Vain: Este não é mais um caça-níqueis ridículo

Resenha - Enough Rope - Vain

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Os últimos anos apresentaram forte tendência em as bandas aposentadas retornar à cena com algum novo álbum, e o que tem aparecido de caça-níqueis ridículos por aí não é brincadeira. De qualquer forma, este não é o caso do norte-americano Vain, competente banda de Hard Rock surgida na Bay Área de 1985 e que debutou com o invejável "No Respect" (89), seguindo determinado com mais quatro álbuns para ceder e encerrar as atividades em 1995.

Esse foi um hiato que perdurou por uma década, e boa parte do público ficou muito satisfeito com o anúncio de que "On The Line" marcava o retorno do Vain com a formação original praticamente intacta. E este, sim, é um retorno que merece ser levado a sério, pois agora está chegando ao mercado "Enough Rope", um sucessor que continua mostrando uma gratificante (e subestimada) habilidade e inspiração depois de tanto tempo.

publicidade

Novamente mantendo a integridade artística, o Vain explora seus arranjos com um senso melódico dos mais apurados, onde os guitarristas Scott e West disparam riffs muito bons; e naturalmente a infalível voz estranhamente resmungona e arrogante de Davy continua mantendo todas as características de sua juventude. E, ainda que o repertório seja bem equilibrado, são canções como a suja "Triple X", a adrenalina de "Solid Gold", "Vain" (a canção) ou "Worship You" as que se destacam com folgas.

publicidade

Mesmo com os compreensíveis detratores, os dias de glória que o Hard Rock desfrutou nos anos 80 já fazem parte de uma história que é referência direta para muitos conjuntos da nova geração. Se o citado "No Respect" continua recebendo elogios em pleno novo milênio, o Vain comprova estar em ótima forma ao fazer com que "Enough Rope" funcione tão bem quanto. Indicadíssimo aos amantes do gênero!

publicidade

Contato:
http://www.davyvain.com
http://www.myspace.com/vainkeepshiningon

Formação:
Davy Vain - voz
Jamie Scott - guitarra
Danny West - guitarra
Ashley Mitchell - baixo
Tommy Rickard - bateria

Vain - Enough Rope
(2011 / Jackie Rainbow Records – importado)

publicidade

01. Greener
02. Triple X
03. Hot Stage Lights
04. Stray Kitten Burns
05. Cindy
06. Treasure Girl
07. Enough Rope
08. Solid Gold
09. Distance Of Love
10. Vain
11. Worship You




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: o pior momento de Bruce Dickinson no palcoIron Maiden
O pior momento de Bruce Dickinson no palco

Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estiloMetal Progressivo
Os dez melhores álbuns do estilo


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin