Mantic Ritual: Tudo aqui remete à fase clássica do Thrash

Resenha - Executioner - Mantic Ritual

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Uma verdadeira viagem de volta aos anos 80! Esta é a sensação que temos ao ouvirmos este primeiro lançamentos dos americanos do MANTIC RITUAL, outra das grandes revelações deste movimento de vanguarda que visa resgatar os primórdios do thrash metal.

Bon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atrizMegadeth: Dave Mustaine não está feliz com os improvisos de Kiko Loureiro?

E se você é fã de OVERKILL, EXODUS, DEATHROW e, principalmente, METALLICA (fase até "Master of Puppets") não pode deixar de conferir o som destes caras, que desde 2004 (quando a banda ainda se chamava MELTDOWN) vêm incendiando o underground metálico.

Tudo aqui remete à fase clássica do thrash metal (principalmente da Bay Area): são riffs e mais riffs ultra sujos, pesados e "pegajosos" (os grandes destaques do material), solos fritados e cativantes, vocal rasgado e cozinha competente. Alias, o único ponto fraco do trabalho é a bateria de Adam Haritan, que é demasiadamente reta e simples em alguns momentos, mas que no geral não compromete a qualidade do registro.

O disco todo segue a linha mais rápida do thrash, sem grandes inovações e com influências latentes de crossover e um pouco de hardcore, e com o vocalista e guitarrista Dan Wetmore urrando letras ácidas que tratam de temas comuns do estilo, como violência e críticas sociais, como podemos conferir logo de cara com faixa de abertura "One by One", que alia todas essas características de forma primorosa, e tem riffs e passagens vocais que agradam de imediato (reparem no tanto que o refrão gruda na cabeça logo após a primeira audição).

Além desta, podemos destacar a faixa título, "Death and Destruction", "Panic" (outro hit da banda) e "Thrashatonement" (que lembra muito DARK ANGEL), verdadeiros petardos que tem tudo que o fã do estilo procura, e tudo isso com uma qualidade de gravação excepcional.

Trata-se, pois, de um álbum excepcional e muito acima da média, e que concorre de igual para igual com diversos lançamentos atuais de bandas já clássicas, feito com muita paixão pelo estilo, por uma banda que, por sua precocidade, tem muito ainda para crescer, com potencial para se tornar uma das maiores do estilo. Só não leva nota maior pela falta de uma bateria mais técnica e apurada. No mais, irrepreensível.

Confiram o clipe da matadora "One by One":

Executioner - Mantic Ritual
(2009 - Nuclear Blast - Importado)

Formação:

Dave Watson - Vocal, Guitarra
Jeff Potts - Guitarra
Ben Mottsman - Baixo
Adam Haritan - Bateria

Tracklist:

1. One by One 03:56
2. Executioner 04:35
3. Black Tar Sin 07:01
4. Death and Destruction 04:11
5. Murdered to Death 05:41
6. Souls 07:14
7. Panic 04:29
8. Double the Blood 05:50
9. Thrashatonement 02:50
10. By the Cemetery 03:11
11. Next Attack 04:43




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Mantic Ritual"


Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
10 novas promessas - incluindo uma brasileira


Bon Jovi: Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atrizBon Jovi
Jon e Sambora viveram triângulo amoroso com atriz

Megadeth: Dave Mustaine não está feliz com os improvisos de Kiko Loureiro?Megadeth
Dave Mustaine não está feliz com os improvisos de Kiko Loureiro?

Megadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeoMegadeth
Fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo

Em cana: os rockstars em suas fotos mais constrangedorasEm cana
Os rockstars em suas fotos mais constrangedoras

Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos sem quererHard Rock e Heavy Metal
Os 10 videos mais toscos "sem querer"

Slayer: banda sugere como fãs devem enfrentar fundamentalistasSlayer
Banda sugere como fãs devem enfrentar fundamentalistas

Plágio?: 6 músicas do Deep Purple com excesso de influênciasPlágio?
6 músicas do Deep Purple com "excesso de influências"


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336