Insidious Disease: Tendo como foco o Death Metal
Resenha - Shadowcast - Insidious Disease
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 31 de julho de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os selos Mutilation Productions e Encore Records firmaram uma parceria para liberar o primeiro registro do Insidious Disease, projeto que conta com figuras bem conhecidas da cena underground mundial: Silenoz (guitarra, Dimmu Borgir), Jardar (guitarra, Old Man’s Child), Later Shane Embury (baixo, Napalm Death, Brujeria), Laureano (bateria, Angelcorpse, Nile) e, finalizando, Marc Grewe (voz, Morgoth).

Apesar de ter tomado forma na Noruega de 2004, é compreensível que, devido aos compromissos de cada músico com suas respectivas bandas, seu debut tenha demorado tanto para chegar ao público. A estreia em disco ocorreu somente em 2010, após o Insidious Disease obter ótimo feedback por parte do público e crítica durante a apresentação no Wacken Open Air no ano anterior, o que culminou em um contrato com a Century Media Records.
Assim, "Shadowcast" viu a luz do dia... Com um áudio de primeira linha, sua música tem como foco o Death Metal, mas o álbum permanece ainda mais interessante pelo fato de a experiência coletiva de seus membros também oferecer outras abordagens, se estendendo para os lados do Thrash e Black, incorporando grooves e várias melodias cáusticas, mas que não esmorecem o clima obscuro que insiste em permear por todo o repertório.
Muitos certamente não se recordam de Marc Grewe, que há décadas fez história no alemão Morgoth, mas o vocalista consegue ser um dos destaques individuais por aqui, com rosnados ríspidos, mas compreensíveis. Ainda que o repertório seja respeitável, os melhores momentos ficam representados por "Nuclear Salvation", que abre a audição com muita velocidade, solos alucinantes e Laureano despejando blast beats; "Boundless" e "Abortion Stew", com boas doses de groove; e "Rituals Of Bloodshed", que conta também com a voz de Frank ‘Killjoy’ (Necrophagia). E, em tempo: há um cover para "Leprosy", do saudoso Death.
A realidade é que o Insidious Disease não tem como intenção ser inovador, e sim oferecer composições bem escritas, tocadas com precisão e habilidade para tornar tudo muito consistente. Impossível prever se haverá uma continuidade neste projeto, mas, por ora, "Shadowcast" está aí, aportando em território brasileiro e bastante recomendável ao público que aprecia Death Metal, próximo do que era elaborado no final dos anos 1980 e início da década seguinte. Dêem uma conferida!
Contato: www.myspace.com/insidiousdisease
Formação:
Marc Grewe - voz
Silenoz - guitarra
Jardar - guitarra
Shane Embury - baixo
Tony Laureano - bateria
Insidious Disease – Shadowcast
(2010 - Century Media Records / Mutilations Productions / Encore Records - nacional)
01. Nuclear Salvation
02. Boundless
03. The Essence Of Neglect
04. Abortion Stew
05. The Desire
06. Rituals Of Bloodshed
07. Facemask
08. Insomaniac
09. Value In Flesh
10. Abandonment
11. Leprosy (cover do Death)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
Nicko McBrain tocará no próximo álbum do Iron Maiden? O próprio responde
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
A confusão sobre a banda de black metal da Simone Simons, vocalista do Epica
O motivo pelo qual James Hetfield nunca fez carreira solo
A opinião de Regis Tadeu sobre o Radiohead e seu disco muito superestimado

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



