mais satisfatório. A reta final da demo/EP ainda destaca a bem trabalhada “Death Comes to Everyone”: outro grande momento do registro antes de fechar de vez com “Write Your Future”.

Por mais que “Order and Progress... Lies and Death” seja um registro consistente e que comprove a eficiência do thrash metal do SENANDIOMA, o quarteto sergipano precisa amadurecer ainda mais um pouco – principalmente ganhando experiência ao vivo – antes de investir por definitivo em um primeiro CD oficial. A maneira como retomou a carreira e o profissionalismo que circula a demo/EP provam que o grupo estava (e ainda está) no caminho certo. Os apreciadores do bom e do velho thrash metal tem aqui mais uma interessante banda para conhecer.

Site: www.myspace.com/senandioma

Track-list:

01. The Perfect Plan
02. Democrashit
03. Be Stupid and Die
04. Before It’s Too Late
05. Death Comes to Everyone
06. Write Your Future

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "SenandiomA"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "SenandiomA"

Iron MaidenIron Maiden
Sobre o que fala a música "Aces High"?

Fãs de RockFãs de Rock
Você conhece o estilo de se vestir de cada um

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

5000 acessosChris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte5000 acessosHeavy Metal: "um conforto para os jovens brilhantes"5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19814228 acessosMetallica: Lars conta que o "Kill' Em All" influenciou novo álbum5000 acessosIron Maiden: Bruce não quer mais cantar Hallowed Be Thy Name?5000 acessosLoudwire: as capas de Heavy Metal mais assustadoras

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online