Hypocrisy: Registro excepcional de uma lendária banda

Resenha - Hell Over Sofia – 20 Years of Chaos and Confusion - Hypocrisy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A., Fonte: Som Extremo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


E aí, preparados para destrinchar (mais) esse ótimo lançamento da Laser Company (www.lasercompanymusicstore.com.br)? Ok, vamos lá: esse presentão é composto por um DVD de um show em Sofia, na Bulgária, mais um documentário sobre os vinte anos da banda e o vídeo clipe de “Weed Out the Weak”. Além disso, na caixinha (com uma lindíssima capa, diga-se de passagem), vem também dois CDs com o áudio da apresentação.
535 acessosHypocrisy: Peter Tägtgren fala sobre o futuro da banda5000 acessosA História do Burzum

E como já é padrão da Laser Company, tem também um livreto de papel luxuoso com belas fotos e a ficha técnica do pacote. O melhor é constatar que, além de tudo isso, o vídeo em si também é magistral!

Parte técnica: formato de tela widescreen, com edição de imagens tradicional, e som e imagem excelentes. Também, se tem Peter Tägtgren (vocal/guitarra) no meio, não haveria como alguma coisa sair errado. Afinal, o proprietário do estúdio Abyss é um dos melhores produtores musicais do mundo, especialmente em música extrema.

E o pessoal não acertou somente nos quesitos do parágrafo anterior, como também na excelente iluminação de palco, dominada pelo azul.

É lá, aliás, que a Hypocrisy se mostra afiadíssima, com músicos altamente competentes e técnicos. Além do líder Tägtgren, merece destaque também a besta-fera Horgh (o baterista grandalhão da Immortal), que simplesmente não toca nada fora do lugar. Impressionante.

Na performance, todos também estão de parabéns. Agitam bastante, mas o vocalista chama mais a atenção (novamente) por seus guturais medonhos (no bom sentido), os meio termos e os rasgados, no melhor estilo black metal. Que garganta o cara tem!

O set é baseado em todas as fases do grupo, e de modo geral, está bastante equilibrado entre músicas mais e menos brutais, tornando o trabalho bem homogêneo. Melodias e machadadas perfazem o show, que certamente agradará gregos e troianos.

Em “Hang Him High”, o público vem abaixo, berrando o refrão da música o mais alto possível. E lento zoom nos enquadramentos durante “Comming Race” são fascinantes. Parece que a música “pede” por isso.

A pesadíssima “Let the Knife Do the Talking” também vem com tudo. Ficou muito boa ao vivo. Já “Fire in the Sky” conta com uma iluminação amarelo-avermelhada que também deixou o visual no palco sensacional.

“Warpath” é uma tijolada na testa. Maravilhosa, talvez a mais empolgante da apresentação, juntamente com a ultra clássica “Roswell 47”, que fecha esse show impecável.

Depois disso, hora do documentário (de quase uma hora e meia de duração).

Antes de mais nada, deve-se elogiar aqui a edição desse material, que ficou bem dinâmica e divertida. Realmente competente quem fez esse grande trabalho.

Os depoimentos são contados por membros e ex-membros da Hypocrisy, com um detalhe muito legal: eles aparecem juntos contando a história da banda! E existe bastante humor nas falas também.

O líder da banda conta a história desde sua infância, como aprendeu a tocar e depois foi para os Estados Unidos, na época do grande ‘boom’ do death metal da Flórida.

E vocês sabiam que Peter Tägtgren começou a cantar na banda por necessidade? Durante uma turnê, o vocalista original foi hospitalizado e o mago Tägtgren precisou assumir a voz, função que carrega até os dias de hoje.

Ao longo do DVD, eles esmiúçam disco a disco, contando suas curiosidades e falando de forma limpa sobre os conflitos internos.

Há uma passagem em que o cantor, ao comentar sobre a turnê latino-americana em 2010, elogia o show em São Paulo, com imagens razoáveis da apresentação. Sim, o Brasil domina! Mas sendo justo, aparecem cenas dos shows do grupo nos países em que passaram. Sampa foi somente um deles. E as animações que fazem as transições de uma nação para outra são bem engraçadas! Mais uma do bom humor sueco.

E uma parte literalmente emocionante: na Costa Rica, um fã cadeirante fica preso na mureta que divide a platéia e a banda. Resultado: os seguranças o retiram de lá e o posicionam no palco, bem ao lado da banda. O que mais arrepia é ouvir o público ovacionando a atitude. Essa talvez seja a passagem mais marcante do documentário. Porque headbanger também é solidário!

E assim é a Hypocrisy, cheia de caos e confusão, como afirma Tägtgren. Mas o importante é que a banda está firme e mais forte do que nunca.

Por fim, o citado clipe de “Weed Out the Weak” só vem para relembrar o quão linda e espetacular é a canção. Que arranjos, que estrutura!

“Hell Over Sofia – 20 Years of Chaos and Confusion” é um registro excepcional de uma lendária banda de death metal. Não há como terminar a resenha, que não seja com esta palavra: INDISPENSÁVEL.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

DVD Hypocrisy – Hell Over Sofia – 20 Years of Chaos and Confusion
Laser Company – 2011 – Suécia
http://www.myspace.com/hypocrisy

Track listing:

DVD:
1. Valley of the Damned
2. Hang Him High
3. Fractured Millennium
4. Adjusting the Sun
5. Eraser
6. Pleasures of Molestation / Osculum Obscenum / Penetralia
7. Apocalypse / The Fourth Dimension
8. Killing Art
9. A Coming Race
10. Let the Knife Do the Talking
11. Weed Out the Weak
12. Fire in the Sky
13. The Final Chapter
14. Warpath
15. Roswell 47

. 20 Years of Chaos and Confusion (Documentary).
. Weed Out the Weak (Video Clip)

CD 1:
Hell Over Sofia
1. Valley Of The Damned
2. Hang Him High
3. Fractured Millenium
4. Adjusting The Sun
5. Eraser
6. Pleaser Of Molestation
7. Osculum Obcenum
8. Penetralia
9. Apocalypse
10. Fourth Dimension
11. Killing Art

CD 2:
Hell Over Sofia:
1. A Coming Race
2. Let The Knife Do The Talking
3. Weed Out The Weak
4. Fire In The Sky
5. The Final Chapter
6. Warpath
7. Roswell 47

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

535 acessosHypocrisy: Peter Tägtgren fala sobre o futuro da banda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Hypocrisy"

LindemannLindemann
Tägtgren salvou vocalista do Rammstein de surra

RammsteinRammstein
"Ame a si mesma, não importa o que digam", diz Till

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Hypocrisy"

BurzumBurzum
A polêmica história e filosofia de Varg Vikernes

Guns N RosesGuns N' Roses
Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose

Guns N RosesGuns N' Roses
Axl Rose expulsa pessoa do show em Curitiba

5000 acessosExcessos: como os rockstars gastam os seus milhões5000 acessosComo Conservar e Recuperar Cordas de Baixo5000 acessosSkank: banda foi enganada ao participar de programa da Xuxa5000 acessosSlash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?5000 acessosAC/DC: os atrasos de Axl, Steven Tyler estava na lista5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online