Wobbler: Recriando a atmosfera mágica do Rock Progressivo
Resenha - Rites At Dawn - Wobbler
Por Willian Blackwell
Postado em 13 de novembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No distante país chamado Noruega, existe um lugar conhecido como Honefoss. E foi nesta idílica cidadezinha, terra de belíssimas cachoeiras, que na primavera de 1999, cinco amigos com a mesma ideia flamejando em suas mentes se uniram para formar uma banda. Assim nascia o WOBBLER, com o objetivo de, segundo eles, (re)criar toda aquela atmosfera mágica que o Rock Progressivo fomentou em seu alvorecer - no final dos anos 60, começo dos 70.
Depois de meses trabalhando algumas ideias (o que resultou na demo que seria o embrião do primeiro álbum), eles decidiram dar um tempo, pois perceberam que não possuiam recursos à altura do objetivo desejado. Porém, para não deixar todo o trabalho realizado no limbo, resolveram jogá-lo na internet, fazendo assim uma espécie de campanha viral de auto divulgação, uma decisão que se mostrou mais do que acertada, resultando em um contrato com o selo americano The Laser’s Edge.
"Depois de um tempo meio que decolou" - Wobbler
Então, em 2005, com muita influência do passado (de bandas como King Crimson, Gentle Giant, PFM - Premiata Forneria Marconi, Genesis e YES) e alguma inspiração mais recente (como os suecos Änglagård e Anekdoten), se utilizando de instrumentos de época e poucas ferramentas modernas de gravação, os noruegueses lançaram "Hinterland", seu primeiro registro de estúdio.
O segundo trabalho da banda, "Afterglow", só viria quatro anos depois, em 2009, desta vez pela Termo Records, um pequeno selo independente norueguês.
O WOBBLER chega à seu terceiro traballho mostrando que adquiriu maturidade, se desprendendo parcialmente do simples rótulo de "banda homenagem". Muito dessa sensação de emancipação musical se deve a incidência mais frequente de linhas vocais onde anteriormente predominava o instrumental. Para isso, o vocalista Andreas Prestmo foi escolhido para integrar o line-up, substituindo o menos efetivo Tony Johannesson.
"(…)acho que este álbum é muito, muito mais que um simples clone do YES". - Lars Fredrik Frøislie
Em "Rites At Dawn" (2011) toda uma temática filosófica é destilada em um clima "folklórico" (de fadas, bruxas e florestas), através de uma pegada extremamente vintage (sem adições digitais), construída pelo aparato analógico do tecladista Lars Fredrik Frøislie (White Willow), pelas cordas elétricas/acústicas do guitarrista Morten Andreas Eriksen, pelo baixo de Kristian Karl Hultgren e a percussão do baterista Martin Nordrum Kneppen. Os arranjos ainda possuem, além de instrumentos de corda em geral, sopros e instrumentação barroca.
"(…)tentamos fornecer uma noção de natureza cíclica a que todos nós somos uma parte, não apenas como seres humanos remetido para uma expectativa de vida, mas como parte da existência contínua de natureza e cultura através de nascimento, morte e renascimento, incluindo a história, mitos e do reino animal". - Kristian Karl Hultgren
Se comparado à seus antecessores, que possuem uma atmosfera digamos, mais dark (ameaçadora) e uma estrutura instrumental apoiada em canções longas e complexas, este, que é o mais recente disco dos caras, apresenta uma dinâmica mais leve e composições menos intrincadas - mas não menos trabalhadas.
Confira abaixo o preview de "Rites At Dawn":
O making of completo do álbum (22 episódios) pode ser conferido aqui.
Muito mais do que simplesmente resgatar um som do passado, em "Rites At Dawn", o WOBBLER deixa claro que música boa é atemporal.
Wobbler: Rites At Dawn (2011)
01. Ludic
02. La Bealtaine
03. In Orbit
04. This Past Presence
05. A Faerie’s Play
06. The River
07. Lucid Dreams
Formação: Andreas Prestmo (vocal), Morten Andreas Eriksen (guitar), Lars Fredrik Frøislie (keyboard), Kristian Karl Hultgren (bass), Martin Nordrum Kneppen (drum)
Site Oficial e Myspace:
http://www.facebook.com/wobblerofficial
http://www.myspace.com/wobblermusic
@blackwill - keeptrue!
http://willblackwill.tumblr.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
A opinião de Edu Falaschi sobre Raimundos, Charlie Brown, Skank e Pitty
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos
Gilby Clarke: Axl Rose nem falava diretamente comigo


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



