Project 46: Da capa às músicas, Doa a Quem Doer impressiona
Resenha - Doa a Quem Doer - Project 46
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 05 de fevereiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O crescente número de bandas cantando heavy metal em português pode não ser ainda uma tendência, mas é uma ótima notícia. Se, por um lado, a escolha em compor letras na nossa língua limita a exposição externa destes grupos, já que o idioma padrão do rock e do metal sempre foi o inglês, por outro lado há um enorme benefício: a aproximação com o público. Ao relatar em suas músicas questões do cotidiano, problemas sociais ou o que mais for, e cantando na língua que o cara que está ali na frente do palco fala e entende, estas bandas constróem uma relação muito mais profunda com o ouvinte, conquistando novos fãs não só através dos riffs e das melodias, mas também pelo que tem a dizer.
O Project 46 é um destes grupos. O quinteto teve origem em 2008, em São Paulo, e é formado por Caio MacBeserra (vocal), Jean Patton (guitarra), Vinícius Castellari (guitarra), Rafael Yamada (baixo e vocais) e Henrique Pucci (bateria). A banda lançou um EP em 2009, e agora chega ao seu primeiro disco, o ótimo "Doa a Quem Doer", produzido por Adair Daufembach (Hangar) e lançado de forma totalmente independente. Aliás, o disco está disponível também para download gratuito no site da banda.

"Doa a Quem Doer" é impressionante. Da capa às músicas, tudo é do mais alto nível. O som é uma mescla de death melódico, metalcore e deathcore, com algumas passagens mais thrash e muito peso. A produção, excelente, acertou a mão e tornou tudo ainda mais agressivo, com timbres graves e gordurentos. Com composições muito bem construídas e com dinâmicas bem interessantes, o álbum transpira violência, fúria e agressão.
As onze faixas formam um tracklist homogêneo, onde o trabalho de guitarras é o principal destaque. "Violência Gratuita" tem ótimos riffs e um solo excelente, e o mesmo pode ser dito de "Se Quiser". Mas a melhor faixa do play é, provavelmente, "Amanhã Negro", onde a banda acerta ao fazer uma interessante combinação entre o peso e trechos mais melódicos.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O projeto gráfico também merece destaque, com uma bela capa e o encarte em formato de poster, com todas as letras e diversas fotos da banda.
O que temos aqui é um disco muito bom, que mostra uma jovem banda dona de um talento imenso. O futuro é promissor para o Project 46, e "Doa a Quem Doer" é a prova maior disso. Eu ficarei de olho na banda, e, se fosse você, faria o mesmo!
Faixas:
898072
Atrás das Linhas Inimigas
Impunidade
Capa de Jornal
Se Quiser
Violência Gratuita
Amanhã Negro
#46
Dor
No Rastro do Medo
Acorda pra Vida

Outras resenhas de Doa a Quem Doer - Project 46
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Cavalera Conspiracy participará de evento que celebra 40 anos de "Reign in Blood", do Slayer
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
A balada do Aerosmith que o baixista Tom Hamilton achava "muito fraca"
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
O que motivou Rob Halford a aceitar abrir turnê do Kiss com o Judas Priest
O comportamento dos fãs do Queen nos shows que irritava muito Brian May
O significado de "cavalos-marinhos" na triste balada "Vento no Litoral" da Legião Urbana
O riff que foi criado "do nada" e se tornou um dos mais famosos de todos os tempos


"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

