Brutal Truth: Bom álbum, mas aquém do resto da discografia
Resenha - End Time - Brutal Truth
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 08 de novembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Brutal Truth está de volta com mais um barulho, algo que sempre faz a festa dos fãs. É interessante notar que a banda, após o consagrado álbum "Sounds of the Animal Kingdom", ápice da carreira, praticamente conseguiu manter a qualidade nos trabalhos posteriores (sempre com exceções). Nesse aqui, a coisa fica só no bom, e não no ótimo.
O grupo, que havia abandonado o puro e simples grindcore há tempos, retorna um pouco às raízes, devidamente ensaiado em "Evolution Through Revolution", com menos experimentalismos e mais porradarias, algo da época do "Need to Control". Até mesmo a música introdutória – "Malice" – vai na linha da primeira faixa do citado CD – "Collapse".
Entretanto, Kevin Sharp continua versátil e vai do vocal gutural ao cantado com facilidade impressionante. Se por um lado, ganhou um elemento mais rico na gravação, por outro, perdeu um pouco da brutalidade de outrora, quando apresentava um gutural horríssono alternado com excelentes rasgados. É... existem coisas muito boas que não têm mais volta.
E a sonoridade está mais crua em "End Time", remetendo ao "Kill Trend Suicide" (perceberam o quanto eles juntaram as características de seus outros trabalhos nesse álbum?), dando mais ênfase a esse resgate (proposital?) do grind mais diretão.
O baixo do lendário e carismático Danny Lilker possui um timbre fantástico, contrapondo à guitarra de Erik Burke, que não apresenta peso à altura do que as músicas pedem. Além disso, seus riffs por vezes se embolam com o restante do instrumental e ficam difíceis de serem decifrados. Quando se tornam inteligíveis, notam-se melodias esquisitas em alguns trechos. Complicado demais até para um grupo como a Brutal Truth.
Pegando o conjunto das músicas em si, claro, pode-se dizer que o álbum é um lançamento considerável na trajetória da banda, mas talvez lhe falte características próprias, que não permita comparações com o restante da discografia.
Bom, quer grind? Toma esse disco, que tem sim muitos méritos, mas não espere nada melhor do que o citado "Sounds of the Animal Kingdom" ou, principalmente, do que o perfeito "Extreme Conditions Demand Extreme Responses".
Brutal Truth – End Time
Relapse Records – 2011 – Estados Unidos
http://www.myspace.com/brutalfuckingtruth
Tracklist
1. Malice
2. Simple Math
3. End Time
4. Fuck Cancer
5. Celebratory Gunfire
6. Small Talk
7. .58 Caliber
8. Swift and Violent (Swift Version)
9. Crawling Man Blues
10. Lottery
11. Warm Embrace of Poverty
12. Old World Order
13. Butcher
14. Killing Planet Earth
15. Gut-Check
16. All Work and No Play
17. Addicted
18. Sweet Dreams
19. Echo Friendly Discharge
20. Twenty Bag
21. Trash
22. Drink Up
23. Control Room
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
Novo álbum do Guns N' Roses "está ficando cada vez mais próximo", afirma Slash
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Bruce Dickinson revela dificuldade em conseguir gostar do Batman
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Nicko McBrain comenta truque maroto do Iron citado por Regis Tadeu
Bateristas: Os 30 melhores de todos os tempos
Pink Floyd - Perguntas e respostas e curiosidades



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



