Van Halen: 25 anos da estréia de Sammy Hagar
Resenha - 5150 - Van Halen
Por Rogerio Hamam
Postado em 25 de dezembro de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Faz 25 anos que o Van Halen estreava Sammy Hagar nos vocais com o lançamento do álbum "5150", tentando fazer frente ao sucesso comercial da carreira solo de David Lee Roth, que montou uma super banda com Billy Sheehan no baixo e Steve Vai na guitarra. Podemos dizer que estamos diante de um duelo de titãs, pois o Van Halen acertou em cheio na escolha de seu novo frontmen.
O título do álbum já é uma marca da descontração desta nova fase da banda, já que os números "5150" correspondem ao código médico que indica desordem mental com perigo para quem está por perto. Mais tarde Eddie Van Halen batizaria seu estúdio particular com o mesmo código.
O álbum abre com a ótima "Good Enough" e as boas vindas de Sammy Hagar com seu marcante grito - Hello Baby!. A música tem uma pegada bem hard rock e um desfile técnico de Eddie Van Halen com seu vasto repertório de efeitos. A segunda faixa "Why Can´t This Be Love", mais pop e marcada por teclados, foi o hit mais bem sucedido do álbum, chegando a atingir a terceira posição da Billboard Hot 100. A acelerada "Get Up" destaca o trabalho de Alex Van Halen, e propositalmente foi incluída para não deixar ninguém sentado.
Outro destaque é para a bela "Dreams" com clima AOR sob medida para a voz de Sammy Hagar, também teve freqüente execução em rádios e seu vídeoclip constantemente veiculado na MTV. "Summer Nights" resgata a alegria da banda com um riff grudento e mais uma incrível combinação dos vocais com a condução magistral da guitarra, como se já se conhecessem há muitos anos. "Best Of Both Words" também era presença obrigatória nos shows da banda e tem uma pegada contagiante.
"Love Walks In" talvez seja a mais bela canção romântica da banda, conta com uma inspirada melodia e um excepcional solo de guitarra cheio de feeling. A música também esteve presente nas 100 mais da Billboard, tornado-se tema de muitos casais da geração 80. Os riffs de guitarra voltam com força na música tema do álbum "5150" e preparam o ouvinte para a descompromissada "Inside" que libera a banda de padrões convencionais de uma composição e abre espaço para improvisos e destaca a competência musical dos integrantes.
Apesar da polêmica com a substituição de David Lee Roth, o lendário frontmen da formação clássica da banda, "5150" foi o primeiro álbum do Van Halen a chegar ao topo do ranking de vendas.
1. Good Enough
2. Why Can´t This Be Love
3. Get Up
4. Dreams
5. Summer Nights
6. Best Of Both Worlds
7. Love Walks In
8. 5150
9. Inside
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Andreas Kisser explica por que arte e cultura são as primeiras a sofrer no fascismo
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
Festival Online Metal com Batata celebra 10 anos reunindo 25 atrações de oito países
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
O cartaz de filme "estúpido" que originou o nome da banda mais importante do heavy metal
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A única música do Iron Maiden que Rafael Bittencourt não gosta



Eddie Van Halen gostaria de ter trabalhado com Michael Jackson novamente
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
A música de álbum "sombrio" que deixava Eddie Van Halen arrepiado
O disco mais subestimado (e experimental) do Van Halen, segundo a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock



