EZDP: Mostrando anormalidade no CD "A Normalidade"
Resenha - A Normalidade - EZDP
Por Milena Calado
Postado em 13 de julho de 2011
Mensagens subliminares, frase invertida, qualidade musical, polêmicas, protestos e muito humor marcam a chegada da banda EZDP.

O que dizer sobre as bandas independentes de hoje em dia? Podemos afirmar que elas estão ficando cada vez mais fortes e mostrando todo o seu potencial. Neste caso, pode-se dizer que é o caso da banda EZDP que após anos de trabalho, finalmente decidiu lançar um disco completo de músicas autorais. O álbum – chamado "A Normalidade" – parece um trocadilho querendo dizer "anormalidade", e que convenhamos faz bastante sentido com os temas propostos pelo grupo que já faz muito sucesso em São Paulo. Usando o estilo álbum-conceito o EZDP faz um diferencial mostrando que além de saberem fazer este tipo de disco, consegue encaixar temas de forma coerente e irreverente de uma maneira séria descrevendo sobre o cotidiano da vida como ela realmente é.
As canções vão se emendando e contando por partes a trajetória de dois personagens chamados Doutor Shapiro e Giulia. Com muito humor-crítico, Giulia, que é a paciente de Shapiro, vai alertando a ele os vários problemas que a sociedade vem enfrentando no dia a dia. Porém, de início, o doutor não dá muita importância, visto que, na última faixa, ele acaba tendo uma crise de surto porque conseguiu enxergar tudo aquilo que sua paciente havia lhe dito antes. O interessante é que a primeira faixa, "Água-pinga", é cantada por ela e na última faixa a música se repete, no entanto é cantada por ele, mostrando assim o desenlace dos personagens.
Na verdade, a primeira música é um pedido de socorro da própria vida da personagem central da trama e contra a sociedade. A partir daí, uma série de infortúnios e fatos sociais vão sendo harmoniosamente e humoristicamente executados pela banda como, por exemplo, na canção "Ônibus" que fala sobre seus problemas de lotação e "Pra que estudar se vai morrer", que narra tudo sobre os maus tratos nas escolas com muitas referências ao bullying.
No disco, existem muitas mensagens subliminares e expostas também. Para ouvir algumas coisas que estão escondidas, vale muita a pena escutar com os fones de ouvido para poder perceber melhor o que há nas músicas, porque não dá para perceber só com as caixas de som do computador. É algo realmente inovador, criativo e surpreendente. Poucas bandas de rock nacional se arriscaram numa jogada épica dessas. Realmente vale muito a pena ter "A NORMALIDADE" na sua casa ou no seu ipod. E o que mais impressiona é a forma como são contadas as histórias, bem surreal. Parece que a pessoa entra no disco e fica pensando "Cara, realmente, é isso mesmo que rola no dia a dia". E também, este cd está recheado de influências Pink Floydianas, não no sentido das letras, como já puderam notar, mas nos arranjos, na harmonia e no conjunto musical.
Então, a dica é essa. Para quem quer muito ouvir algo diferente, ousado e abusado na cena independente, é só buscar "A Normalidade" do EZDP que ninguém vai se arrepender. É a vida real nua e crua em 12 faixas do princípio ao fim, mas claro, com muito humor.
Track list:
1 – Água Pinga
2 – Ônibus
3 – Pra que Estudar se Vai Morrer
4 – Pinheiros
5 – Quem tem Bunda vai à Roma
6 – Disco Voador
7 – Eu não sei
8 – Torturando Emo
9 – Homens
10 – Aquela dos Heróis
11 – Empresa Universal
12 – Água Pinga II
http://www.ezdp.com.br
http://www.myspace.com/ezdp
Download do disco:
http://tinyurl.com/479wdwb
Agradecimentos: João Augusto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Rachel Bolan nega que o Skid Row tenha comprado nome da banda de Gary Moore
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
Pessoas se surpreendem pelo Def Leppard não ter camarins individuais, revela guitarrista
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que o Slayer era satanista
A canção dos Titãs que Nando Reis coloca entre uma das maiores da música brasileira
A opinião de Regis Tadeu sobre o Radiohead e seu disco muito superestimado


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



