Pink Floyd: Estamos cercados por animais?
Resenha - Animals - Pink Floyd
Por Victor Freire
Fonte: Rock'N'Prosa
Postado em 07 de julho de 2011
Já houve um tempo onde a escuridão dominava tudo ao seu redor, e os humanos eram apenas objetos aos olhos dos mais poderosos, vivendo em um regime de escravidão ainda pior do que no século XVI.
Pink Floyd - Mais Novidades
O ano de 1977 foi o ano em que o mundo tomou conhecimento de uma verdade inconveniente. Foi nessa época que um cidadão chamado Roger Waters decidiu escrever mais uma de suas obras-primas, o Animals.
A trama principal provavelmente foi inspirada no livro A Revolta dos Bichos, de George Orwell. O livro mostra o que aconteceria se os bichos se revoltassem contra os humanos, nessa trama os porcos assumem o comando. O que acaba acontecendo é que os porcos passam a atuar igual aos humanos perante os outros bichos, mostrando de certa forma que o poder corrompe todos. Como acontece com a humanidade.
No álbum, a sociedade foi dividida em animais, cada animal representa uma fonte de dominação dos donos do poder em relação ao resto da população. Mas, o mais interessante é a introdução do álbum.
A simples Pigs on the Wing (part one) abre o Animals, e já abre a obra com uma temática interessante: o positivismo da união entre as pessoas. Waters fala, em resumo: "se você não se importasse com o que acontece comigo, e eu não me importasse com o que acontece com você, viveríamos percorrendo o caminho do aborrecimento e da dor, e observando porcos em vôo". O que ele quis dizer com essa música é que se duas pessoas se amam, elas podem vencer as barreiras e o controle imposto pelos "animais".
Isso é algo que nos faz pensar muito, porque de fato a maioria das pessoas seguem seus caminhos sem se preocupar com os outros, o que acaba contribuindo mais para que sejam manipuladas. Essa temática é também tratada na música Us and Them, do Dark Side of the Moon.
Na sequência do álbum vem a épica Dogs. Ela representa todos os empresários que se destroem, e destroem tudo ao seu redor por causa da ambição de ter uma carreira bem sucedida. Os "cachorros" da nossa sociedade sempre procuram derrubar os mais fracos, e principalmente, procuram derrubar aqueles que confiam nele. De todos os "animais", os "cachorros" são os que mais destroem as vidas das pessoas, e como a música nos diz, ao final de tudo eles se recolhem e morrem sozinhos, porque destruíram todos os seus "amigos", se é que para eles amizade verdadeira existe de fato.
Em seguida, Roger Waters nos apresenta aos porcos na música Pigs. Os "porcos" estão no topo da sociedade, e são pessoas com riqueza e poder muito elevados. Eles exercem influência no resto da sociedade atiçando as competições internas (na sociedade), fazendo com que eles continuem ricos e poderosos. Ouvindo ao álbum podemos perceber que os "porcos" dominam os "cachorros".
Terminando o nosso "Reino Animal da Sociedade" temos as "ovelhas". Pelo que pode ser observado na letra de Sheep, Roger Waters nos diz que as "ovelhas" são todas aquelas pessoas que se deixam ser dominadas culturalmente pelas mídias. Mídias que se encontram, em sua maioria, em poder dos "cachorros" e "porcos". A letra explora justamente essa idéia de "pastor e ovelhas", e é a mais impactante do Animals. Ela atinge praticamente quase que a totalidade da nossa população mundial, se formos pensar bem todos somos dominados de uma certa forma pelas mídias. O destaque vai para o encerramento da música, onde Roger Waters fala: "Já sabem da novidade? Os cachorros morreram". Nesse momento ele meio que pergunta às "ovelhas" o que eles farão agora, quem eles vão seguir? Por quem serão manipulados?
Depois de toda a exposição dos "animais" da nossa sociedade, Roger Waters encerra o álbum da mesma forma que começou. Pigs on the Wing (part two) reforça a mensagem da primeira música do álbum, mas nessa parte Roger Waters meio que se confessa como um "cachorro". E encerra a música justamente dizendo que, mesmo sendo um "cachorro", para poder sobreviver no mundo todos "precisam de um abrigo contra os porcos voando".
As duas partes de Pigs on the Wing, apesar de ignoradas por muitos é a peça central do Animals. Ela nos faz pensar que mesmo com todos os defeitos do mundo, ainda existe esperança nas pessoas em o mundo ser um lugar melhor. Isso fica claro nesse último verso que foi citado anteriormente: "até um ‘cachorro’ necessita de abrigo". E é com esse pensamento que ficamos quando terminamos de escutar o Animals.
Outras resenhas de Animals - Pink Floyd
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Lou Koller, vocalista do Sick of it All, morre aos 59 anos
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil
A música que David Gilmour escreveu para o Pink Floyd que ele nunca mais quer ouvir
A interessante teoria de Bruno Sutter sobre por que fãs rejeitam Fabio Lione no Angra

Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
Jim Root explica semelhança do novo álbum do Slipknot com Pink Floyd
A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon



